COLÉGIO - 8. ANO - ATIVIDADES SUPLEMENTARES

*AULAS PARTICULARES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS

*PSICOPEDAGOGIA  *EDUCAÇÃO ESPECIAL

*CURSO DE REDAÇÃO PARA VESTIBULARES
 - PROF. FLAVIO GOMES JR - 
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Resoluções das Atividades Suplementares :
 Ciências – 8s anos 

Capítulo 1  - Fontes e tipos de energia
-ATUALIZADO 2024- 

           1- Apesar de seu uso como ferramenta, o galho pode ser considerado um recurso natural.

       2- Carne (recurso) e carne cozida (produto), leite (recurso) e queijo (produto), pele (recurso) e utensílios de couro (produto), entre outros.

           3-    ( F ) Acessórios de metal ou plásticos, como nylon e poliéster, são de origem mineral.         
           ( V )
           ( V )
           ( F ) É possível obter carvão de origem vegetal.

            4-  B

            5- B

             6- E


              7-      Biocombustíveis e outra formas renováveis.

              8-      Medidas de economia.


               9-   Além da reciclagem, diminui o impacto no meio ambiente.

              10-   C


              11-   Solar

              12-   Para não perdermos energia.










Capítulo 2 -  Transformação de energia

 -ATUALIZADO 2024 - 

1

É possível relacionar o princípio de que a energia não pode ser criada, apenas transformada ou transferida, com a necessidade de um fornecimento constante de energia elétrica, que em última instância vem de usinas que transformam a energia mecânica ou o calor em eletricidade.

 

 2

Espera-se que os processos de transformação de energia mencionados no enunciado sejam relacionados com um maior consumo da energia química armazenada nas pilhas e baterias.

 

3

( V )

( V )

( F ) Embora o fogão use a faísca para acender a chama, ele obtém energia da queima do gás presente no botijão ou recebido por encanamento.

 ( F ) Embora o chuveiro dependa da queda da água para funcionar, ativando o circuito, é necessária também a energia elétrica para que a resistência gere energia térmica (calor), que por sua vez aquecerá a água.

 ( V )

 

4

E

Embora parte da energia seja transformada em térmica, nem toda a energia química do corpo é gasta. Além disso, há também a transformação em energia mecânica, que produz o movimento característico da corrida.

 

5

( V )

( F ) O uso de energia solar não acarreta a emissão de gases do efeito estufa.

( F ) Embora ainda seja necessário que se desenvolvam pesquisas aprofundadas sobre os impactos no ciclo migratório de aves, sabe-se que podem ocorrer acidentes provocados pelo choque dos pássaros contra as hélices dos aerogeradores.

 ( V )

( V )

 

 6

 A

 A energia produzida pela fissão nuclear e usada para o aquecimento da água em usinas termonucleares é térmica, e não luminosa.

7

 ( V )

 ( V )

 ( F ) A energia proporcionada pelos ventos é mecânica, e não térmica.

 ( F ) A energia térmica era utilizada nessas máquinas para aquecer a água e transformá-la em vapor. O vapor de água formado em alta pressão movimentava as estruturas móveis da máquina, convertendo, assim, energia térmica em energia mecânica.

 ( V )

 

 8

 D

 Os geradores das usinas transformam energia mecânica (do movimento das turbinas) em elétrica. Nos locais de consumo, a energia elétrica é convertida em luminosa.

 

 9

Pode-se propor a diversificação das fontes de energia para que não se fique dependente de uma única fonte energética.

 

10

 Pode-se relacionar a redução no consumo de energia com uma demanda menor por ela e, consequentemente, uma redução no uso dos recursos. No caso das hidrelétricas, por exemplo, pode-se diminuir o fluxo da água para os reservatórios, beneficiando o ciclo hidrológico e a vida aquática. Também se reduz a necessidade de construir outras hidrelétricas.

 

11

C

Nas usinas termelétricas, a transformação de energia térmica em energia elétrica se dá de maneira indireta. A energia térmica, produzida pela queima de um combustível, é utilizada para aquecer a água. A pressão produzida pelo vapor-d'água é utilizada para a movimentação de turbinas, que gerarão energia elétrica com base em energia mecânica.





