COLÉGIO - 6. ANO - ATIVIDADES SUPLEMENTARES


 


*AULAS PARTICULARES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS

*PSICOPEDAGOGIA  *EDUCAÇÃO ESPECIAL

*CURSO DE REDAÇÃO PARA VESTIBULARES

 - PROF. FLAVIO GOMES JR - 
9 9631 3445
Siga-nos no Instagram : @appoio.centroeducacional




Capítulo 1 - Formato e tamanho da Terra - atualizado 2024

 

1

 O lixo espacial, também chamado de detritos espaciais, é constituído por objetos que foram criados pelos seres humanos e orbitam a Terra, mas já não têm utilidade: partes de naves espaciais deixadas para trás, satélites que não funcionam mais e outros resíduos.

 

 

 2

 Espera-se que as fotografias possam ser consideradas evidências, pois se a Terra tivesse outra forma que não a esférica, isso seria mostrado em fotos tiradas a partir de determinados ângulos.

 

 3

 Os desenhos devem mostrar a montanha sempre inteira, desde sua base, aumentando de tamanho à medida que os marinheiros se aproximam.

 

 

4 C

Os eclipses solares acontecem devido à sombra da Lua na Terra, e os eclipses lunares acontecem devido à sombra da Terra na Lua; esses fenômenos, mencionados nas alternativas A e B, não foram observados pelos fenícios. Em relação ao que se afirma na alternativa D, não é possível sentir a curvatura da Terra nem se aproximar do horizonte. Os fenícios observaram que, quando iam se aproximando da praia, voltando de suas viagens, primeiro avistavam o cume de uma montanha e só depois a sua base. Com base nisso, concluíram sobre a curvatura da Terra.


 

 5 B

O eclipse lunar, que corresponde à sombra de perfil circular da Terra projetada na Lua. Se a Terra não tivesse formato esférico, o aspecto de sua sombra projetada sobre a Lua seria diferente.



 6

Aristóteles observou que, durante o eclipse lunar, o contorno da parte da Lua que ficava escura tinha uma forma circular. Ele interpretou a parte escura sobre a Lua como sendo a sombra da Terra projetada no satélite. Como Aristóteles havia observado muitos eclipses, com o Sol iluminando a Terra a partir de diferentes posições enquanto o eclipse não era total, ele concluiu que a Terra só poderia ter forma esférica, porque essa é a única figura geométrica que sempre produz uma sombra em forma de disco, independentemente da forma como é iluminada.

 

 

 

 7 C

Eratóstenes fez medidas dos ângulos de inclinação da luz solar em duas cidades distantes entre si no mesmo dia do ano. Com as medidas dos ângulos e da distância entre as cidades, Eratóstenes calculou um valor muito próximo do raio da Terra.

 

 8

Resposta pessoal.

A distância em linha reta entre o Oiapoque (AP) e o Chuí (RS) – os dois extremos do Brasil na direção Norte-Sul – é 4180 km, o que corresponde a pouco mais que a décima parte da circunferência do círculo que seria percorrido na viagem de 34 dias, sem parar. Viagens comuns realizadas em veículos costumam ser muito menores que a distância entre o Oiapoque e o Chuí; por isso, espera-se que seja respondido que a Terra é maior do que se pensa.

 

 

9 D

O valor do raio da Terra encontrado por Eratóstenes foi bem próximo do valor hoje calculado, mas, como o que se conhecia do planeta era muito pouco, duvidou-se que a Terra pudesse ser tão grande. 


10

Porque a expedição de Fernão de Magalhães conseguiu retornar ao lugar de onde partiu, viajando sempre para o oeste. 


11 

A forma esférica da Terra vista do espaço; o modo como se vê um monte ao se aproximar da praia, vindo do mar; o modo como um barco que se afasta rumo ao horizonte vai “sumindo” para quem o observa da praia; a forma da sombra da Terra nos eclipses lunares; o modo como a luz do Sol incide sobre duas cidades em um mesmo dia do ano, ao meio dia solar; as viagens de circum-navegação.




Capítulo 2 -  Os movimentos da Terra - atualizado 2024


1

 Marca-se no chão a extremidade da sombra do gnômon em diversos horários do dia. Ligam-se os pontos marcados sobre o chão, obtendo-se uma figura que pode ser reta ou curva. Quanto mais curva for a figura, mais distante da Linha do Equador está o local. Se o local onde está sendo feita a observação for próximo à Linha do Equador, a figura será mais plana.

 

 

2

 No relógio de Sol, o que funciona como ponteiro é a sombra projetada pela haste, pois é ela que se movimenta com o passar do tempo, indicando o horário nas marcações sobre a superfície.

 

 

3

A cidade fica no Hemisfério Sul, porque o arco que o Sol descreve na abóbada celeste está inclinado em direção ao Norte.

 

4 D

As diferentes inclinações observadas em diferentes pontos da Terra, em um mesmo dia, só podem ser explicadas pelo formato esférico da Terra. Se a Terra fosse plana, os raios solares chegariam a qualquer ponto de sua superfície com a mesma inclinação.

 

5 A

 É o giro da Terra esférica em torno do seu eixo (movimento de rotação) que proporciona o movimento aparente realizado pelo Sol no céu, permitindo a observação de mudanças das sombras ao longo do dia.

