REDE ESTADUAL - 6 ano

EDUCAÇÃO HUMANIZADA


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Cap. 1 - Materiais em uma casa.  

  • Casa de alvenaria

Quando pensamos em casa, normalmente nos vem à mente as construções de tijolos e telhas. Essa é a chamada casa de alvenaria, que corresponde à construção em que a estrutura utilizada para levantar a casa é unida por argamassa.

A argamassa utilizada pode unir não só tijolos, mas também blocos de cerâmica, vidro, concreto e pedras. Esse tipo de moradia pode ser térreo ou com mais de uma andar, os chamados sobrados. Atualmente, há inúmeras possibilidades de se construir uma casa de alvenaria e essa construção depende da necessidade e das condições financeiras de quem irá construí-la.

Uma das maiores tendências do mundo atual são os chamados condomínios fechados. Esses condomínios que antes eram geralmente construídos em regiões mais periféricas, afastadas dos centros das cidades, já se tornaram mais comuns entre os bairros das cidades. A ideia dos condomínios é proporcionar mais segurança aos moradores


Cap. 2- Interferência do Ser humano no Meio Ambiente 


  Percebemos que qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental. Esse impacto, no entanto, pode ser positivo ou não. Infelizmente, na grande maioria das vezes, os impactos são negativos, acarretando degradação e poluição do ambiente. Os impactos negativos no meio ambiente estão diretamente relacionados com o aumento crescente das áreas urbanas, o aumento de veículos automotivos, o uso irresponsável dos recursos, o consumo exagerado de bens materiais e a produção constante de lixo. Percebemos, portanto, que não apenas as grandes empresas afetam o meio, nós, com pequenas atitudes, provocamos impactos ambientais diariamente. Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats. Isso acarreta, consequentemente, o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos e afeta a qualidade de vida. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Vale destacar que os impactos ambientais positivos, apesar de ocorrerem em menor quantidade, também acontecem. Ao construirmos uma área de proteção ambiental, recuperarmos áreas degradadas, limparmos lagos e promovermos campanhas de plantio de mudas, estamos também causando impacto no meio ambiente. Essas medidas, no entanto, provocam modificações e alteram a qualidade de vida dos humanos e de outros seres de uma maneira positiva. Você também pode ajudar a diminuir o impacto ambiental negativo. Veja a seguir algumas dicas:

 - Economize água;

 - Evite o consumo exagerado de energia; 

 - Separe os lixos orgânicos e recicláveis; 

 - Diminua o uso de automóveis; 

 - Consuma apenas o necessário e evite compras compulsivas; 

 - Utilize produtos ecológicos e biodegradáveis; 

 - Não jogue lixos nas ruas; 

 - Não jogue fora objetos e roupas que não usa mais. Opte por fazer doações. 


 Com atitudes simples, podemos diminuir nossos efeitos no meio ambiente. Pense nisso!



Cap.3 - MISTURAS E TIPOS DE MISTURAS :


A- MISTURAS:
Entenda o que são misturas, além de conhecer suas possíveis classificações!
Fazer uma mistura é um procedimento extremamente rotineiro em nossas vidas. Com certeza, todos nós já fizemos uma ou várias. Quer ver um exemplo? O “arroz com feijão” de cada dia ou, quem sabe, a maionese e o catchup em um sanduíche. Mas você sabe a definição de mistura?
mistura é simplesmente a união de duas ou mais substâncias diferentes. De acordo com o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, união significa junção, adesão ou contato.
Todas as vezes que um material entrar em contato com outro, teremos a formação de uma mistura. Muitas pessoas têm o hábito de dizer que uma mistura só acontece quando um dos materiais envolvidos dissolve-se (como é o caso do sal na água) e que água e óleo não se misturam porque o óleo não se dissolve na água. Como uma mistura é a união de dois ou mais materiais e a água está em contato com o óleo (unidos), água e óleo formam sim uma mistura, mesmo que não haja dissolução.

Como água e óleo estão juntos em um mesmo recipiente, eles formam uma mistura
Resumindo: qualquer material mistura-se com qualquer outro material, independentemente se há dissolução ou não. Já que tudo se mistura, o que temos que conhecer é a forma como as misturas são classificadas, isto é, sua classificação em homogêneas ou heterogêneas.

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      B- MISTURA HOMOGÊNEA : 

É a mistura que apresenta apenas uma única fase. Formamos uma mistura homogênea todas as vezes que todos os materiais envolvidos na mistura são dissolvidos. Por exemplo, se adicionarmos sal e açúcar na água, ambos serão dissolvidos e, ao final, veremos apenas a água, ou seja, haverá apenas uma fase. Veja alguns exemplos de misturas homogêneas:
  • petróleo;
  • ouro 18 quilates;
  • bronze;
  • aço;
  • ar atmosférico;
  • etanol combustível;
  • gasolina.
Observação: A fase é um aspecto visual. Esse aspecto pode ser uma cor diferente ou um estado físico diferente. Por exemplo: a mistura de água sólida (gelo) com álcool líquido apresenta duas fases.

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   C- MISTURA HETEROGÊNEA:

É a mistura que apresenta duas ou mais fases. Sempre é formada quando um ou mais materiais que foram adicionados não se dissolveram em outro. Por exemplo, se adicionarmos areia e isopor na água, nenhum dos dois se dissolverá. Como podemos ver claramente na mistura a água, a areia e o isopor, temos três fases. Veja alguns exemplos de misturas heterogêneas:
  • granito;
  • leite;
  • sangue;
  • água e areia;
  • água e petróleo;
  • água e isopor;
  • óleo e sal.

O sangue é um exemplo de mistura heterogênea


Por Me. Diogo Lopes Dias
Materiais em um mesmo recipiente formando uma mistura
Materiais em um mesmo recipiente formando uma mistura




>>MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS:


  Separação de misturas significa isolar um ou mais componentes (substâncias) que formam a mistura, seja ela homogênea (que apresenta apenas um aspecto visual, fase) ou heterogênea (que apresenta pelo menos dois aspectos visuais, fases).