Capítulo -  3 Circuitos elétricos

 -ATUALIZADO 2024 - 

 1

E

 Carga elétrica é propriedade de cada uma das partículas mencionas na questão. Prótons são partículas com carga positiva; elétrons têm carga negativa e nêutrons, neutra.

 

2

D

De acordo com o modelo planetário, prótons e nêutrons localizam-se no núcleo do átomo, enquanto os elétrons ficam na eletrosfera.

 

 

3

B

Devido às cargas elétricas, prótons se repelem, elétrons se repelem, e elétrons e prótons se atraem.

 

4

( F ) Em um circuito elétrico fechado, há passagem de elétrons pelos condutores e, portanto, a lâmpada se mantém acesa.

( V )

( V )

( V )

( F ) Para que haja a condução elétrica, é preciso que se monte um circuito, ou seja, que se estabeleça um ciclo que perpasse tanto a lâmpada (elemento que utiliza a energia elétrica) quanto a pilha (geradora de energia), formando, assim, um fluxo constante de elétrons.

 

5

C

 Para estabelecer uma corrente elétrica, é preciso que o circuito esteja fechado e que apresente três elementos: fonte geradora de energia (pilha), condutores (fios) e elementos que convertem a energia elétrica em outra fonte de energia (lâmpada).

 

6

( V )

( V )

( F ) A proteção oferecida pela borracha depende da intensidade da corrente. Se a pessoa recebe uma corrente elétrica muito intensa, equipamentos de borracha não oferecem a resistência necessária para impedir a transmissão da corrente elétrica, e ela pode levar um choque.

( F ) Se a vítima ainda estiver conectada à fonte de energia elétrica, e uma pessoa tocar nela para tentar ajudá-la sem proteção, há um risco muito grande de também receber um choque, pois o corpo humano atua como condutor de energia elétrica.

 ( V )

 

7

 O raio é um fenômeno relacionado à movimentação de elétrons do solo para a nuvem, e vice-versa. A descarga elétrica corresponde à passagem de elétrons do meio carregado negativamente para o meio mais carregado positivamente.

 

8

O corpo humano desempenha a função do condutor de corrente elétrica.

 9

 É possível relacionar pilhas, baterias e usinas com a geração de energia. No caso, as pilhas e as baterias convertem energia química em elétrica. Já as usinas geram energia elétrica a partir de diferentes fontes, a depender de seu tipo.

 

 10

 A borracha que compõe esses equipamentos é um material isolante e, dessa forma, impede que a corrente elétrica circule pelo corpo humano.

11

 O atrito da pele de carneiro no âmbar faz com que este perca elétrons e fique carregado positivamente. Assim, o âmbar atrai elétrons presentes em outros objetos e na atmosfera.





Capítulo 4  - Consumo de energia elétrica - 2024

1-

 ( V ) 
 ( F ) Watt é a unidade para potência elétrica, não para
 intensidade  de corrente.
 ( V ) 
 ( F ) A unidade que define tal relação é a intensidade de corrente elétrica.
 ( V )



2-    B



C (lâmpada incandescente) = 100W  .  10h  .  30  / 1000   =   30 kWh 

 C (lâmpada fluorescente) = 20W   . 10h  .  30   /  1000  =  6 kWh 

30 – 6 = 24 kWh


3-    E

 252 kWh = P .  24h  x   30    /   1000

  P = 252   /    0,72   =   350 W



4-  C

C = 5500 x   1h     /   1000   =   5,5 kWh



5-   B


 C =   5500 W    x   0,5 h   x    30    /    1000     =    82,5 kWh


   82,5 kWh    x    4     =    330 kWh


6-  D


C = 5500W    x   0,16 h   x    30   /    1000   =    26,4 kWh


26,4 kWh     x     4   =      105,6 kWh   

 330    -    105,6    =    224,4 kWh




7-   Relacionar o percurso da corrente elétrica pelo circuito, com o
conceito de diferença de potencial elétrico entre os polos de uma pilha.