 

6

 A Terra gira em torno do Sol com seu eixo imaginário de rotação inclinado em relação ao plano de sua órbita. Isso faz com que os hemisférios não fiquem iluminados de maneira uniforme. Ora o Hemisfério Norte recebe mais luz (solstício de verão no Norte e de inverno no Sul), ora o Hemisfério Sul (solstício de verão no Sul e de inverno no Norte). Quando acontece a transição e os dois hemisférios ficam igualmente iluminados, ocorrem os equinócios.

 

7

No Hemisfério Norte, a superfície iluminada é maior que a não iluminada e, portanto, os dias são mais longos que as noites no verão. No Hemisfério Sul, a superfície não iluminada é maior que a iluminada e, portanto, os dias são mais curtos que as noites no inverno.

 

 

8 C

 No movimento relativo, quando um objeto se movimenta em um sentido em relação a um referencial, esse referencial parece mover-se em sentido contrário. O Sol parece mover-se de leste para oeste, o que significa que o giro da Terra acontece de oeste para leste.

 

9 C

 Embora a órbita da Terra seja elíptica, ela é muito próxima de um círculo, de modo que o fato de a Terra se encontrar mais próxima ou mais distante do Sol não justifica a ocorrência de estações. Cabe lembrar que a Terra inteira estaria mais próxima do Sol e que isso faria com que fosse verão nos dois hemisférios. As modificações na inclinação do eixo de rotação da Terra existem, mas são muito pequenas e também não justificariam as estações do ano. Há períodos em que o Sol está mais ativo e que emite maior quantidade de radiação, mas isso ocorre de forma aleatória, sem nenhuma relação com as estações do ano.

 

10

 O uso do telescópio permitiu descobrir que as estrelas se encontram a diferentes distâncias da Terra e que, portanto, não poderiam estar todas à mesma distância do Sol, conforme representado no modelo de Copérnico.




Capítulo 3-  A estrutura da Terra – ATUALIZADO 2024

1 C

 Entre as camadas atmosféricas, a exosfera é a que possui a menor quantidade de gases. Os picos mais altos das montanhas estão dentro da troposfera. Satélites orbitam a Terra bem acima da mesosfera, na exosfera.

 2 C

 A composição da atmosfera varia no tempo e nos diferentes locais. Atividades humanas intensas (como maior atividade industrial e maior fluxo de veículos) podem causar poluição atmosférica local ou regional, com a alteração da composição atmosférica. A atmosfera possui altura de cerca de 10000 km (10000000 m), e a concentração de gases diminui com a altitude.

3

2, 3, 5, 4, 1.

 

4 A

O núcleo interno é sólido, mas a camada mais espessa é o manto. O manto é formado por rochas sólidas e parcialmente fundidas, e há constante movimentação dos materiais que o compõem. A temperatura aumenta à medida que as camadas ficam mais profundas.

 

5

O desmatamento e as queimadas ameaçam a biodiversidade, porque destroem os hábitats de diversos seres vivos, além de ocasionar a morte de vários deles, prejudicar a qualidade do solo e afetar a disponibilidade de água.

 

 6 B

Granito, basalto e obsidiana são rochas magmáticas porque se formam diretamente do resfriamento do magma ou da lava.

 

7

a) Um vestígio de ser vivo preservado em rocha ou resina vegetal endurecida (âmbar).

 b) Geralmente partes duras: conchas, ossos, madeira. Impressões de tecidos moles, pele e órgãos internos são muito mais raras.

c) Minerais podem preencher rachaduras, fendas e cavidades do organismo original, dando resistência e tornando-o rígido.


8

a) Os coprólitos podem ter preservados em seu interior vestígios de plantas e animais que indicam os tipos de alimentos consumidos pelo organismo que defecou, além de microrganismos que fornecem informações a respeito do lugar onde tal organismo viveu.

 b) Porque os cientistas examinaram fezes fósseis de humanos primitivos e encontraram ovos de microrganismos que não sobreviveriam ao frio rigoroso do Estreito de Bering.

 

9 A

 A umidade não tem papel preponderante na formação de rochas metamórficas, mas sim o aumento da temperatura e da pressão. A diminuição da temperatura do magma leva ao enrijecimento de rochas magmáticas. O aumento da compactação de sedimentos contribui para a formação de rochas sedimentares.

 

10

 a) Metamórfica.

b) A transformação de um tipo de rocha em outro se dá por meio da alteração de temperatura e pressão. No caso do mármore, a rocha original é o calcário, uma rocha sedimentar.




Capítulo 4 -  Vida celular

ATUALIZADO 2024

1

A: microscopia eletrônica;

B: microscopia óptica;

C: olho humano.

 

 2 A concepção científica mencionada, que resultou na Teoria Celular, afirma que todos os seres vivos são formados por células.

 

3

a) Eucarióticas, pois as células das plantas possuem núcleo organizado, revestido de membrana nuclear, assim como as células de protistas, fungos e animais.

b) Parede celular, cloroplastos e vacúolo (vesícula muito grande, que pode ocupar quase todo o citoplasma de algumas células).

 

4

 a) Cloroplasto.

b) Realização de fotossíntese.

 

5 A

 Os ribossomos são organelas (encontradas tanto em células procarióticas quanto em eucarióticas) responsáveis pela síntese de proteínas. Eles não são responsáveis pela geração de energia, não possuem DNA próprio e, em procariotas, são encontrados livres no citoplasma.