A-CATAÇÃO:

Consiste basicamente em recolher com as mãos ou uma pinça um dos componentes da mistura. Exemplo: separar feijão das impurezas antes de cozinhá-los.


B- LEVIGAÇÃO:

Utiliza-se uma corrente de água para separar os componentes da mistura. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.




C- VENTILAÇÃO:

Usado para separar dois componentes sólidos com densidades diferentes. É aplicado um jato de ar sobre a mistura.




 D- SEPARAÇÃO MAGNÉTICA:

Usado quando um dos componentes da mistura é um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado. Exemplo: limalha de ferro + enxofre; areia + ferro.


E- TAMISAÇÃO OU PENEIRAÇÃO:

Separa sólidos maiores de sólidos menores ou ainda sólidos em suspensão em líquidos.
Exemplos: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas.


F- FLOTAÇÃO :

Consiste em adicionar um líquido sobre uma mistura que apresenta componentes insolúveis neste líquido. 
    O líquido vai possuir uma densidade maior que um dos componentes e menor que o outro, separando-os por diferença de densidade.


G- DISSOLUÇÃO FRACIONADA:

Consiste em separar dois componentes sólidos, utilizando um líquido que dissolva apenas um deles.




H- DECANTAÇÃO :

Esse método consiste em deixar a mistura em repouso, onde  o componente mais denso deposita-se no fundo do recipiente.




I- CENTRIFUGAÇÃO:


Centrifugação: é usado para acelerar a decantação . Esse método consiste em submeter a mistura a um movimento de rotação intenso de tal forma que o componente mais denso se deposite no fundo do recipiente.




J- FILTRAÇÃO:

A mistura deve passar através de um filtro, que é constituído de um material poroso, e as partículas de maior diâmetro ficam retidas no filtro.







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Cap. 4- Transformações Químicas:

A- TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

Saiba mais sobre as transformações químicas que ocorrem na natureza e dentro de nós mesmos.
As coisas ao nosso redor e dentro de nós estão constantemente se transformando em outros materiais com cor, sabor, formato, cheiro, estado físico e outras características e propriedades totalmente diferentes. Por exemplo, o tronco de uma árvore pode depois virar carvão e cinza. Outra coisa: você já observou como uma esponja de aço usada para lavar louça fica com o tempo? Isso mesmo, ela muda de cor, ficando em um tom marrom-alaranjado, e depois despedaça-se, ou seja, enferruja.
Quando a constituição de uma material muda, transformando-se em outro material com características diferentes, dizemos que ocorreu uma transformação química, também chamada de reação química.
Mas não confunda uma simples mudança de estado físico com uma transformação química. Por exemplo, quando a água líquida é colocada no congelador, ela transforma-se em gelo; mas se tirarmos o gelo de dentro da geladeira, o que acontecerá? Ela voltará para o estado líquido! Isso significa que o gelo tem a mesma constituição da água líquida. Não houve uma reação química, mas sim uma transformação física, suas moléculas simplesmente ficaram mais juntas umas das outras no estado sólido e mais afastadas no estado líquido.
Nas reações químicas, os constituintes dos materiais iniciais que estavam ligados são separados e formam-se novas ligações, produzindo novos materiais. Por exemplo, no caso do tronco de árvore que vira carvão e cinza, isso ocorre porque ele reage com o oxigênio do ar em uma reação de queima, também chamada de combustão. Assim, suas moléculas são rompidas e rearranjam-se, formando novas moléculas. Entre elas, temos o dióxido de carbono, o monóxido de carbônico, vapor de água, bem como o carvão e as cinzas (ambos formados do elemento carbono).
Já a esponja de aço é feita principalmente do metal ferro, que reage com a água e o oxigênio do ar, rearranjando-se e formando a ferrugem. O mesmo ocorre com outros materiais feitos de ferro, como os pregos.

Transformação química de pregos de ferro em pregos enferrujados
Assim, todas as reações químicas têm os materiais iniciais, que são chamados de reagentes, e os materiais finais, que são chamados de produtos:
REAGENTES  PRODUTOS
Exemplos:
Madeira + Oxigênio do ar  Carvão + Vapor de água
Ferro + Oxigênio do ar + Água (umidade do ar)  Ferrugem
Esse tipo de representação da reação química é chamada de equação química.
Para você saber se ocorreu uma reação química, basta observar se algum dos fatores abaixo ocorreram durante a transformação:
* Liberação de algum gás;
* Mudança de cor;
* Alteração na textura do material, como amolecer ou endurecer;
* Explosão;
* Aparecimento de alguma chama ou luminosidade;
* Formação de um sólido diferente dos líquidos iniciais.
Essas mudanças observadas, na maioria das vezes, indicam a ocorrência da reação química, mas existem algumas exceções, como é o caso da água que se transforma em gelo. Houve alteração na textura do material, mas continua sendo o mesmo, ou seja, água.
Por Jennifer Fogaça
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Cap. 5- Células:

A-Introdução :
Fonte : https://escolakids.uol.com.br

As células são as menores unidades vivas de um organismo, sendo chamadas, por essa razão, de unidades fundamentais da vida. Elas são encontradas em todos os seres vivos e apresentam algumas diferenças de grupo para grupo. Hoje aprenderemos a diferença entre as células vegetais e as animais.
BCaracterísticas gerais de uma célula
Apesar das diferenças, de uma maneira geral, podemos afirmar que todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético, que pode ou não estar localizado em um núcleo. Quando uma célula não possui núcleo definido e o material genético está espalhado no citoplasma, é chamada de procarionte, mas quando apresenta núcleo, é denominada de eucarionte.
As células animais e vegetais são do tipo eucarionte, sendo assim, podemos dizer que elas são compostas de membrana, citoplasma e núcleo. A membrana plasmática é a estrutura que reveste a célula, controlando o que entra e sai dessas estruturas. O citoplasma é a região entre a membrana e o núcleo onde estão localizadas as organelas celulares, que se diferenciam nos dois tipos celulares. Por fim, o núcleo é a região em que estão armazenadas as informações genéticas de cada ser vivo.