8-  Relacionar o descarregamento da pilha com a interrupção das
 reações químicas que geram energia, de modo que o fluxo de
elétrons é interrompido, deixando de haver diferença de potencial
 entre os polos da pilha.


9- Relacionar o fato de a energia elétrica residencial provir das
usinas elétricas, que garantem um fornecimento constante de
energia, ao contrário dos circuitos com pilhas, cuja capacidade
de manter uma diferença de potencial é limitada pelos reagentes
presentes na pilha.



10-  Relacionar a tensão maior com o risco de danificar o aparelho
por sobrecarga, descrevendo, portanto, a necessidade de reduzir-se a
 tensão por meio do uso de um transformador para poder usar um
aparelho de 110V em uma tomada 220V.


11- Relacionar o fato de o chuveiro elétrico demandar uma grande
 quantidade de energia elétrica para funcionar (devido à sua potência)
com a importância de se investir em banhos curtos. É também possível
 relacionar o menor consumo de energia elétrica com a redução de
 impactos ambientais relacionados à geração de eletricidade.


12-  Nas lâmpadas incandescentes, grande parte da energia é
 convertida em energia térmica, o que resulta em desperdício
 de energia, um maior consumo dos recursos energéticos,
 impactos ambientais relacionados a essas fontes de energia e
 encarecimento das contas de luz.





Capítulo 5  - Uso consciente de energia elétrica - 2024


1-  B

     C = (4 000W · 0,25 h · 2 · 30)  /  1000  =  60 kWh 

    60 kWh · 4 = 240 kWh 410 kWh → 100% 240 kWh → x

     x = 24000/410 x = 58%


2-  B

C = (4000 W · 0,16 h · 30)   /   1000    =    19,2 kWh


 19,2 kWh · 4 = 76,8 kWh 246,8 kWh → 100%

   76,8 kWh → x

     x = 7680/24



3-  C

Consumo anual = (422 + 415 + 432 + 483 + 397 + 415 + 417 + 390 + 523 + 399 + 410 + 246,8) = 4949,8 kWh

Consumo mensal = (4949,8 kWh)/12 = 412 kW



4-   C

 390 kWh → 100%

   x → 74%

   x = (74 · 390)   /   100

   x = 288,6 kWh. 288,6 kWh = (P · 24 h · 30)/1000

   P = 288,6/0,72 = 400 W



5-   D

(I) Fontes alternativas de energia não são isentas de impactos ambientais.

(II) As usinas hidrelétricas não resultam na liberação, ao menos de forma
 direta, de gás carbônico na atmosfera, como ocorre com as fontes
de energia que envolvem a queima de combustíveis fósseis.


6-  B

Desligar a torneira enquanto escova os dentes apenas propicia
 a economia de água.



7-  Destacar atitudes como evitar o uso exagerado desses aparelhos,
 bem como a opção por modelos mais econômicos (por exemplo,
 aqueles que dispõem do selo A da Procel).


8-   O principal risco é o da ocorrência de incêndios
 (que podem se alastrar e atingir residências adjacentes)
 ou mesmo de queimaduras por choque elétrico (o que pode levar à morte).



9- Relacionar o conceito de circuito elétrico com a necessidade de um
 circuito fechado para manutenção do funcionamento dos aparelhos
eletrodomésticos. Desse modo, a ideia aqui é que ele destaque o disparar
 de um disjuntor ou a queima de um fusível com a interrupção do circuito,
 deixando-o aberto, o que evita o risco de curto-circuito.


10- Relacionar a implantação dessas medidas com a redução de acidentes
envolvendo energia elétrica, como choque ou incêndios. Além disso, a
economia de energia reduz a sobrecarga das usinas, o que é benéfico
 para o meio ambiente, garantindo um consumo menor dos recursos e
menos impactos ambientais decorrentes do seu uso.