 

6 D

 D é o citoplasma, formado principalmente por água; B é o ribossomo, responsável pela síntese de proteínas; F é o nucleoide, no qual o DNA controla o funciona[1]mento celular; A (flagelo) e E (pili) não estão presentes em todas as bactérias.

 

 7 A estrutura é o DNA, que se localiza no núcleo celular em células eucarióticas e no nucleoide em células procarióticas.

 

8 B

 As células ancestrais eram procarióticas, de organização mais simples do que as células animais: possuíam nucleoide, e não núcleo, e suas únicas organelas eram os ribossomos. Além disso, não dependiam de gás oxigênio, pois a atmosfera não apresentava esse gás.

 

9

a) Membrana plasmática, citoplasma e ribossomos.

b) Podem ser citados núcleo com membrana nuclear, mitocôndria, cloroplasto, complexo golgiense, retículo endoplasmático etc.

 

10 A

 A parede celular é uma estrutura rígida que forma o revestimento externo das células vegetais e de bacté[1]rias. Logo, se a parede celular não é formada, a forma da célula bacteriana é afetada.

 11

As mitocôndrias geram energia por meio da interação entre gás oxigênio e glicose. Se elas estão presentes em grande número, será gerada energia suficiente para a célula, por exemplo, para o movimento dos espermatozoides.

 

12

 Ser parasita obrigatório indica que os vírus só apresentam atividade no interior de células de seres vivos, dependendo delas para sobreviver e se reproduzir. 




Capítulo 5 -  Além das células Níveis de organização de seres vivos - 2024


1

 a) São células não diferenciadas, que podem se proliferar e se diferenciar em vários outros tipos de células, que formam os tecidos e os órgãos do corpo. 

b) Nos embriões até 5 dias de idade e, depois do nascimento, na medula óssea vermelha, no cérebro, nos músculos, no sangue, no fígado, na pele e em outros órgãos. 


a) 2 

b) 3 

c) Diferenciação celular.


 3 

A consequência de alterações nas células-tronco da medula óssea vermelha é que as células sanguíneas, como hemácias e leucócitos, não serão formadas ou serão formadas de forma anormal. 


4

 a) Epitelial.

 b) Células arranjadas lado a lado, muito próximas umas das outras, sem espaço entre elas.

 c) Respostas possíveis: pele, revestimento das mucosas (boca, ânus etc.) e de canais presentes em órgãos internos (cavidade gástrica e intestinal), vias aéreas, dutos dos rins etc.


O tecido muscular estriado esquelético, cujo controle é realizado de forma voluntária, está presente nos músculos que atuam nos movimentos do corpo. O tecido muscular liso (ou não estriado) é controlado de forma involuntária e pode ser encontrado, por exemplo, no estômago e no intestino. Por sua vez, o tecido muscular estriado cardíaco, cuja ação também é involuntária, forma o coração. 


O sistema fundamental é formado por vários tecidos com importantes funções, como armazenamento de substâncias, suporte e fotossíntese. 


7 C

 Tecidos nervoso, ósseo e muscular não são especialmente abundantes em animais polares e não se relacionam com o isolamento térmico. O tecido adiposo no urso polar é muito desenvolvido, reduzindo a perda de calor do corpo ao funcionar como um isolante térmico. 


8 B 

A matriz celular do tecido ósseo é mineralizada, e não as células. A célula muscular é alongada e pode se contrair. A matriz celular do sangue, o plasma, não é vermelha; as hemácias, sim. No tecido epitelial, que possui pouca matriz celular, as células estão bem próximas umas das outras. 


9 A 

A raiz, além de fixar a planta ao solo, é o órgão responsável pela absorção de sais minerais e água do solo. A folha é a principal estrutura que realiza fotossíntese, enquanto as flores são os órgãos responsáveis pela reprodução na maioria das plantas. O caule é responsável pela sustentação de folhas, flores e frutos. 


10 B 

Os animais têm tecidos formados por células com aparência e função semelhantes; nos animais, formam-se os vasos sanguíneos, e, nas plantas, os vasos do sistema vascular; plantas não apresentam sistema muscular; as plantas, assim como os animais, possuem células indiferenciadas que dão origem a outras células.




*AULAS PARTICULARES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS

*PSICOPEDAGOGIA  *EDUCAÇÃO ESPECIAL

*CURSO DE REDAÇÃO PARA VESTIBULARES

 - PROF. FLAVIO GOMES JR - 
9 9631 3445
Siga-nos no Instagram : @appoio.centroeducacional


Capítulo 6 - Sistema nervoso Informação, coordenação e ação - 2024


1 B 

A estrutura indicada pela letra D é chamada de axônio, responsável por conduzir os impulsos nervosos do corpo celular até as terminações. A parte do neurônio indicada pela letra B é denominada corpo celular, onde se localiza a maioria das organelas.


2 Na atividade de coordenação do funcionamento do corpo, os neurônios captam estímulos ou informações de variadas partes do corpo, que são transformados em impulsos nervosos. Estes são transmitidos de um neurônio para outro por meio das sinapses, com auxílio de neurotransmissores. 


3 A capacidade do cérebro para realizar diferentes funções se baseia na quantidade de neurônios e no número de sinapses estabelecidas. Assim, um cérebro maior possui mais neurônios e conexões, permitindo o desenvolvimento de diversas funções.