C- Parte de uma célula :
Partes da célula - O que é célula?


Células são geralmente tão pequenas que não conseguimos enxergar a olho nu, ou seja: sem uso de lentes de aumento especiais. Assim, é utilizado o microscópio para que sejam observadas.


Graças a essa máquina, hoje podemos saber as principais estruturas de uma célula, que são:

- Citoplasma: região gelatinosa, rica em água e sais minerais. É nele que estão estruturas responsáveis por grande parte do funcionamento da célula.

- Núcleo: estrutura arredondada onde se encontra o material genético.

- Membrana plasmática: uma película que fica em torno da célula, selecionando o que entra e o que sai de dentro dela.

DDiferenças entre as células animais e vegetais
As células animais e vegetais apresentam algumas diferenças básicas que permitem a sobrevivência do organismo em diferentes situações. Os animais, por exemplo, ingerem alimentos que fornecem matéria orgânica para a célula, o que não ocorre nas plantas. No caso dos vegetais, que são sésseis e não captam seu alimento, as células necessitam de outra forma para adquirir matéria orgânica para a produção de energia, apresentando, portanto, organelas especializadas para esse fim.
As células animais apresentam como organelas exclusivas os lisossomos e os centríolos
As células animais apresentam como organelas típicas os lisossomos e os centríolos



Imagem relacionada
A primeira característica que podemos usar para diferenciar uma célula animal de uma vegetal é a presença de parede celular. Nas células animais, esse envoltório não está presente, sendo, portanto, uma característica exclusiva da célula vegetal. A função dessa estrutura é dar maior resistência à célula e protegê-la da ação de organismos que podem causar danos e doenças.
Analisando o citoplasma, podemos perceber que algumas organelas estão presentes em ambas as células, mas algumas são exclusivas de determinado tipo celular. Entre as organelas presentes em células animais e vegetais, podemos citar os ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, peroxissomos e mitocôndrias.
As organelas típicas da célula animal são os lisossomos e os centríolos. Os lisossomos relacionam-se com a digestão intracelular, sendo responsáveis pela nutrição da célula, além de ajudarem na reciclagem de alguns componentes. Os centríolos, por sua vez, são organelas que atuam no processo de divisão da célula. Vale frisar que as briófitas e pteridófitas também possuem essa organela.
As células vegetais apresentam como estruturas mais marcantes os cloroplastos
As células vegetais apresentam como estruturas mais marcantes os cloroplastos
Resultado de imagem para celula organoides animal e vegetal
Nas células vegetais, as organelas exclusivas são os plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma. Os plastos são organelas que têm como característica marcante a presença de DNA próprio e dupla membrana. Um dos plastos mais conhecidos é o cloroplasto, que é responsável pela fotossíntese. O vacúolo de suco celular é uma estrutura que lembra um saco e que atua armazenando substâncias, controlando o pH da célula, realizando controle osmótico, entre outras funções. O glioxissoma, por sua vez, é uma organela que utiliza lipídios para fabricar glicídios.
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F- ESTRUTURAS CELULARES E SUAS FUNÇÕES :

Centríolo = divisão celular.

Lisossomo = digestão celular

Mitocôndria = respiração celular

Ribossomo = fabricação de proteínas

Complexo golgiense = armazenamento e secreção

Retículo endoplasmático ( liso e rugoso) = transporte de substâncias

Cloroplasto = armazena clorofila

Vacúolo = armazena líquidos e outras substâncias

Núcleo = centro controlador da célula. Contém cromossomos

Cromossomos = contém informações genéticas

Membrana celular = envolve e protege a célula. Troca substâncias com o meio externo

Parede de celulose = reforço da célula vegetal

Citoplasma = contém os organoides
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Cap. 6 - NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

Fonte: SMART KIDS

O corpo dos seres vivos apresenta uma complexa organização, que vai desde a menor estrutura viva até complexos sistemas interligados. Vamos compreender melhor os níveis de organização do nosso corpo?

O corpo humano é formado por várias células que desempenham as mais variadas funções. Elas constituem a menor parte viva do nosso organismo, podendo ser chamadas de “unidades básicas da vida”.

Como somos seres pluricelulares, somos formados por mais de uma célula. Quando há um conjunto de células realizando a mesma função e com características semelhantes, ocorre a formação de um tecido.

Nosso corpo é formado por vários tecidos, tais como o epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, que são extremamente importantes. O tecido sanguíneo, por exemplo, é formado pelo plasma, diferentes tipos de células (hemácias e leucócitos) e alguns fragmentos de célula (plaquetas), apresentando como função principal o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o corpo.


O tecido sanguíneo apresenta várias células semelhantes que trabalham para, principalmente, levar oxigênio e nutrientes para outras células

Os tecidos do corpo organizam-se e formam os órgãos, importantes unidades anatômicas. O coração, por exemplo, é formado principalmente por tecido muscular, que controla suas contrações, fazendo com que o bombeamento de sangue aconteça.


O coração é um órgão formado principalmente por tecido muscular

Vários órgãos interligados e realizando funções que juntas contribuem para um determinado objetivo formam os sistemas. Imagine novamente o coração. Ele será responsável por bombear sangue com nutrientes e oxigênio pelo nosso corpo, entretanto, ele precisa de vasos sanguíneos para que isso ocorra. Observe que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue estão trabalhando em prol de um único objetivo, formando, assim, o sistema cardiovascular.

Nosso corpo não é formado apenas por um sistema, há o sistema excretor, respiratório, cardiovascular, digestório, nervoso, muscular, urinário, reprodutor, esquelético e tegumentar. Todos eles trabalham juntos com o objetivo de nos manter vivos e saudáveis. Esse conjunto de sistemas forma o nosso corpo, o nosso organismo.

