*AULAS PARTICULARES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS *PSICOPEDAGOGIA *EDUCAÇÃO ESPECIAL *CURSO DE REDAÇÃO PARA VESTIBULARES |
Capítulo
2 - Transformação de energia
1
É possível
relacionar o princípio de que a energia não pode ser criada, apenas
transformada ou transferida, com a necessidade de um fornecimento constante de
energia elétrica, que em última instância vem de usinas que transformam a
energia mecânica ou o calor em eletricidade.
2
Espera-se
que os processos de transformação de energia mencionados no enunciado sejam
relacionados com um maior consumo da energia química armazenada nas pilhas e
baterias.
3
( V )
( V )
( F ) Embora
o fogão use a faísca para acender a chama, ele obtém energia da queima do gás
presente no botijão ou recebido por encanamento.
( F ) Embora o chuveiro dependa da queda da
água para funcionar, ativando o circuito, é necessária também a energia
elétrica para que a resistência gere energia térmica (calor), que por sua vez
aquecerá a água.
( V )
4
E
Embora parte
da energia seja transformada em térmica, nem toda a energia química do corpo é
gasta. Além disso, há também a transformação em energia mecânica, que produz o
movimento característico da corrida.
5
( V )
( F ) O uso
de energia solar não acarreta a emissão de gases do efeito estufa.
( F ) Embora
ainda seja necessário que se desenvolvam pesquisas aprofundadas sobre os
impactos no ciclo migratório de aves, sabe-se que podem ocorrer acidentes
provocados pelo choque dos pássaros contra as hélices dos aerogeradores.
( V )
( V )
6
A
A energia produzida pela fissão nuclear e
usada para o aquecimento da água em usinas termonucleares é térmica, e não luminosa.
7
( V )
( V )
( F ) A energia proporcionada pelos ventos é
mecânica, e não térmica.
( F ) A energia térmica era utilizada nessas
máquinas para aquecer a água e transformá-la em vapor. O vapor de água formado
em alta pressão movimentava as estruturas móveis da máquina, convertendo,
assim, energia térmica em energia mecânica.
( V )
8
D
Os geradores das usinas transformam energia
mecânica (do movimento das turbinas) em elétrica. Nos locais de consumo, a
energia elétrica é convertida em luminosa.
9
Pode-se
propor a diversificação das fontes de energia para que não se fique dependente
de uma única fonte energética.
10
Pode-se relacionar a redução no consumo de
energia com uma demanda menor por ela e, consequentemente, uma redução no uso
dos recursos. No caso das hidrelétricas, por exemplo, pode-se diminuir o fluxo
da água para os reservatórios, beneficiando o ciclo hidrológico e a vida
aquática. Também se reduz a necessidade de construir outras hidrelétricas.
11
C
Nas usinas
termelétricas, a transformação de energia térmica em energia elétrica se dá de
maneira indireta. A energia térmica, produzida pela queima de um combustível, é
utilizada para aquecer a água. A pressão produzida pelo vapor-d'água é
utilizada para a movimentação de turbinas, que gerarão energia elétrica com
base em energia mecânica.
Capítulo
- 3 Circuitos elétricos
1
E
Carga elétrica é propriedade de cada uma das
partículas mencionas na questão. Prótons são partículas com carga positiva;
elétrons têm carga negativa e nêutrons, neutra.
2
D
De acordo
com o modelo planetário, prótons e nêutrons localizam-se no núcleo do átomo,
enquanto os elétrons ficam na eletrosfera.
3
B
Devido às
cargas elétricas, prótons se repelem, elétrons se repelem, e elétrons e prótons
se atraem.
4
( F ) Em um
circuito elétrico fechado, há passagem de elétrons pelos condutores e,
portanto, a lâmpada se mantém acesa.
( V )
( V )
( V )
( F ) Para
que haja a condução elétrica, é preciso que se monte um circuito, ou seja, que
se estabeleça um ciclo que perpasse tanto a lâmpada (elemento que utiliza a
energia elétrica) quanto a pilha (geradora de energia), formando, assim, um
fluxo constante de elétrons.
5
C
Para estabelecer uma corrente elétrica, é
preciso que o circuito esteja fechado e que apresente três elementos: fonte
geradora de energia (pilha), condutores (fios) e elementos que convertem a
energia elétrica em outra fonte de energia (lâmpada).
6
( V )
( V )
( F ) A proteção oferecida pela borracha
depende da intensidade da corrente. Se a pessoa recebe uma corrente elétrica
muito intensa, equipamentos de borracha não oferecem a resistência necessária
para impedir a transmissão da corrente elétrica, e ela pode levar um choque.