 4 

a) Sim, pois foi constatado que na cabeça não havia nada – só vácuo.

 b) A associação se estabelece devido à localização do encéfalo no interior da cabeça, órgão responsável pelo controle de todos os movimentos e todas as atividades do corpo, bem como pela inteligência. 


5 Sugestões de resposta: Controle dos movimentos voluntários, percepção dos sentidos, fala, leitura, reconhecimento de face, consciência, inteligência, memória, sentimentos, personalidade, imaginação, sonhos, planejamento de ações.


 6 

a) As substâncias psicoativas aumentam a liberação de dopamina, associada a sensações de prazer. Além disso, elas podem alterar o circuito normal entre neurônios, intensificando esse tipo de sensação. Assim, muitas pessoas passam a sentir-se bem somente quando as usam ou sentir-se mal quando privadas dessas substâncias, o que caracteriza a dependência.

 b) O perigo das substâncias psicoativas está no fato de seu uso poder afetar áreas do encéfalo que coordenam batimentos cardíacos, temperatura e respiração, importantes informações vitais. 


7 A

 O movimento rápido e involuntário nesse tipo de situação é um exemplo de reflexo.


8 O fenômeno referido é a plasticidade cerebral. Essa propriedade permite que uma pessoa recupere as funções de áreas do cérebro afetadas por lesões.

 9 As células da glia possuem várias funções, entre elas servir de suporte e proteção aos neurônios, além de encaminhar nutrientes para eles. Essas células também auxiliam na condução rápida dos impulsos nervosos.


 10 B

 Nervos são feixes contendo prolongamentos de vários neurônios e se originam do encéfalo e da medula espinhal. Funções como produção de saliva e expressões faciais estão relacionadas aos nervos que partem do encéfalo. Nervos originados em certos trechos da medula espinhal inervam determinadas regiões do corpo. 

11 B 

Os ossos do crânio e as vértebras protegem o sistema nervoso central, mas, em alguns casos, quando há forte impacto ou uso de psicoativos, por exemplo, essa proteção pode ser insuficiente. 



Capítulo 7 Sustentação e movimento -  atualizado 2024

1 a) • Exemplos de resposta: músculos que permitem o movimento dos olhos ao ler o texto ou músculos da mão associados aos atos de segurar o lápis e escrever. • Sugestões de respostas: Músculos da parede do tubo digestório, da parede de vasos sanguíneos, da bexiga urinária. 

b) O sistema nervoso central. 


2 C 

Os nervos não coordenam funções nervosas, mas conduzem os impulsos para o sistema nervoso central ou para os órgãos efetores. Os neurônios também transmitem informações vindas dos músculos para o sistema nervoso central. O encéfalo está envolvido na maior parte do controle e da coordenação dos movimentos musculares.


 3 

a) A: Músculo esquelético; B: Músculo cardíaco; C: Músculo liso.

 b) A ramificação das fibras e o tecido que elas formam se estruturam como uma malha, que é muito resistente, mesmo com a grande pressão do sangue no interior do coração.

 c) As fibras musculares esqueléticas apresentam movimento voluntário e contração rápida. As fibras musculares lisas possuem contração involuntária e lenta. Já as fibras cardíacas são de contração involuntária e intensa, podendo ser mais lenta ou mais rápida. 


4 D

 O útero tem musculatura lisa, e sua contração é involuntária. O músculo cardíaco também apresenta contração involuntária. As células musculares são alongadas e podem ter mais de um núcleo no caso das fibras esqueléticas.


 5 O esqueleto, formado por ossos e cartilagens, tem como funções a sustentação do corpo, a proteção dos órgãos internos e o armazenamento de cálcio e fósforo no organismo. Os ossos estão ligados aos músculos por tendões, e é a contração desses músculos que permite a movimentação do esqueleto. 


6 B

 O tutano, ou a medula óssea amarela, se encontra no interior de ossos e possui constituição orgânica (células e matriz extracelular), tendo como função o armazenamento de gordura. A medula óssea vermelha se localiza na parte superior (esponjosa) de alguns ossos longos e é responsável por originar as células sanguíneas.

 7 Agindo em conjunto, os músculos podem, por exemplo, estender e flexionar braços e pernas. No caso do movimento descrito no enunciado, o tríceps se contrai e estende o braço na direção do copo, enquanto o bíceps relaxa. Para aproximar o braço com o copo à boca, o tríceps relaxa e o bíceps se contrai. 


8

 a) Pode-se mencionar que o cálcio constitui os ossos e participa na contração muscular.

 b) A parte mineralizada dos ossos é constituída de fósforo e cálcio e é responsável pela rigidez e resistência dos ossos. O cálcio necessário à mineralização dos ossos depende da dieta. De acordo com a tabela, para uma pessoa de 49 anos lactante, a ingestão de cálcio recomendada é de 1000 mg/dia. Como a ingestão de cálcio pela mulher mencionada no enunciado é inferior à metade do recomendado, os ossos não ficam bem formados, tornando-se mais frágeis e favorecendo a incidência de fraturas.


 9 Sim, pois a exposição ao Sol é necessária para a produção da vitamina D, da qual depende a absorção de cálcio pelo intestino. Se a quantidade de cálcio no corpo é insuficiente, a rigidez e a resistência dos ossos ficam comprometidas, o que caracteriza a osteoporose. 


