CONTEÚDO ADAPTADO - COLÉGIO

 Conteúdo Adaptado para o 8. ANO


SISTEMA GENITAL FEMININO:

O Sistema Genital Feminino é o sistema responsável pela reprodução.

Ele cumpre diversos papéis importantes:

  • produz os gametas femininos (óvulos);
  • fornece um local apropriado para a ocorrência da fecundação;
  • permite a implantação de embrião;
  • oferece ao embrião condições para seu desenvolvimento;
  • executa atividade motora suficiente para expelir o novo ser quando ele completa sua formação.


Anatomia:




> OVÁRIOS:


Os ovários são dois órgãos ovais, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais da mulher, o progesterona e o estrogênio. Nos ovários também são armazenadas as células sexuais femininas, os óvulos.

Durante a fase fértil da mulher, aproximadamente uma vez por mês, um dos ovários lança um óvulo na tuba uterina: é a chamada ovulação.


>TUBAS UTERINAS:

Tubas uterinas são dois tubos, com aproximadamente 10 cm de comprimento, que unem os ovários ao útero. A partir disso, o óvulo amadurecido sai do ovário e penetra na tuba.

Se o óvulo for fecundado por um espermatozoide, forma-se uma célula-ovo ou zigoto, que se encaminha para o útero, local onde se fixa e desenvolve, originando um novo ser.

>ÚTERO:

O útero é um órgão muscular oco de grande elasticidade, do tamanho e forma semelhante a uma pera. Sua principal função é acomodar o feto até o nascimento do bebê.

Na gravidez ele se expande, acomodando o embrião que se desenvolve até o nascimento. A mucosa uterina é chamada de endométrio, que passa por um processo de descamação durante o período da menstruação.




Sistema GENITAL masculino

Conheça um pouco mais sobre o sistema reprodutor masculino, conjunto de órgãos responsáveis pela produção de espermatozoides.

Os espermatozoides são produzidos nos testículosOs espermatozoides são produzidos nos testículos


sistema reprodutor masculino é responsável pela produção e pelo transporte dos espermatozoides, que são os gametas masculinos. Além disso, nesse sistema, é produzido um importante hormônio, a testosterona, que garante o desenvolvimento das características secundárias masculinas, como aumento de pelos e engrossamento da voz.







→ Órgãos do sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino apresenta órgãos reprodutivos externos e internos. Os órgãos internos são os testículos, epidídimo, ductos e glândulas acessórias. Já as estruturas externas são o pênis e o saco escrotal. Vejamos mais sobre eles:

→ Órgãos internos

  • Testículos: Os testículos são as gônadas masculinas e estão localizados no interior do saco escrotal. Em seu interior, há a presença dos túbulos seminíferos, túbulos enovelados onde são produzidos os espermatozoides. Nesse órgão, também se encontram as células secretoras de testosterona.

  • Epidídimo: É um ducto altamente enrolado. Nesse local, os espermatozoides completam sua maturação e tornam-se móveis.

  • Ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra: Os espermatozoides saem do epidídimo, passam para o ducto deferente e seguem até o ducto da vesícula seminal. Nesse ponto, forma-se o ducto ejaculatório, o qual se abre na uretra, estrutura que percorre todo o pênis.

  • Glândulas acessórias: ajudam na formação do sêmen, que é constituído pelos espermatozoides e pelos fluidos dessas glândulas.

  • Vesículas seminais: Produzem secreção com substâncias que nutrem o espermatozoide. Essa secreção é rica em frutose e compõe 60% do volume total do sêmen.

  • Próstata: Produz secreção composta por enzimas anticoagulantes e nutrientes para o espermatozoide.

  • Glândulas bulbouretrais: Produz secreção clara que atua como lubrificante e também contribui para a limpeza da uretra.

→ Órgãos externos

  • Saco escrotal: Os testículos estão dentro do saco escrotal, que apresenta como função manter os testículos em uma temperatura inferior à do restante do corpo, o que garante eficiência na produção de espermatozoides. Normalmente, a temperatura no escroto é 2 °C abaixo da temperatura do corpo.

  • Pênis: No pênis, observa-se a uretra, canal por onde o espermatozoide é eliminado, assim como a urina.

Anatomia

O sistema genital masculino é constituído pelos testículos, vias espermáticas (epidídimos, canal deferente e uretra), pênis, bolsa escrotal e glândulas anexas (próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.