SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO HUMANIZADA


*AULAS PARTICULARES
*CURSO DE REDAÇÃO
*CLUBE DE CIÊNCIAS
*EDUCAÇÃO ESPECIAL
*LOCAL P/ FAZER TAREFAS E TRABALHOS ESCOLARES
 (COM OU SEM ACOMPANHAMENTO DE PROFESSORES)

 - PROF. FLAVIO GOMES JR - 
9 9631 3445
Siga-nos no Instagram : appoio.centroeducacional


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL :

Fonte : https://escolakids.uol.com.br/ciencias/o-que-e-desenvolvimento-sustentavel.htm

O desenvolvimento sustentável é fundamental para que as gerações futuras possam usufruir dos recursos naturais que o nosso planeta oferece.

1- Introdução :

   O desenvolvimento sustentável nada mais é que aquele desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da sociedade, porém sem comprometer a capacidade do planeta de atender as necessidades das futuras gerações. Podemos dizer, de forma resumida, que é um desenvolvimento que não causa o esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta.
   Esse conceito de desenvolvimento sustentável, que é o mais conhecido e difundido, foi popularizado a partir do Relatório Brundland — Nosso Futuro Comum — de 1987. Gro Harlem Brundtland, médica e ex-primeira-ministra da Noruega, foi convidada pela ONU para presidir a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A Comissão Broundtland foi a responsável por publicar o relatório.

De acordo com o Relatório Brundland — Nosso Futuro Comum: “Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas.”
É bom destacar ainda que o desenvolvimento sustentável está amparado sobre a interação entre três pilares: o social, o econômico e o ambiental. Sendo assim, no desenvolvimento sustentável, temos um crescimento econômico que leva em conta a proteção do meio ambiente e também a inclusão social.
No artigo “Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados”, os autores Alexandre André Feil e Dusan Schreiber destacam as seguintes informações sobre o desenvolvimento sustentável:
  • Objetiva o crescimento econômico sem agressão ambiental humana;
  • Visão de longo prazo em relação às gerações futuras;
  • Abrange o ambiental, o econômico e o social em equilíbrio mútuo;
  • Propõe mudança no comportamento da humanidade;
  • Materializado por meio de estratégias;
  • Envolve processos e práticas.

2-  Importância do desenvolvimento sustentável

A importância do desenvolvimento sustentável é bastante simples: se não adotarmos medidas sustentáveis, faltarão recursos naturais no futuro. Precisamos utilizar os recursos de maneira consciente para não afetar as gerações futuras, caso contrário essas enfrentarão escassez de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução.
Frase de Mahatma Gandhi sobre o meio ambiente

3-  Desafio do desenvolvimento sustentável

Alcançar o desenvolvimento sustentável, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil. O primeiro ponto, para isso, é entender que os recursos naturais de nosso planeta não durarão para sempre, ou seja, os recursos são finitos. Quando entendemos esse ponto, fica mais fácil compreendermos que precisamos agir de maneira responsável para que nossas ações de hoje não afetem o futuro do planeta.
Para atingir um desenvolvimento sustentável, devemos mudar nosso comportamento em relação ao meio ambiente e reavaliar nossa posição diante das relações de consumo. Será que realmente o que compramos é necessário? Será que minhas atitudes individuais são nocivas ao meio ambiente? Além do entendimento individual, o governo e as empresas necessitam compreender também a necessidade de se adotar medidas que visam diminuir os impactos causados por nós no meio ambiente.
Economia e meio ambiente
É necessário encontrar um equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação dos recursos naturais.
O consumo desenfreado, iniciado desde a Revolução Industrial, colocou-nos em uma situação delicada, uma vez que a natureza não está sendo capaz de se regenerar de todos os danos causados por esse tipo de consumo. Portanto, é fundamental que se ocorra uma mudança de hábitos de consumo e padrões de produção.
Não podemos nos esquecer, ainda, de que o desenvolvimento sustentável envolve a economia, o meio ambiente e a sociedade. Desse modo, a diminuição da pobreza também é um grande desafio para se atingir o desenvolvimento sustentável.