10 

a) Tendões são estruturas resistentes e fibrosas que ligam os músculos aos ossos. 

b) Dor, principalmente durante movimento; inchaço da área afetada; sensação de crepitação na área afetada. O tratamento de LER envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.

 c) Medidas para evitar esse problema: manter a postura correta, utilizar cadeiras e mobílias confortáveis, fazer alongamento periodicamente e realizar pausas no decorrer do uso prolongado do computador. 


11 A 

A maior parte dos ossos é formada pela matriz extracelular impregnada de minerais. A parte média dos ossos longos é compacta, sendo as extremidades esponjosas. Os ossos, assim como as cartilagens, são especializações de tecidos conjuntivos.  



Capítulo 8 - Percebendo o mundo - atualizado 2024


1

 C

 Os estímulos que chegam aos órgãos dos sentidos podem ser ondas sonoras (audição), luz (visão), partículas (olfação e gustação) ou estímulos mecânicos (tato). A associação entre estímulo, célula sensorial e cérebro é comum aos cinco sentidos. As partículas químicas associadas a estímulos gustativos e olfativos não são percebidas pela visão. As terminações nervosas associadas ao tato possuem distribuição desigual ao longo da pele. 


As células sensoriais desses animais percebem a luz ultravioleta, invisível para os olhos humanos, o que torna a sua percepção de cores diferente da nossa. 


3 Os sons emitidos pelos cachalotes são refletidos na água quando encontram algum obstáculo, como as lulas-gigantes. Assim, forma-se uma espécie de mapa, que permite a localização das presas. 


4 D 

A preferência pelo sabor doce é inata. O sabor amargo não é apreciado por bebês humanos recém-nascidos. A perda do olfato afeta negativamente o paladar. As células sensoriais da gustação se distribuem na boca, especialmente na língua.


 5

 Uma parte das serpentes peçonhentas possui um órgão, localizado entre seus olhos e narinas, que capta pequenas variações de calor no ambiente. Assim, elas são capazes de identificar o calor emitido por suas presas, por exemplo, os ratos. 


A origem do sabor está na combinação do odor e do gosto. Dessa forma, a água açucarada misturada aos aromatizantes com cheiro artificial de frutas pode levar à sensação de sabor real de frutas.



 7 D 

Nossos olhos recebem a luz proveniente de fontes luminosas que é refletida pelos objetos. Dessa forma, as células sensoriais da retina não emitem luz, e sim a captam, transformando-a em estímulos que serão enviados ao cérebro. A história inclui a informação de que a origem da incapacidade de enxergar cores se deve a uma lesão cerebral, e não do olho, onde fica localizada a retina. No mecanismo da visão, os nervos não transmitem padrões de luz; eles levam as informações das células sensoriais dos olhos até o cérebro. Segundo o relato, não ocorreram modificações na percepção e comunicação dos estímulos visuais ao cérebro; o que houve foi uma incapacidade cerebral de interpretar essas informações. 


Partículas liberadas pelas frutas chegam com o ar até as células sensoriais do olfato, localizadas nas cavidades nasais, e as estimulam. As células sensoriais enviam informações que serão recebidas e interpretadas por uma região específica do cérebro, produzindo, assim, a sensação de olfato.


 9 C

 As células sensoriais da audição não estão presentes no pavilhão auditivo. O tímpano não capta sons e geralmente não é danificado por sons da intensidade de concertos de rock. As células sensoriais da orelha interna são danificadas de forma cumulativa e irreversível por sons excessivamente altos. O canal auditivo conduz o som captado pelo pavilhão auricular até o tímpano.


 10 E

 Não houve referência ao consumo de algum alimento ou a alguma substância levada à boca, onde ficam as papilas gustativas, estruturas sensoriais que percebem os estímulos relacionados ao gosto das coisas.



*AULAS PARTICULARES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS

*PSICOPEDAGOGIA  *EDUCAÇÃO ESPECIAL

*CURSO DE REDAÇÃO PARA VESTIBULARES
9 9631 3445
Siga-nos no Instagram : @appoio.centroeducacional

Capítulo 9 - Imagens, espelhos e lentes  - atualizado 2024


Deve-se escrever ao contrário, independentemente da letra utilizada. Espera-se algo como: TRANSPORTE ESCOLAR 


2 B 

Os espelhos planos geram imagens que têm sempre o mesmo tamanho dos objetos. Se um espelho plano for colocado em uma parede inteira da sala, ele gerará a imagem da sala inteira, do mesmo tamanho que a sala real. Portanto, teremos a impressão de que a sala tem o dobro do tamanho real. 


3 B 

Espelhos com superfície irregular geram imagens distorcidas. Espelhos convexos refletem imagens sempre menores que os objetos. Espelhos planos geram imagens sempre iguais aos objetos. Como a garota estava vendo seu reflexo maior do que ela, porém sem distorção, o espelho que gerou a imagem tinha superfície côncava. 


4 A imagem do olho da moça vista através da lente é virtual, direita e maior que o olho dela. 


5 D 

Um segurança de shopping pode utilizar um espelho convexo para observar o espaço a ser assegurado de um mesmo ponto de vista, devido ao maior campo de visão oferecido pelo espelho. Um borracheiro, um joalheiro e um médico poderiam colocar um espelho convexo em seus locais de trabalho para garantir a segurança, mas não para o exercício de suas profissões.


 6

 Uma lupa, ou lente de aumento, pois ela gera imagens ampliadas dos objetos. Dessa forma, Gabriela deve instruir a avó a usar a lente próxima aos objetos pequenos. 