( F ) Se a
vítima ainda estiver conectada à fonte de energia elétrica, e uma pessoa tocar
nela para tentar ajudá-la sem proteção, há um risco muito grande de também
receber um choque, pois o corpo humano atua como condutor de energia elétrica.
( V )
7
O raio é um fenômeno relacionado à
movimentação de elétrons do solo para a nuvem, e vice-versa. A descarga
elétrica corresponde à passagem de elétrons do meio carregado negativamente
para o meio mais carregado positivamente.
8
O corpo
humano desempenha a função do condutor de corrente elétrica.
9
É possível relacionar pilhas, baterias e
usinas com a geração de energia. No caso, as pilhas e as baterias convertem
energia química em elétrica. Já as usinas geram energia elétrica a partir de
diferentes fontes, a depender de seu tipo.
10
A borracha que compõe esses equipamentos é um
material isolante e, dessa forma, impede que a corrente elétrica circule pelo
corpo humano.
11
O atrito da pele de carneiro no âmbar faz com
que este perca elétrons e fique carregado positivamente. Assim, o âmbar atrai
elétrons presentes em outros objetos e na atmosfera.
Capítulo 4 - Consumo de energia elétrica - 2024
1-
( V )
( F ) Watt é a unidade para potência elétrica, não para
intensidade de corrente.
( V )
( F ) A unidade que define tal relação é a intensidade de corrente elétrica.
( V )
2- B
C (lâmpada incandescente) = 100W . 10h . 30 / 1000 = 30 kWh
C (lâmpada fluorescente) = 20W . 10h . 30 / 1000 = 6 kWh
30 – 6 = 24 kWh
3- E
252 kWh = P . 24h x 30 / 1000
P = 252 / 0,72 = 350 W
4- C
C = 5500 x 1h / 1000 = 5,5 kWh
5- B
C = 5500 W x 0,5 h x 30 / 1000 = 82,5 kWh
82,5 kWh x 4 = 330 kWh
6- D
C = 5500W x 0,16 h x 30 / 1000 = 26,4 kWh
26,4 kWh x 4 = 105,6 kWh
330 - 105,6 = 224,4 kWh
7- Relacionar o percurso da corrente elétrica pelo circuito, com o
conceito de diferença de potencial elétrico entre os polos de uma pilha.
8- Relacionar o descarregamento da pilha com a interrupção das
reações químicas que geram energia, de modo que o fluxo de
elétrons é interrompido, deixando de haver diferença de potencial
entre os polos da pilha.
9- Relacionar o fato de a energia elétrica residencial provir das
usinas elétricas, que garantem um fornecimento constante de
energia, ao contrário dos circuitos com pilhas, cuja capacidade
de manter uma diferença de potencial é limitada pelos reagentes
presentes na pilha.
10- Relacionar a tensão maior com o risco de danificar o aparelho
por sobrecarga, descrevendo, portanto, a necessidade de reduzir-se a
tensão por meio do uso de um transformador para poder usar um
aparelho de 110V em uma tomada 220V.
11- Relacionar o fato de o chuveiro elétrico demandar uma grande
quantidade de energia elétrica para funcionar (devido à sua potência)
com a importância de se investir em banhos curtos. É também possível
relacionar o menor consumo de energia elétrica com a redução de
impactos ambientais relacionados à geração de eletricidade.
12- Nas lâmpadas incandescentes, grande parte da energia é
convertida em energia térmica, o que resulta em desperdício
de energia, um maior consumo dos recursos energéticos,
impactos ambientais relacionados a essas fontes de energia e
encarecimento das contas de luz.
Capítulo 5 - Uso consciente de energia elétrica - 2024
1- B
C = (4 000W · 0,25 h · 2 · 30) / 1000 = 60 kWh
60 kWh · 4 = 240 kWh 410 kWh → 100% 240 kWh → x
x = 24000/410 x = 58%
2- B
C = (4000 W · 0,16 h · 30) / 1000 = 19,2 kWh
19,2 kWh · 4 = 76,8 kWh 246,8 kWh → 100%
76,8 kWh → x
x = 7680/24
3- C
Consumo anual = (422 + 415 + 432 + 483 + 397 + 415 + 417 + 390 + 523 + 399 + 410 + 246,8) = 4949,8 kWh
Consumo mensal = (4949,8 kWh)/12 = 412 kW
4- C
390 kWh → 100%
x → 74%
x = (74 · 390) / 100
x = 288,6 kWh. 288,6 kWh = (P · 24 h · 30)/1000
P = 288,6/0,72 = 400 W
5- D
(I) Fontes alternativas de energia não são isentas de impactos ambientais.
(II) As usinas hidrelétricas não resultam na liberação, ao menos de forma
direta, de gás carbônico na atmosfera, como ocorre com as fontes
de energia que envolvem a queima de combustíveis fósseis.