Podemos resumir a organização do nosso corpo da seguinte maneira:

-Diversas células juntas e realizando uma determinada função formam os tecidos.

-Os tecidos, por sua vez, reúnem-se e formam órgãos.

- Esses órgãos formam sistemas que trabalham em prol de um mesmo objetivo.

- Por fim, os sistemas trabalham juntos para formar o organismo.

Observe a seguir um pequeno esquema com os níveis de organização do nosso corpo:


O esquema acima demonstra os níveis de organização do nosso corpo

Cap. 7 - SISTEMA ESQUELÉTICO :

Fonte: https://www.todamateria.com.br/sistema-esqueletico

O sistema esquelético é formado pelo conjunto de ossos do nosso corpo.

O esqueleto é responsável por sustentar e dar forma ao corpo. Ele também protege os órgãos internos e atua em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento.

Outras funções são a produção de células sanguíneas na medula óssea e armazenamento de sais minerais, como o cálcio.

O osso é uma estrutura viva, muito resistente e dinâmica pois tem a capacidade de se regenerar quando sofre uma fratura.



 Divisões do esqueleto



Principais ossos do esqueleto humano

esqueleto humano é composto por 206 ossos com diferentes tamanhos e formas. Eles podem ser longos, curtos, planos, suturais, sesamoides ou irregulares.

Cada um deles apresenta suas funções próprias e para isso, o esqueleto é dividido em axial e apendicular.

A- Esqueleto Axial

Os ossos do esqueleto axial estão na parte central do corpo, ou próximo da linha média, que é o eixo vertical do corpo.

Os ossos que compõem essa parte do esqueleto são:

·         a cabeça (crânio e ossos da face)

·         a coluna vertebral 

·         costelas e esterno

 

1-Crânio e Ossos da Face

Os ossos do crânio têm a função de proteger o cérebro

A cabeça é formada por 22 ossos (14 da face e 8 da caixa craniana); e há ainda 6 ossos que compõem o ouvido interno.

O crânio é extremamente resistente, seus ossos são intimamente ligados e sem movimentos. Ele é responsável por proteger o cérebro, além de possuir os órgãos do sentido.



2- Coluna Vertebral

A coluna vertebral é constituída por diversas vértebras

coluna é formada por vértebras que são ligadas entre si por articulações, o que torna a coluna bem flexível. Possui curvaturas que ajudam a equilibrar o corpo e amortecem os choques durante os movimentos.

Ela é constituída por 24 vértebras independentes e 9 que estão fundidas.

 



3- Tórax


O tórax é constituído por 12 pares de costelas ligadas umas às outras pelos músculos intercostais. São ossos chatos e encurvados que se movimentam durante a respiração. As costelas são ligadas às vértebras torácicas na sua parte posterior.

Anteriormente, os sete primeiros pares de costelas (chamadas verdadeiras) ligam-se ao esterno, os três seguintes (falsas) ligam-se entre si, e os dois últimos pares (flutuantes) não se ligam a nenhum osso. O esterno é um osso plano que se liga às costelas por meio de cartilagem.


B - Esqueleto Apendicular

esqueleto apendicular inclui os "apêndices" do corpo. Eles correspondem aos ossos dos membros superiores e inferiores.

Além disso, o esqueleto apendicular possui os ossos que os ligam ao esqueleto axial, as chamadas cinturas escapular e pélvica, além de ligamentos, juntas e articulações.


1- Cintura Escapular:

A cintura escapular é formada pelas clavículas e escápulas.

A clavícula é longa e estreita, se articula com o esterno e na outra extremidade com a escápula, que é um osso chato e triangular articulado com o úmero (articulação do ombro).

2- Membros Superiores


Os membros superiores corresponde aos braços, onde tem-se o úmero, que é o osso mais longo do braço. Ele se articula com o rádio, que é o mais curto e lateral, e também com a ulna, osso chato e bem fino.

Os ossos da mão são 27, divididos em carpos (8), metacarpos (5) e falanges (14).


3- Cintura Pélvica


A cintura pélvica é formada pelos ossos do quadril, os ossos ilíacos (constituído pelo ílio, ísquio e púbis fundidos) e são firmemente ligados ao sacro.

A união dos ossos ilíacos, do sacro e do cóccix formam a pelve, que nas mulheres é mais larga, menos profunda e com a cavidade maior. É essa formação que permite a abertura da pélvis no momento do parto para a passagem do bebê.



4- Membros Inferiores



Os ossos dos membros inferiores são responsáveis pela sustentação do corpo e movimentação. Para isso, eles têm de suportar o peso e manter o equilíbrio.

Veja no quadro abaixo as características dos ossos dos membros inferiores:

Ossos do membro inferiorCaracterísticas
FêmurÉ o osso mais longo do corpo. Tem a cabeça arrendondada para encaixar na pelve.
PatelaÉ um osso sesamoide, articulado com o fêmur.
TíbiaSuporta quase todo o peso na parte inferior do corpo.
FíbulaÉ um osso mais fraco, ligado com a tíbia ajuda a mover o pé.
Ossos do péOs pés têm 26 ossos divididos em: tarsos (7), metatarsos (5) e falanges (14).


Cap. 8- SISTEMA NERVOSO

Fonte : https://escolakids.uol.com.br/ciencias/sistema-nervoso.htm

A- INTRODUÇÃO:

Sistema nervoso, o sistema responsável pelas nossas sensações.

Todos nós sentimos fome, sede, cheiros, sons, dores. Todas essas sensações são produzidas a partir de estímulos de um sistema muito importante no nosso corpo, o sistema nervoso. Para ouvir o som de um pássaro cantando, é preciso que o ouvido capte as vibrações desse som e envie um estímulo nervoso até o cérebro. Lá ele é decodificado e interpretado. Assim, ouve-se o som. Mas isso ocorre em milésimos de segundos. 