Refletir pode ser entendido como a reflexão da luz causada pelo espelho, mas também pode ser sinônimo de raciocinar, ponderar. 


8 C 

A imagem do espelho plano apontará para o mesmo lado de Gustavo, portanto, para a janela do quarto.


 9

 O espelho côncavo concentra os raios solares que incidem sobre ele em um ponto que fica na frente do espelho. Dessa forma, se colocado no local correto, o recipiente receberá uma intensidade maior de luz solar, aquecendo mais rapidamente.


 10 Imagens virtuais não podem ser projetadas, apenas imagens reais. Desse modo, a imagem projetada na parede é, necessariamente, real.




Capítulo10 - Os olhos e a visão - atualizado 2024


a) Podem ser citados animais vertebrados, incluindo o ser humano, que, da mesma forma que polvos e lulas, possuem olhos formadores de imagem. Apesar das semelhanças no funcionamento dos olhos desses moluscos e dos vertebrados, a evolução dessas estruturas foi independente, isto é, não foi compartilhada por esses animais.

 b) A luz que parte dos objetos passa pela córnea, que desvia os raios em direção à pupila e ao cristalino, uma estrutura gelatinosa do olho com o formato de uma lente biconvexa. Os raios, ao atravessarem essa estrutura, convergem na retina, onde é formada uma imagem real, em tamanho reduzido do objeto e invertida. Os raios de luz que compõem a imagem formada estimulam as células da retina de forma específica, formando impulsos nervosos pelos nervos ópticos. Os sinais são então transmitidos dos nervos para o cérebro, que os interpreta, e assim se forma a imagem


2

 Os olhos foram submetidos a diferentes condições de iluminação: em A, a iluminação era pouca, e o diâmetro da pupila aumentou; em B, havia muita luz, e a pupila diminuiu. 


3 A estrutura do olho com atuação similar à do diafragma é a íris: um tecido elástico com musculatura localizada em torno da pupila, permitindo que esta fique mais dilatada ou mais contraída de acordo com a quantidade de luz.


 4 

3 – 1 – 2 5 B 

As imagens são reais, uma vez que a retina funciona como um anteparo que capta a imagem, formada de cabeça para baixo.


 6 B 

Quando o objeto está próximo aos olhos, os raios luminosos que vêm dele são mais divergentes, e o cristalino precisa ter capacidade maior de convergir esses raios para que a imagem se forme sobre a retina. Para aumentar a capacidade do cristalino de convergir a luz de um feixe luminoso, a curvatura de suas superfícies é aumentada com a contração dos músculos. 


Enquanto os míopes não enxergam bem objetos distantes, os hipermetropes não enxergam bem objetos próximos. Nos míopes, a imagem se forma antes da retina, como se o olho fosse alongado; nos hipermetropes, ela se forma depois da retina, como se o olho fosse curto. 


As pessoas com vista cansada não enxergam bem objetos próximos a elas e, por isso, esticam o braço que segura o celular, por exemplo, afastando-o dos seus olhos. Isso acontece porque há o relaxamento dos músculos que modificam a forma do cristalino; assim, não conseguem mais comprimi-lo o suficiente para que ele forme imagem sobre a retina. As lentes utilizadas para a correção da presbiopia são lentes convergentes. 



As pessoas que têm miopia não enxergam nitidamente objetos distantes porque os raios luminosos convergidos pelo cristalino cruzam-se antes de chegar à retina, sendo necessário aproximar os objetos dos olhos para formar uma imagem nítida. É por isso que os míopes aproximam os livros dos olhos para ler. Pessoas com essa condição devem usar lentes corretivas divergentes.


 10 

Pessoas com astigmatismo possuem uma curvatura irregular da córnea ou do cristalino que não permite a focalização uniforme da luz na retina. Por isso, independente da distância do objeto, pessoas nessa condição enxergam de forma desfocada ou distorcida. As lentes corretivas devem ser assimétricas. 


11 B 

Tanto na hipermetropia quanto na vista cansada, as pessoas não conseguem enxergar bem objetos que estão próximos. Essas pessoas devem usar lentes convergentes, que ajudam o cristalino a convergir os raios luminosos para que a imagem se forme sobre a retina. Ao contrário, os míopes não enxergam bem objetos afastados, porque o cristalino converge muito os raios luminosos, formando imagens antes da retina. Eles devem, portanto, usar lentes divergentes.



Capítulo 11- Introdução ao mundo da Química 


1 B

 Existem materiais naturais e artificiais saudáveis e tóxicos, a depender de suas propriedades, e não de sua origem. Todos os materiais (naturais ou artificiais) são químicos, pois possuem uma composição química, que determinará suas características.


 2 

Todos os fenômenos ou produtos materiais possuem composição química e propriedades e usos associados a essa composição, além de poder passar por transformações ou ter origem nelas. Alguns exemplos que podem ser citados: os alimentos consumidos possuem composição química e muitos são feitos com base em transformações realizadas pelas pessoas; a água ingerida e utilizada na higiene pessoal e ambiental possui composição e propriedades químicas e pode ter passado pelo tratamento que a altera, por exemplo, sendo clorada e fluoretada; as roupas possuem composição química e foram obtidas pela transformação de matérias­ ­primas naturais e/ou artificiais; os sabões, detergentes, xampus, pastas de dentes, desodorantes e perfumes possuem composição e propriedades químicas e foram produzidos por meio de transformações de ingredientes naturais e/ou artificiais; o funcionamento do corpo humano, dos corpos dos animais de estimação e das plantas depende da composição química desses organismos e das transformações que realizam com o uso do oxigênio gasoso e de alimentos ingeridos ou produzidos pela fotossíntese (no caso das plantas). 