4- Atitudes para alcançar o desenvolvimento sustentável

Várias pessoas, empresas e governos têm adotado, nos últimos anos, atitudes que visam a um desenvolvimento sustentável, ou seja, procuram um desenvolvimento responsável que garanta um equilíbrio entre o crescimento econômico, a sociedade e o meio ambiente. Entretanto, a adoção dessas atitudes nem sempre é uma tarefa fácil.
Veja, a seguir, algumas atitudes que os governos, as empresas e a sociedade devem adotar para um desenvolvimento sustentável:
  • Garantir o descarte correto dos resíduos sólidos.
  • Investir em coleta seletiva e reciclagem de produtos.
  • Reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Uma alternativa é o investimento em transportes coletivos, a fim de diminuir o uso de veículos particulares.

A redução dos níveis de gás carbônico é essencial para se atingir um desenvolvimento sustentável.
  • Proteger os solos.
  • Fazer uso racional da água.
  • Reduzir o consumo de produtos descartáveis.
  • Adotar fontes de energia renovável.
  • Economizar energia elétrica.
  • Combater o desmatamento e incentivar a criação de áreas verdes.
  • Respeitar as leis trabalhistas.
  • Promover políticas que diminuam as desigualdades sociais.

 5- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2015, foi adotada a Agenda 2030, um documento que, de acordo com a Organização das Nações Unidas, é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Nesse documento, que foi adotado formalmente por todos os 193 Estados-membros da ONU, é possível encontrar 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais deverão ser implementados por todos os países até o ano de 2030.
Como cuidar do planeta
O objetivo 13 destaca a necessidade de cuidar do planeta a fim de combater as mudanças climáticas e seus impactos.
Veja abaixo quais são os 17 ODS:
  • Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável.
  • Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos.
  • Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
  • Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
  • Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
  • Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
  • Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
  • Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
  • Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

6- Curiosidade: Dia da Sobrecarga da Terra

Você sabe o que é o Dia da Sobrecarga da Terra? Esse dia marca a data em que o ser humano ultrapassa a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres naquele ano. De acordo com a Global Footprint Network, em 2018, já havíamos consumido todos os recursos naturais que tínhamos disponíveis para esse ano no dia 1º de agosto. O Dia da Sobrecarga da Terra é uma forma de alertar a sociedade a respeito dos nossos padrões de consumo.
Devemos adotar um desenvolvimento sustentável para garantir que as futuras gerações tenham suas necessidades supridas.Devemos adotar um desenvolvimento sustentável para garantir que as futuras gerações tenham suas necessidades supridas.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

7 - Comportamentos de um consumidor consciente :

  1. > Apagar as luzes ao sair dos ambientes;
  2. > Fechar a torneira enquanto ensaboa as louças, lava as mãos ou escova os dentes, por exemplo, diminuindo o desperdício;
  3. > Desligar os aparelhos eletrônicos que não estão em uso da tomada;
  4. > Colocar os alimentos dentro da geladeira somente quando já esfriaram;
  5. > Planejar as compras de alimentos e de roupas;
  6. > Comprar produtos de produtores locais;
  7. > Aproveitar os papéis, utilizando frente e verso das folhas;
  8. > Reduzir a papelada optando por contas digitais e recusando notas fiscais físicas, por exemplo;
  9. > Optar, sempre que possível, pelo transporte coletivo ou compartilhado;
  10. > Procurar utilizar bicicleta para se locomover, ao invés de carros ou motos;
  11. > Reutilizar embalagens e objetos;
  12. > Separar o lixo orgânico e reciclável, mesmo sem coleta seletiva, e faz o descarte correto dos itens, como pilhas e baterias;
  13. > Ler os rótulos e busca a origem dos alimentos ou produtos, além de pesquisar sobre o processo produtivo;
  14. > Priorizar produtos feitos com material reciclado e produtos orgânicos;
  15. > Compartilhar informações sobre empresas e produtos;
  16. > Cobrar ações do poder público que beneficiem o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.