B- PARTES DO NEURÔNIO:


Composição de um neurônio

Nosso sistema nervoso é formado por células nervosas chamadas de neurônios, que são compostos por:
• Dendritos: pequenos filamentos que recebem os impulsos de outros neurônios;
• Axônio: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos;
• Corpo celular: onde fica o núcleo celular;
• Bainha de mielina: a mielina é uma substância isolante produzida pelo axônio que tem função de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos.

C- SINAPSE E TIPOS DE NEURÔNIOS :

Entre os neurônios há um pequeno espaço chamado de sinapse. Quando o impulso nervoso chega até o axônio, há liberação de substâncias (os neurotransmissores) nas sinapses. Essas substâncias causam alterações nas extremidades das outras células, provocando um novo impulso nervoso, passando rapidamente de uma célula para outra.
Existem três tipos de neurônios: os neurônios sensoriais, neurônios motores e neurônios de associação.
Os neurônios sensoriais recebem os estímulos dos órgãos dos sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) e os levam até o sistema nervoso central para serem decodificados e interpretados.
Os neurônios motores levam as respostas do sistema nervoso central até os músculos ou outros órgãos para serem executadas.
Os neurônios de associação fazem as ligações entre todos os neurônios.

Sistema nervoso central e periférico
D- DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO :

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo se encontra no crânio e é constituído pelo cerebelo, cérebro e bulbo. A medula espinhal é um prolongamento do encéfalo.
O sistema nervoso periférico é composto pelos nervos que se originam nos encéfalo e na medula espinhal. Esse sistema conecta o sistema nervoso central ao restante do corpo.


E- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, SOBRE O ASSUNTO :



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Cap. 9 - O SISTEMA RESPIRATÓRIO:

sistema respiratório é o sistema do corpo responsável por garantir a captação do oxigênio presente no ar e a eliminação do gás carbônico do nosso corpo. O oxigênio captado pelo nosso sistema respiratório é levado para todas as nossas células e usado na fabricação de energia (respiração celular). No processo de fabricação de energia, é produzido gás carbônico, que depois é eliminado para fora do corpo também pelo sistema respiratório. Vale deixar claro que, além de participar da respiração, esse sistema possui estruturas que garantem a produção dos sons e a percepção dos odores.

O nosso sistema respiratório é formado por:


  • cavidade nasal;
  • faringe;
  • laringe;
  • traqueia;
  • brônquios;
  • bronquíolos;
  • alvéolos pulmonares.

Brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares estão localizados no interior dos pulmões, dois órgãos de cor rosada e aparência esponjosa.

Veja acima os órgãos que compõem o sistema respiratório humano.

O caminho do ar no nosso corpo

A seguir apresentaremos o trajeto percorrido pelo ar desde sua entrada pelas narinas até chegar aos nossos pulmões:

  • Cavidades nasais: o ar entra no nosso corpo por meio das narinas (aberturas no nosso nariz) e segue para as cavidades nasais. Os pelos e o muco presentes nessas cavidades ajudam a filtrar o ar, retirando impurezas, como poeira e micro-organismos. O muco ajuda também a umedecer o ar que inspiramos. Nessa cavidade, além de o ar ser filtrado e umidificado, ele é aquecido, graças à grande quantidade de vasos sanguíneos no local, que permitem que o calor do sangue o aqueça.
  • Faringe: após sair da cavidade nasal, o ar segue para a faringe. Esse órgão faz parte tanto do sistema digestório quanto do respiratório. É por essa razão que conseguimos respirar também pela boca, pois os dois sistemas estão interligados.

Agora que você já entendeu a importância de se respirar pelo nariz, consegue responder por que não devemos respirar pela boca? A resposta é bastante simples! Na boca, o ar não é eficientemente aquecido, umidificado e filtrado, como ocorre no nariz.

 

  • Laringe: após passar pela faringe, o ar segue em direção à laringe. Nesse local estão presentes as pregas vocais, que vibram com a passagem do ar e garantem a produção de sons. Vale destacar que na laringe existe ainda uma estrutura denominada de epiglote. Quando um alimento é engolido, a epiglote impede a passagem do alimento para a traqueia, garantindo que ele siga em direção ao esôfago.

  • Traqueia: a laringe termina na traqueia, um tubo que é formado por anéis de cartilagem. Esses anéis são importantes, pois evitam o seu fechamento, o que poderia impedir a passagem de ar.
  • Brônquios: a traqueia se divide em dois brônquios, os quais penetram os pulmões.
  • Bronquíolos: os bronquíolos são ramificações dos brônquios.
  • Alvéolos pulmonares: na extremidade de cada bronquíolo, temos os alvéolos pulmonares, que são pequenos sacos rodeados por vários capilares sanguíneos. É nos capilares que o oxigênio do ar passa para o sangue e que o gás carbônico presente no sangue passa para o interior dos alvéolos, um processo denominado de hematose. O gás carbônico faz o caminho contrário ao que descrevemos, sendo expulso do corpo no processo de expiração.
Nos alvéolos pulmonares, ocorre a hematose, processo que leva o oxigênio aos tecidos do corpo.

Movimentos respiratórios

Os movimentos respiratórios garantem a entrada e a saída de ar dos pulmões. Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões; na expiração, sai.

Na inspiração, o diafragma (músculo encontrado logo abaixo dos pulmões) e os músculos intercostais (músculos localizados entre as costelas) contraem-se. O diafragma provoca o alongamento da cavidade torácica e os músculos intercostais promovem o levantamento das costelas. Essas ações levam a um aumento da caixa torácica e à diminuição da pressão no interior dos pulmões, fazendo com que o ar seja inspirado. Já na expiração, os músculos intercostais e o diafragma relaxam-se, provocando uma redução do volume da caixa torácica e aumentando a pressão no interior dos pulmões. Para saber mais, leia: movimentos respiratórios.