6- B
Desligar a torneira enquanto escova os dentes apenas propicia
a economia de água.
7- Destacar atitudes como evitar o uso exagerado desses aparelhos,
bem como a opção por modelos mais econômicos (por exemplo,
aqueles que dispõem do selo A da Procel).
8- O principal risco é o da ocorrência de incêndios
(que podem se alastrar e atingir residências adjacentes)
ou mesmo de queimaduras por choque elétrico (o que pode levar à morte).
9- Relacionar o conceito de circuito elétrico com a necessidade de um
circuito fechado para manutenção do funcionamento dos aparelhos
eletrodomésticos. Desse modo, a ideia aqui é que ele destaque o disparar
de um disjuntor ou a queima de um fusível com a interrupção do circuito,
deixando-o aberto, o que evita o risco de curto-circuito.
10- Relacionar a implantação dessas medidas com a redução de acidentes
envolvendo energia elétrica, como choque ou incêndios. Além disso, a
economia de energia reduz a sobrecarga das usinas, o que é benéfico
para o meio ambiente, garantindo um consumo menor dos recursos e
menos impactos ambientais decorrentes do seu uso.
11- Relacionar o uso do fio-terra conectado
a um sistema de aterramento com a possibilidade de se prevenir
acidentes, sobretudo aqueles relacionados com o risco de choque
elétrico, já que ele permite que o excesso de corrente elétrica seja
descarregado para o solo.
________________________________________________
1 As constatações feitas demonstram que a lua Encélado possui água e moléculas orgânicas (formadas por carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, além de outros elementos). Essas são importantes evidências de origem da vida por meio do processo de evolução química, teoria que diz que moléculas simples teriam dado origem a moléculas mais complexas até originar a primeira célula.
2 B
A hipótese da evolução química sugere que substâncias inorgânicas arranjaram-se após sofrerem reações e foram capazes de dar origem a moléculas orgânicas mais simples.
3 A intensa ação das descargas elétricas da atmosfera primitiva, simulada no experimento por meio de faíscas elétricas, teria estimulado as reações químicas que originaram moléculas orgânicas com base em inorgânicas.
4
a) ( F ) Na Terra primitiva, a atmosfera não era idêntica à atual. Ela era composta por amônia, metano e hidrogênio, além de não apresentar oxigênio, presente na atual. Também era muito mais hostil, pois, além do vapor-d'água, existiam vários gases vulcânicos. Somado a isso, a atmosfera também era muito mais propícia a descargas elétricas.
b) ( V )
c) ( V )
5
O esquema representa a Hipótese da Geração Espontânea, ou Abiogênese, a qual propunha que os seres vivos poderiam surgir, espontaneamente, da matéria inanimada. Essa hipótese não é mais aceita pela comunidade científica, que, atualmente, defende que a vida só pode ser originada de um ser vivo preexistente.
6
Os processos de esterilização por fervura (ou seja, destruição e eliminação de microrganismos) e vedação (para dificultar o contato com outros seres vivos), aos quais são submetidos os alimentos enlatados, impedem a proliferação de microrganismos, garantindo que esses alimentos possam ser conservados por mais tempo do que os não enlatados.
7 C
O brotamento é a formação de brotos pelo indivíduo original, os quais formarão novos indivíduos. A partenogênese consiste no desenvolvimento de um novo organismo por meio de um gameta feminino não fertilizado. Já a divisão binária é a bipartição de um organismo unicelular. Na fragmentação, formam-se novos indivíduos com base em fragmentos do progenitor.
8 D
Na reprodução por enxertia, um ramo de uma planta (cavaleiro) é introduzido no tronco de outra planta (cavalo) através de uma fenda. Na mergulhia, uma parte de um ramo do vegetal é introduzido no solo sem que se desprenda da planta; após a formação de raízes na parte enterrada, separa-se o ramo da planta doadora. Na alporquia, pequenas porções de terra são presas ao caule, estimulando a produção de raízes adventícias. Já na estaquia, partes do caule da planta-mãe são removidas e fixadas no solo para originar novos indivíduos.
9 C
As planárias se reproduzem assexuadamente por fragmentação seguida de regeneração, na qual cada fragmento dará origem a um novo indivíduo geneticamente igual.
10
Como a reprodução assexuada produz clones, há ausência de variabilidade genética nas características, diminuindo a probabilidade de adaptação e de sobrevivência dos indivíduos em situações de mudanças no ambiente. Isso os torna mais suscetíveis à extinção.
~~;
Capítulo 8 - Sistemas genitais - atualizado 2024
*AULAS PARTICULARES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS *PSICOPEDAGOGIA *EDUCAÇÃO ESPECIAL *CURSO DE REDAÇÃO PARA VESTIBULARES |
Capítulo10 - Infecções sexualmente transmissíveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.