11- Relacionar o uso do fio-terra conectado
a um sistema de aterramento com a possibilidade de se prevenir
 acidentes, sobretudo aqueles relacionados com o risco de choque
elétrico, já que ele permite que o excesso de corrente elétrica seja
descarregado para o solo.


________________________________________________


  Resoluções das Atividades Suplementares :


 Ciências – 8s anos 




Capítulo 6 - atualizado 2024

1 As constatações feitas demonstram que a lua Encélado possui água e moléculas orgânicas (formadas por carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, além de outros elementos). Essas são importantes evidências de origem da vida por meio do processo de evolução química, teoria que diz que moléculas simples teriam dado origem a moléculas mais complexas até originar a primeira célula.



 2 B 

A hipótese da evolução química sugere que substâncias inorgânicas arranjaram-se após sofrerem reações e foram capazes de dar origem a moléculas orgânicas mais simples.


 3 A intensa ação das descargas elétricas da atmosfera primitiva, simulada no experimento por meio de faíscas elétricas, teria estimulado as reações químicas que originaram moléculas orgânicas com base em inorgânicas. 


 4 

a) ( F ) Na Terra primitiva, a atmosfera não era idêntica à atual. Ela era composta por amônia, metano e hidrogênio, além de não apresentar oxigênio, presente na atual. Também era muito mais hostil, pois, além do vapor-d'água, existiam vários gases vulcânicos. Somado a isso, a atmosfera também era muito mais propícia a descargas elétricas. 

 b) ( V )

 c) ( V )


 5 

O esquema representa a Hipótese da Geração Espontânea, ou Abiogênese, a qual propunha que os seres vivos poderiam surgir, espontaneamente, da matéria inanimada. Essa hipótese não é mais aceita pela comunidade científica, que, atualmente, defende que a vida só pode ser originada de um ser vivo preexistente.


 6

 Os processos de esterilização por fervura (ou seja, destruição e eliminação de microrganismos) e vedação (para dificultar o contato com outros seres vivos), aos quais são submetidos os alimentos enlatados, impedem a proliferação de microrganismos, garantindo que esses alimentos possam ser conservados por mais tempo do que os não enlatados.


7 C 

O brotamento é a formação de brotos pelo indivíduo original, os quais formarão novos indivíduos. A partenogênese consiste no desenvolvimento de um novo organismo por meio de um gameta feminino não fertilizado. Já a divisão binária é a bipartição de um organismo unicelular. Na fragmentação, formam-se novos indivíduos com base em fragmentos do progenitor.


 8 D 

 Na reprodução por enxertia, um ramo de uma planta (cavaleiro) é introduzido no tronco de outra planta (cavalo) através de uma fenda. Na mergulhia, uma parte de um ramo do vegetal é introduzido no solo sem que se desprenda da planta; após a formação de raízes na parte enterrada, separa-se o ramo da planta doadora. Na alporquia, pequenas porções de terra são presas ao caule, estimulando a produção de raízes adventícias. Já na estaquia, partes do caule da planta-mãe são removidas e fixadas no solo para originar novos indivíduos.


 9 C 

 As planárias se reproduzem assexuadamente por fragmentação seguida de regeneração, na qual cada fragmento dará origem a um novo indivíduo geneticamente igual. 


 10 

Como a reprodução assexuada produz clones, há ausência de variabilidade genética nas características, diminuindo a probabilidade de adaptação e de sobrevivência dos indivíduos em situações de mudanças no ambiente. Isso os torna mais suscetíveis à extinção.


~~;



Capítulo 7 - Reprodução assexuada 
- atualizado 2024

 1
    a) Na reprodução sexuada, a prole é resultado da recombinação do material genético de dois indivíduos parentais diferentes, o que possibilita a variabilidade genética.

  b) A variabilidade genética aumenta as chances de existirem indivíduos resistentes a mudanças ambientais dentro de uma população. Logo, ela aumenta a resistência das populações a situações adversas. 


Na reprodução sexuada, os organismos que se originam são geneticamente distintos do progenitor; seres humanos não realizam reprodução assexuada; na reprodução assexuada, não ocorre união de gametas. 