Existem dois tipos de movimentos respiratórios: a inspiração e a expiração.

Leia tambémRespiração celular – como as células obtêm energia?

Caça-palavras do sistema respiratório

Agora que você sabe um pouco mais sobre o sistema respiratório, encontre o nome dos órgãos desse sistema no caça-palavras abaixo. Atenção: as palavras estão escondidas na horizontal e vertical.

Encontre no caça-palavras os órgãos que fazem parte do sistema respiratório.

Conseguiu encontrar todas as palavras? Nesse caça-palavras você teria que encontrar as seguintes palavras: cavidade nasal, alvéolos, laringe e pulmão, na horizontal; e faringe, traqueia, brônquios e bronquíolos, na vertical.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Cap. 10 - ÓRGÃOS DO SENTIDO




https://escolakids.uol.com.br/ciencias/orgaos-dos-sentidos.htm

A - INTRODUÇÃO :


Os
 órgãos dos sentidos são grandes responsáveis pelas diferentes sensações que experimentamos. Graças a eles podemos enxergar, ouvir, sentir o gosto e o cheiro das coisas, tocar e sentir objetos. Essas sensações se dão graças aos: olhos (visão), ouvidos (audição), boca e língua (paladar), nariz (olfato), mãos e pele (tato).


Pelos sentidos podemos perceber se um ambiente está agradável ou não, se possui sons irritantes ou tranquilizantes, se o cheiro é gostoso ou não. Além disso, sentimos o gosto dos alimentos, podendo achá-los bons ou ruins; sentimos coisas quentes e frias; achamos os lugares bonitos ou feios.

B - VISÃO:

A visão é o que nos faz enxergar as coisas. Para isso é necessário ter os olhos saudáveis e ter luz no ambiente, pois no escuro ficamos impossibilitados de enxergar. Para manter a saúde dos olhos é importante não colocar as mãos neles, ler em locais bem iluminados, não assistir televisão em ambientes escuros, não olhar direto para o sol e não esfregar ou coçar os olhos.




C - AUDIÇÃO:

Com a audição podemos ouvir os diferentes sons, sejam eles uma música, o toque do telefone, as pessoas conversando, barulhos de máquinas e eletrodomésticos, barulhos de carro, trovões, alarmes, etc. Os ouvidos são muito sensíveis e devem ser limpos com cuidado. Objetos pontiagudos nunca devem ser introduzidos nas cavidades das orelhas, para não perfurar o tímpano, o que pode causar surdez. O correto é limpar os ouvidos com água e sabão, durante o banho, e com o uso de cotonetes, somente pelo lado de fora, sempre auxiliado por um adulto.

D - OLFATO :

O olfato é o sentido que nos permite sentir os cheiros. O nariz é um dos principais órgãos responsáveis por esse processo. Dentro dele encontramos pelos bem pequenos que filtram o ar que respiramos, deixando ali o excesso de impurezas, como a poeira e os micróbios. Essas impurezas se juntam a substâncias que o nariz libera, formando a famosa meleca de nariz. Além dessa função, se o clima está muito frio, é o nariz quem esquenta o ar para levá-lo até os pulmões.


Para limpar o nariz não é correto usar o dedo, e sim lavá-lo na pia do banheiro, somente com o uso de água, assoando-o. Se estiver gripado, use lenços descartáveis para não ficar limpando o nariz nas mãos ou na roupa.


E - TATO :

Com a pele sentimos a textura das coisas, as características dos ambientes e a temperatura que faz. A esse sentido damos o nome de tato. Dentre as diferentes sensações do tato, podemos sentir a temperatura dos alimentos, se gelados ou quentes, se um objeto é duro ou macio, se o pelo de um animal é áspero ou liso, se um objeto é leve ou pesado, se uma toalha está molhada ou seca, dentre várias outras sensações.


Pela pele é que nosso corpo se mantém protegido, impedindo que poeira, água, bactérias e outros entrem facilmente em nosso organismo. Hoje em dia, em razão das altas temperaturas da Terra e do buraco na camada de ozônio, é importante proteger a pele com o uso de filtro solar, também evitando sua exposição prolongada ao sol.

Manter a higiene da pele do corpo também é importante para a saúde, assim como cuidar de machucados e ferimentos mais leves, lavando-os com água e sabão.


F - PALADAR :


A boca está relacionada ao paladar, responsável por nos fazer sentir o gosto dos alimentos. Ao nos alimentarmos, saciamos a fome, aliviando o incômodo que ela causa. É o paladar que nos faz sentir se um alimento é doce, salgado, azedo ou amargo. Isso acontece porque nossa língua é composta por partes diferentes, que contêm células especiais capazes de identificar esses sabores.


Além da língua, o olfato também auxilia na identificação de sabores. Por isso é que, quando ficamos gripados, quase não sentimos o sabor dos alimentos.

Por Jussara de Barros e Mariana Araguaia
Pedag


C ESTRUTURA DOS ÓRGÃOS DO SENTIDO :


→A  Anatomia do olho :

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/estrutura-interna-dos-olhos.htm

Podemos dizer que o olho é formado por três camadas: a mais externa, formada pela esclera e pela córnea; a camada média, formada pelo coroide, corpo ciliar e íris; e a camada mais interna, que é constituída pela retina. Além dessas camadas, o olho apresenta o cristalino, uma espécie de lente.

A seguir, estão detalhadas essas estruturas que compõem o olho humano:

  • Esclera: Uma camada esbranquiçada formada por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas. É a camada protetora do olho.
  • Córnea: Parte transparente e esférica que fica localizada na parte da frente do olho. Pode ser comparada a um vidro de relógio de pulso.
  • Coroide: Uma camada, entre a retina e a esclera, rica em vasos sanguíneos e de coloração escurecida por causa da presença de melanina. Atua na nutrição da retina.
  • Corpo ciliar: Uma região dilatada da coroide na região onde se instala o cristalino. Nele observa-se a formação do humor aquoso.