3 B

 A composição do material que sai do extintor pode variar de acordo com o modelo do equipamento, podendo ser água, espuma (gás carbônico, sulfato de alumínio, bicarbonato de sódio), gases (gás carbônico, nitrogênio, vapor d’água), pó (bicarbonato de sódio, sulfato de alumínio, fosfato monoamônico), agentes halogenados. A nuvem do material que irá extinguir o fogo não aumenta a temperatura da chama, mas sim impede que ela entre em contato com o oxigênio do ar. O funcionamento do extintor não envolve a captura do ar presente no ambiente. 


4

Em seus estudos acerca das propriedades e dos usos dos materiais, os alquimistas almejavam transformar metais em ouro e desenvolver uma substância capaz de curar qualquer doença e prolongar o tempo de vida do ser humano.


 5

 a) O interesse pelo desenvolvimento de corantes artificiais surgiu da necessidade de superar as limitações associadas à baixa estabilidade dos pigmentos naturais, que estão sujeitos à perda de coloração quando expostos a determinadas condições de processamento e estocagem, como a presença de luz, a exposição a altas temperaturas, a presença de oxigênio, entre outros fatores.

 b) Os estudos indicaram que o consumo excessivo de alimentos coloridos artificialmente se associa ao surgimento de reações alérgicas em crianças, ocorrendo em incidência mais alta do que na população geral. 

c) Doces, balas, bombons, sorvetes, refrigerantes e cereais matinais.


 6 

a) A decomposição.

 b) A retirada de órgãos do interior do corpo e sua substituição por materiais e substâncias que causam desidratação, isto é, a perda de líquidos dos tecidos. Isso reduz a ação dos microrganismos decompositores e favorece a conservação da múmia. 


7

 a) Para se tornarem ferramentas, os metais precisam ser derretidos, moldados e resfriados.

 b) Sim. Metais, quando derretidos, podem ser misturados dando origem a novos materiais, como o bronze, resultante da mistura de estanho e cobre. Outros exemplos de materiais metálicos obtidos pela mistura de metais são: o aço inoxidável (ferro, cromo, níquel), o ouro de ourivesaria (ouro, prata, cobre) e o latão (cobre, zinco). 


8

 A água limpa bem superfícies que estavam cobertas por materiais que possam ser dissolvidos nela, como o sal. Já a manteiga não se dissolve em água, o que impede que a água consiga retirá-la das superfícies da faca.


 9 

O sal, aplicado na superfície da carne, leva à perda de água do alimento, o que desfavorece o desenvolvimento dos microrganismos que fariam a sua decomposição, já que eles necessitam de água para sobreviver. 


10 

A energia que permite o funcionamento do corpo é obtida dos alimentos. Para que a energia presente neles seja liberada e possa ser utilizada pelas células, entretanto, é necessário que ocorra uma reação química entre alimentos e o oxigênio presente no ar. Sem ar, as células do corpo ficam sem oxigênio e param de realizar essas reações químicas; sem energia, elas morrem, comprometendo o funcionamento do organismo.



Capítulo 12 - Substâncias puras e misturas 


1 C 

A alternativa A está incorreta porque a água doce e a água do mar podem formar sistemas homogêneos; em B, o granito é uma mistura, e não uma substância; em D, o aço é uma mistura homogênea, e o álcool líquido comercial forma um sistema homogêneo.


 2 C

tema I – 2 componentes: água/gelo (correspondem ao mesmo componente, pois são a mesma substância, porém em fases de agregação diferentes) e óleo; 3 fases: água, gelo e óleo. Sistema II – 2 componentes: água/gelo e gás (gás carbônico, presente em bebidas gaseificadas); 3 fases: água, gelo e gás.


 3 B 

A água destilada gaseificada é uma mistura heterogênea contendo água e gás carbônico (a água destilada é constituída apenas de moléculas de água, ou seja, uma substância pura); e o ar atmosférico sem poluição é uma mistura homogênea de diversos gases (nitrogênio, oxigênio e gás carbônico, entre outros em menores quantidades). 


4 D 

O sistema I representa uma mistura formada por dois tipos de substâncias simples; o sistema II representa uma substância composta; o sistema III representa uma mistura formada por dois tipos de substâncias simples. 


A hemoglobina não é uma mistura. De acordo com o texto, a hemoglobina é uma molécula formada por diferentes elementos químicos, como o ferro e o carbono, sendo assim uma substância composta.


 6 

A água potável é uma mistura, porque é resultado da junção de diferentes substâncias (moléculas de água, diversos sais minerais, moléculas de oxigênio).


 7 

Os pedaços de vidro não são átomos de vidro. Os átomos são partículas extremamente pequenas e invisíveis a olho nu, que constituem toda a matéria existente na natureza. Os pedacinhos espalhados no chão são feitos exatamente do mesmo material que o copo, isto é, vidro, um material formado por várias substâncias, cada uma delas composta de átomos.


O arroz e o algodão possuem a mesma massa, ou seja, 1 kg. Entretanto, 1 kg de algodão possui um volume maior (ocupa mais espaço) do que 1 kg de arroz. 