3

Em humanos, o gameta feminino (óvulo) e o gameta masculino (espermatozoide) carregam, cada um, 23 cromossomos, metade dos cromossomos de cada progenitor. Ao se unirem na fecundação, formam um zigoto com 46 cromossomos. 


4

 Embora a fertilização seja realizada fora do organismo feminino, trata-se, sim, de reprodução sexuada. Isso se dá porque há ocorrência da união gamética, isto é, do óvulo com o espermatozoide.


 5

a) ( F ) Não é qualquer célula de um organismo pluricelular que pode realizar reprodução sexuada, apenas as células gaméticas (os gametas). 
b) ( V ) 
c) ( V ) 
d) ( V )


 6 A

 Na fecundação interna, a união dos gametas ocorre no interior do corpo da fêmea, o que aumenta a probabilidade de sucesso de fecundação, impedindo a predação dos gametas. Além disso, em muitas espécies há cuidado parental, já que o número de filhotes gerados é menor do que nas espécies com fecundação externa.


7
Os seres humanos são dioicos, pois apresentam sexos separados; realizam fecundação interna, pois esta ocorre dentro do corpo da mulher; são vivíparos, pois os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mulher (no útero); e apresentam gametas oogâmicos, pois os masculinos são menores, mais numerosos e móveis, ao contrário dos gametas femininos. 

O brotamento é caracterizado pela formação assexuada, por divisões mitóticas, de um broto (ou gema) que pode ou não ficar unido ao organismo parental que lhe deu origem. A reprodução sexuada por ocorrer por fecundação interna ou externa.

9
a) A polinização entre flores masculinas e femininas de plantas diferentes reduz a frequência de autofecundação e aumenta a de fecundação cruzada, colaborando para a variação genética das populações dessa espécie. 

b) Borboletas, mariposas, abelhas, vespas, moscas, besouros, formigas, lesmas, beija-flores etc. 

10 

a) As minhocas são monoicas, ou hermafroditas, pois cada indivíduo possui os dois sexos, masculino e feminino.

 b) Apesar de serem hermafroditas, as minhocas precisam de um parceiro para realizar a fecundação. Portanto, elas estão realizando fecundação cruzada.



Capítulo 8 - Sistemas genitais - atualizado 2024

1 a) O escroto protege os testículos e os mantém em temperatura adequada à produção de gametas (1 ºC abaixo da temperatura corporal). 

 b) As células reprodutoras originadas nos testículos são denominadas espermatozoides. c) As células reprodutoras (espermatozoides) são formadas nos túbulos seminíferos.


 2 Com a retirada do núcleo, o espermatozoide perderia seu material genético, que fica armazenado nessa região da cabeça. 

3 A
 A hipófise anterior produz o hormônio luteinizante, que age nas células intersticiais, estimulando a produção de testosterona, e o hormônio folículo-estimulante, que age sobre os túbulos seminíferos, estimulando a produção de espermatozoides. 

4 C 

 Ao saírem dos testículos, os espermatozoides passam para o epidídimo, onde ficam armazenados; seguem pelos dutos deferentes até o duto ejaculatório, onde recebem os líquidos componentes do sêmen; e chegam à uretra, pela qual são, finalmente, expelidos no momento da ejaculação. 


5 O termo vagina refere-se ao canal interno da genitália feminina. A parte erroneamente chamada de vagina é, geralmente, a vulva (pudendo feminino). 

6 C
 A afirmativa I está errada porque os gametas sexuais femininos são formados durante o desenvolvimento embrionário da menina, de maneira que, ao nascer, ela tem um número definido de ovócitos (cerca de 400 dessas células), que são liberados (um ou dois, a cada 28 dias) a partir da puberdade, no processo de ovulação.


7 Menarca é o termo utilizado para se referir à primeira menstruação de alguém. Consultar um ginecologista é importante na prevenção e no tratamento de doenças que possam acometer os órgãos genitais externos e internos. 