Principais partes do olho humano

  • Íris: A íris é um prolongamento da coroide que cobre parte do cristalino e que se caracteriza por ser a porção responsável pela cor do olho. Essa estrutura apresenta uma abertura no centro (pupila) por onde entra a luz. Ao modificar seu tamanho, a íris é capaz de controlar a entrada de luz no olho pela pupila.
  • Pupila: A pupila é um orifício circular no centro da íris. A abertura da pupila apresenta a capacidade de responder às variações luminosas, aumentando ou diminuindo seu diâmetro.
  • Cristalino: O cristalino é uma lente biconvexa gelatinosa e elástica. Ela mantém-se em sua posição graças à presença de ligamentos que se inserem em um espessamento da camada média ou túnica vascular, o corpo ciliar. O cristalino é uma estrutura importante, pois permite focalizar os objetos. Na porção anterior ao cristalino, encontra-se o humor aquoso, e na região posterior a ele está o humor vítreo.
  • Retina: A retina é onde encontramos células especializadas (fotorreceptores) denominadas de cones e bastonetes. Os cones proporcionam visão em cores, e os bastonetes são muito sensíveis à luz. A informação visual captada pelos fotorreceptores são transmitidas ao nervo óptico e ao cérebro. A borda anterior da retina é chamada ora serrata.

→ Humor aquoso e humor vítreo

O cristalino divide o olho em duas cavidades. Na porção anterior, há uma substância aquosa de cor clara, o humor aquoso, o qual é produzido no corpo ciliar. Já na porção após o cristalino, está o humor vítreo, que se diferencia por ser um produto mais gelatinoso. Ele compreende cerca de 66% do volume e peso do olho.



→B-  Anatomia do ouvido :

https://www.infoescola.com/anatomia-humana/audicao/

O ser humano utiliza o som, em conjunto com outros tipos de estímulos, proveniente do ambiente para perceber o mundo a sua volta, o que faz com que emoções e sentimos sejam despertos. A audição é, dentre todos os sentidos humanos, o primeiro a ter o desenvolvimento completo em termos de origem. O seu funcionamento tem início por volta das 16 semanas de gestação, quando já é possível o feto responder a estímulos provenientes do corpo materno e do ambiente externo. Esses estímulos são mecânicos, por meio de ondas sonoras as estruturas que compõem o sistema auditivo captam, transformam e transmitem ao córtex cerebral, onde serão interpretados e armazenados.

O sistema auditivo é dividido em três partes descritas abaixo. O processo da audição ocorre em duas etapas: o mecânico, que acontece na orelha externa e média, e o mecânico/elétrico, que decorre na orelha interna.


  • Orelha externa – constituída pelo pavilhão auricular e o canal auditivo.
  • Orelha média – membrana timpânica e cadeia de ossículos.
  • Orelha interna – cóclea, sistema vestibular e nervo auditivo.

Observação: atualmente não se usa mais a palavra "ouvido" para nomear a parte interna do sistema auditivo.

Anatomia da orelha (anteriormente chamado de Ouvido). Ilustração: SVETLANA VERBINSKAYA / Shutterstock.com

Fisiologia da audição

A vibração da onda sonora se propaga no meio e produz sons que são audíveis à orelha do ser humano. A frequência de som percebida pelo ser humano está entre 20 Hz e 20.000 Hz. Contudo, esses valores podem variar com o avanço da idade, onde pode existir a presbiacusia (perda auditiva). Na orelha externa, o som (energia sonora) é captado pelo pavilhão auricular, que funciona como um funil a fim de concentrar melhor a coleta dos sons. Os estímulos sonoros são direcionados para o meato acústico externo, onde são amplificados. Essa estrutura funciona também como auxílio na localização da fonte sonora (através da pressão que o som exerce na orelha). O som passa pelo canal auditivo externo e segue pela membrana timpânica, sendo transformada em energia mecânica e transmitida aos ossículos. A orelha externa funciona também como proteção ao sistema auditivo: há presença de pelos, glândulas sebáceas e ceruminosas que protegem contra a entrada de agentes patogênicos e estranhos; e controle da temperatura e umidade. Os estímulos atingem a membrana do tímpano, que vibra e se desloca em um movimento de para dentro e para fora da orelha média (conforme um pistão). As estruturas dos ossículos transmitem as vibrações pela base do estribo e bigorna até o cabo do martelo, onde são propagados pelo fluido que está presente na cóclea, estrutura da orelha interna.

Ocorre então a transformação do estímulo mecânico em energia hidrodinâmica. Os estímulos são conduzidos até o vestíbulo pela janela oval, onde existe a perilinfa, se desloca pela rampa vestibular e atinge a helicotrema, retornando pela rampa timpânica. Ao chegar na janela oval, os estímulos são direcionados à caixa timpânica. A diferença de pressão hidrostática é aplicada sobre a membrana basilar.

Sobre a membrana basilar há o órgão de Corti, uma estrutura que transforma a energia mecânica em energia elétrica. Nela, existem cinco tipos de células que realizam essa transdução: células ciliadas internas, células ciliadas externas (amplificam o impulso nervoso), células de sustentação (Deiters, Hensen, Claudius), estereocílios das células ciliadas e o nervo auditivo (coclear). Os estímulos são transformados em impulsos nervosos e conduzidos ao córtex cerebral onde serão decodificados pelo cérebro, que processa, interpreta e analisa.


→C -  Anatomia da língua :

Considera-se que o paladar humano consegue distinguir cinco limiares de estímulos básicos:

  • doce: a célula receptora é estimulada pela sacarose, sacarina e aspartame;
  • salgado: os íons de sódio (Na+) e de cálcio (Ca2+) estimulam as células receptoras;
  • azedo (ácido): a célula receptora é estimulada pelo íon de hidrogênio (H+);
  • amargo: o estímulo é feito pela quinina e cafeína;
  • umami: diversos aminoácidos (ácido glutâmico, por exemplo) são responsáveis por estimular as células receptoras. A percepção dos outros tipos de sabores acontece através das combinações desses sentidos primários.