9

 O primeiro cientista opinou de forma incorreta sobre os dois materiais. No caso do material 1, ao afirmar que a substância é composta, ele comete um erro porque há apenas um tipo de átomo formando suas moléculas, tratando-se, portanto, de uma substância simples. Quanto ao material 2, não se trata de uma mistura, pois é possível identificar apenas um tipo de molécula, constituindo, assim, uma substância composta, formada por dois tipos diferentes de átomos. O cientista 2, portanto, opinou corretamente sobre os dois materiais. 


Capítulo 13 Misturas do cotidiano 


1 B 

A água mineral é uma mistura homogênea de água e sais minerais; o álcool hidratado também é uma mistura homogênea, mas formada por álcool (etanol) e água; e o soro fisiológico é uma mistura homogênea formada por água e cloreto de sódio (sal de cozinha). Todas as misturas citadas são consideradas soluções porque são formadas por substâncias (solutos) dissolvidas em outra substância (solvente; no caso, a água). 


2 C 

A fala de Paulo está correta porque as misturas homogêneas são uniformes, apresentando apenas uma fase; a de Iara está errada porque suspensões são misturas heterogêneas, cujos componentes podem ser geralmente separados com o uso de filtros simples; a afirmação de Amanda está correta porque ligas metálicas são soluções (misturas homogêneas) sólidas; e a de Luiza está incorreta porque coloides são misturas heterogêneas, cujos componentes podem ser diferenciados ao serem analisados com aparelhos apropriados.


 3 A 

A gema do ovo contém lecitina, uma substância que interage com o vinagre e com o azeite, formando uma “ponte” entre substâncias não solúveis, o que a caracteriza como um agente emulsionante. Nesse caso, a mistura heterogênea formada recebe o nome de coloide. Os termos soluto e solvente, presentes nas alternativas B e C, são utilizados para se referir aos componentes de uma solução homogênea, o que não é o caso da maionese, pois esta é um coloide – mistura heterogênea cujas partículas não são visíveis a olho nu, dando a impressão de ser uma mistura homogênea. Em D, o erro está em caracterizar a mistura como uma solução. 


4

 a) Não, a água e o soro caseiro têm a mesma aparência: os dois são misturas homogêneas, incolores e transparentes. Nessas duas soluções, os solutos – sais e açúcares – se dissolvem totalmente na água, que atua como solvente nas misturas. b) Não, pois a ingestão apenas de água não irá repor os sais minerais que também são perdidos quando a pessoa sofre uma desidratação.


 5 

a) A gasolina passou a ocupar a porção superior porque apresenta densidade menor que a da água, formando uma mistura heterogênea com duas fases.


b) Considerando que a quantidade máxima de álcool permitida em 50 mL de gasolina é de 12,5 mL e que o volume de álcool presente na gasolina do posto testado era de 10 mL, pode-se afirmar que a gasolina desse posto está dentro dos padrões legais para a comercialização.


 6

 a) Com exceção do mercúrio, os metais são encontrados naturalmente no estado sólido, o que impossibilita a sua mistura com outros materiais. Uma das formas mais utilizadas para realizar a mistura de alguns metais é aquecendo-os a temperaturas altíssimas até que assumam a forma líquida, isto é, levando-os ao ponto de fusão. No estado líquido, os metais podem ser misturados e, após o resfriamento, solidificam-se e originam as ligas metálicas, que correspondem a misturas homogêneas. b) O metal utilizado como solvente na liga mencionada foi o 2, pois ele se encontra em maior quantidade na mistura. Com isso, ele serviu para dissolver os metais 1 e 3, os solutos dessa mistura. 



7

 O processo que deve ter adicionado à mistura um emulsionante é o B. Os emulsionantes são agentes que podem se ligar aos diferentes materiais misturados, tornando-os um pouco mais solúveis. No processo B, pode-se observar que a substância II permaneceu espalhada (dispersa) na substância I mesmo após o tempo de repouso, algo que não ocorreu ao final do processo A. 


8

 O suco de maracujá é uma suspensão, pois, ao ser deixado em repouso, ocorre a separação da mistura em duas fases. Nesse caso, o tamanho das partículas é tão grande que é possível enxergá-las a olho nu, o que caracteriza as suspensões.


 9

 a) Mistura 2 (água + acetona) e mistura 5 (querosene + óleo mineral) formaram uma solução. São as únicas misturas homogêneas, ou seja, que apresentam apenas uma fase.

 b) Mistura 1: fase inferior – água (d= 1 g/mL); fase superior – querosene (d= 0,82 g/mL). Mistura 3: fase inferior – água (d= 1 g/mL); fase superior – óleo mineral (d= 0,87 g/mL). Mistura 4: fase inferior – querosene (d= 0,82 g/mL); fase superior – acetona (d= 0,78 g/mL). Mistura 6: fase inferior – óleo mineral (d= 0,87 g/mL); fase superior – acetona (d= 0,78 g/mL). 



10

 A água é uma substância pura que, ao interagir com outras substâncias, pode produzir diferentes misturas. Com a adição de uma pequena porção de açúcar à água, obtém-se uma mistura homogênea, também conhecida como solução. Nesse sistema, a água é o solvente, e o açúcar, o soluto. Diferentemente do açúcar, a adição de óleo de cozinha à água produz uma mistura bifásica, em que o óleo flutua sobre a água por apresentar uma densidade menor do que a dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.