8 C
 Com vinte semanas, os órgãos genitais externos já estão formados, sendo possível determinar com maior segurança o sexo do bebê por meio do exame de ultrassonografia.


 9 D 
 As cesarianas reduzem o tempo de trabalho de parto quando comparado com o de um parto normal, mas não são isentas de riscos, exigindo recuperação mais lenta, acompanhamento cirúrgico e anestesia




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Capítulo 9 -  Métodos contraceptivos - atualizado 2024


 1 B
 Quando o pênis é retirado de dentro da vagina instantes antes da ejaculação (coito interrompido), o risco de falha é elevado, pois durante a relação há liberação de líquido que pode conter espermatozoides.

 2 B 

O diafragma é um método contraceptivo de barreira, pois impede o contato dos espermatozoides com os ovócitos. A eliminação dos espermatozoides é feita pela pomada espermicida.


 3 D 
A pílula anticoncepcional possui altas quantidades de hormônios, como estrogênio e progesterona, que impedem a secreção dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante, produzidos pela hipófise. Com a baixa na concentração desses hormônios, não ocorre a ovulação.


4
 a) Preservativo (feminino ou masculino), diafragma e dispositivo intrauterino (DIU). 

b) Laqueadura tubária, que consiste no seccionamento das tubas uterinas, impedindo que os óvulos atinjam o útero e que haja fecundação por meio do encontro com o espermatozoide.


 5 D
 O ginecologista é o profissional mais indicado para ajudar na escolha da pílula anticoncepcional. Para fazer essa indicação, ele considera vários aspectos da paciente, como seu estilo de vida, seu estado de saúde etc.

 6 Não. 
O uso simultâneo de duas camisinhas oferece o risco de rompimento, devido ao atrito entre os preservativos, prejudicando sua eficácia. 

7 C
 A camisinha é o método contraceptivo indicado na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) porque impede o contato com secreções do sistema genital do(a) parceiro(a) durante o ato sexual. 


8 C 
• Para saber o dia da ovulação, deve-se contar 14 dias a partir da data da menstruação (9 de dezembro). Assim, a próxima ovulação de Mariana seria por volta do dia 22 de dezembro. Como o período fértil compreende cinco dias antes da ovulação e três dias depois, o período mais provável para a ovulação de Mariana é entre 17 e 25 de dezembro. 


 9 
Não. Embora as chances de uma mulher engravidar fora de seu período fértil sejam baixas, ainda assim é possível que a concepção ocorra. Dessa forma, é recomendado o uso de outros métodos contraceptivos para evitar a gravidez.





Capítulo10 -  Infecções sexualmente transmissíveis
Atualizado 2024 

1
 Joaquim não está correto e precisa procurar ajuda médica. Pela descrição dos sintomas, Joaquim contraiu sífilis, uma infecção sexualmente transmissível que pode ficar assintomática por alguns períodos. A evolução da infecção, contudo, pode gerar um quadro grave se o paciente não for tratado.

 2 
Caso Andressa e seu marido tenham tido relações sexuais desprotegidos, é possível que ela esteja com gonorreia, infecção sexualmente transmissível que, nos homens, causa os sintomas descritos no texto e, nas mulheres, costuma ser assintomática. 


3 C

 O sintoma mais comumente observado no condiloma acuminado é o aparecimento de verrugas genitais. 


4 A 
O herpes é uma infecção causada por dois tipos diferentes de vírus: um que atua nos lábios e outro que se manifesta nos órgãos sexuais.


 5
 a) ( V )
 b) ( F ) Se não for tratada corretamente, a sífilis pode comprometer vários órgãos além dos genitais, como olhos, pele, ossos, coração e cérebro. 
c) ( V ) 
d) ( F ) Embora se trate de uma IST, a aids pode ser adquirida por outros meios além do sexo, como transfusão de sangue de doadores infectados, compartilhamento de seringas com pessoas infectadas ou transmissão pela placenta da mãe para o filho.


 6 D
 A aids é uma infecção que afeta o sistema imune do paciente com o vírus HIV, tornando-o vulnerável a uma série de doenças oportunistas, como a tuberculose.