Os cinco sabores básicos percebidos pelas papilas gustativas. Ilustração: Peter Hermes Furian / Shutterstock.com

O sistema visual e o sistema olfativo estão associados com o paladar, uma vez que a análise do alimento pela visão e pelo odor proporcionam o ser humano selecionar e identificar a qualidade da comida, fato relevante para que não ocorra a ingestão de alimentos estragados.


→D -  Anatomia do nariz / olfato:


sentido olfativo é responsável por decodificar os estímulos físicos e os estímulos químicos odorantes no ambiente. As moléculas das substâncias evaporam e, portanto, ficam suspensas no ar, chegando ao aparelho sensorial do olfato, onde são captados pelos receptores.

Os receptores, denominados de neurônios receptores olfativos, são neurônios com um dendrito arrendondado e estão localizados no epitélio da porção superior das cavidades nasais, apresentam os cílios olfativos. Existem cerca de 10 milhões de células olfativas que são capazes de detectar milhares de tipos de odores. As moléculas de odores reagem com os cílios olfativos, promovendo assim a estimulação dos receptores. Cada receptor possui em sua extremidade um axônio, capaz de realizar a sinapse com uma célula no bulbo olfativo que fica na base do cérebro.


Anatomia do sistema olfativo. Ilustração: Blamb / Shutterstock.com

No tecido do epitélio do aparelho olfativo existem glândulas que produzem o muco que, além de umedecer a superfície da camada do epitélio, funciona como um neurotransmissor (coordena o batimento do cílio) e dissolve as moléculas odoríferas.

A captação do odor é feita pelas narinas, onde as moléculas são dissolvidas pelo muco e direcionadas aos receptores, e ao passar pelos cílios, inicia-se o impulso elétrico. O impulso então será conduzido aos bulbos olfativos, que estão nos lobos frontais do telencéfalo, e depois aos tratos olfativos. Os impulsos são então levados para o córtex cerebral, onde serão interpretados e armazenados pelo cérebro.


→E -  Anatomia do tato :

tato é um dos cinco sentidos. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano.

Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos.

Outros receptores são organizados em forma de corpúsculos, ou seja, são células especializadas que estão em contato com terminações nervosas. Os corpúsculos sensoriais podem ser mecanorreceptores ou termoreceptores.
Mecanorreceptores são responsáveis pela percepção do toque.

Termorreceptores - são responsáveis pela percepção do calor e do frio, e reagem de acordo ao estimulo externo, seja ele frio ou quente.

Para impedir a sensação de dor durante uma intervenção cirúrgica, um tratamento dentário ou exames invasivos, é usada a anestesia, que pode ser geral (estado de inconsciência); regional, ou peridural (aplicada próximo a medula, sendo que o paciente pode ficar acordado ou não); ou local (apenas na região onde ocorrerá a intervenção). Em qualquer dos casos, a anestesia impede que os impulsos nervosos gerados pelos receptores da dor sejam transmitidos pelos nervos, não chegando, dessa forma, ao cérebro.



Cap.11 - Sistema Locomotor :

Fonte : https://escolakids.uol.com.br/ciencias/sistema-locomotor.htm

A - INTRODUÇÃO:

Podemos nos mover e nos locomover graças ao sistema locomotor!

Os movimentos que fazemos com nosso corpo acontecem em virtude do sistema locomotor, formado pelo esqueleto e pelos músculos. Os ossos, cartilagens e articulações são os componentes do esqueleto.

Os ossos sustentam nosso corpo: sem eles seríamos um amontoado de músculos incapaz de ficar em pé. Os ossos também são importantes porque protegem nossos órgãos. As costelas, por exemplo, abrigam dentro de nosso esqueleto o coração, o pulmão e muitos outros órgãos.


Os ossos, também, guardam dentro deles uma substância muito importante para nosso organismo: o cálcio. Além disso, dentro deles, é encontrada a medula óssea, responsável pela formação de células do sangue.

Se você apalpar seu corpo poderá sentir os ossos da cabeça, pescoço, ombros, braços, mãos, tronco, costas, quadril, pernas, pés, enfim! São tantos, que somam 206 em uma pessoa adulta. Quando os bebês nascem, eles apresentam um número de ossos um pouco maior. Aos poucos, alguns deles se unem, diminuindo esse número.

Além dos ossos, temos as cartilagens, que são partes um pouco mais moles, mas muito resistentes. Podemos encontrar cartilagens nas orelhas, no nariz, na coluna vertebral, nas pontas de alguns ossos, dentre outros locais.



Algumas peças cartilaginosas são as responsáveis pelos movimentos: as articulações. Elas são divididas em dois grupos: móveis e imóveis.

Aarticulações móveis aparecem na mandíbula, pescoço, ombros, cotovelos, punhos, coxas, joelhos, mãos, pés, dedos e muitos outros lugares.



As articulações imóveis aparecem na cabeça e em outras partes que não se mexem. A moleira, região muito sensível encontrada nos bebês mais novos, é um exemplo.



É importante perceber que os ossos da cabeça não se mexem, mas ela se locomove para os lados, para baixo e para cima através dos movimentos do pescoço. Além disso, nela está a mandíbula, capaz de se mover graças a uma articulação.

O esqueleto é revestido por músculos. Graças a esse conjunto, podemos nos movimentar. Os músculos se unem a algumas regiões de vários ossos, “puxando-os”, quando queremos nos mover. Isso acontece porque esses músculos podem se relaxar e se contrair, de acordo com a nossa vontade.



Por Jussara Barros e Mariana Araguaia
Pedagoga; e bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Graças ao esqueleto e aos músculos, podemos nos locomover.Graças ao esqueleto e aos músculos, podemos nos locomover.
Por Mariana Araguaia








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