 7 
Após o estabelecimento da aids, ocorre uma diminuição considerável das células de defesa do organismo, ou seja, o indivíduo fica com o sistema imune comprometido. Isso é um facilitador para o desenvolvimento de outras doenças, como pneumonia, malária, tuberculose, herpes, lesões tumorais etc. 



8 D 

A saliva e o suor não constituem meios de propagação do vírus HIV. 


Alfredo está correto. Por estar realizando o tratamento, Carolina está infectada pelo vírus HIV, mas não apresenta a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids). 

10
 A correta higienização das partes íntimas e o uso de roupas limpas e ventiladas são ações que ajudam a evitar as IST causadas por fungos, que proliferam facilmente em locais quentes e úmidos, por exemplo, a vagina.


 



Capítulo 11 - 2024 

Sistema neuroendócrino


 1 
  ( A) Glândulas lacrimais 
  ( C) Pâncreas 
  ( C) Ovário 
  ( B) Hipófise
  ( A) Glândulas sebáceas
  ( B) Glândula tireóidea 


2 Ao serem transportados pelo sangue, os hormônios alcançam as células-alvo, alterando o mecanismo de atividade dessas células. 

 a) Adrenocorticotrópico (ACTH).
 b) Gonadotrópicos (FSH e LH).
 c) Tireotrópico (TSH). d) Oxitocina.


 4
 Se houver baixa produção do hormônio do crescimento na infância, o indivíduo terá seu desenvolvimento corporal comprometido e, por isso, crescimento abaixo da média, caracterizando o nanismo hipofisário. Por outro lado, se a produção desse hormônio for excessiva na infância, o indivíduo crescerá mais que o esperado, apresentando gigantismo hipofisário. 

5
 a) A glândula pineal é responsável pela produção da melatonina.

 b) Sugestão de resposta: Além de ter efeito sobre o sono, a melatonina “ajuda a emagrecer, protege contra os danos causados pelo acidente vascular cerebral, auxilia no controle da hipertensão e do diabetes e reduz as crises de enxaqueca”. 


Pode-se dizer que a insulina e o glucagon apresentam ações antagônicas porque a insulina retira glicose do sangue e promove sua entrada em algumas células, enquanto o glucagon realiza a quebra do glicogênio hepático em glicose, liberando-a no sangue.


 7 
 a) O diabetes mellitus requer não só cuidados médicos que controlem os níveis de açúcar no sangue, mas também uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas.

b) Indivíduos que apresentam diabetes precisam realizar atividades físicas e passar por dietas muitas vezes rígidas, de acordo com o grau da deficiência, o que os impossibilita de ingerir determinados tipos de alimento. No caso de crianças e adolescentes, a ingestão de alimentos ricos em açúcares, como refrigerante, sanduíche, sorvete etc., é ainda mais comum, principalmente ao sair com os amigos, o que interfere no tratamento do indivíduo. 


8 B 

No córtex da glândula suprarrenal, são produzidos hormônios sexuais, glicocorticoides e mineralocorticoides (aldosterona). O cortisol é um glicocorticoide que apresenta efeito hiperglicemiante e ação anti-inflamatória.

 9

 Hormônio Glândula que o libera Função GH ou STH Hipófise (região anterior) Estimula o alongamento do tecido ósseo e o desenvolvimento da massa muscular, promovendo o crescimento. 

Oxitocina Hipófise (região posterior) Estimula as contrações uterinas durante o parto.

 ADH Hipófise (região posterior) Promove a reabsorção de água nos túbulos renais. 


T3 e T4 Tireóidea Atuam no processo de oxidação e de liberação energética nas células, aumentando a taxa metabólica. 


PTH Paratireóideas Regula os níveis de cálcio no sangue. Insulina Pâncreas Promove a entrada de glicose em determinadas células.


















                           Capítulo 12  - 2024-





             Capítulo 13  - 2024-







           Capítulo 14  - 2024-



 Capítulo 15  - 2024-






                    

                            Capítulo 16  - 2024-









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