8
A condição de repouso faz com que o lápis não utilize
energia. Se o objeto estivesse em movimento, haveria
energia cinética envolvida.
9 As plantas, ao usarem a luz solar, estão utilizando a energia
luminosa para realizar a fotossíntese.
10 Em dias frios, o uso de agasalhos cria uma camada isolante
em torno do corpo que dificulta a transferência
de calor para o ambiente, evitando, assim, a hipotermia
(redução da temperatura corporal para abaixo de 35 ºC).
Capítulo
2 - Transformação de energia
-ATUALIZADO 2025 -
1
É possível
relacionar o princípio de que a energia não pode ser criada, apenas
transformada ou transferida, com a necessidade de um fornecimento constante de
energia elétrica, que em última instância vem de usinas que transformam a
energia mecânica ou o calor em eletricidade.
2
Espera-se
que os processos de transformação de energia mencionados no enunciado sejam
relacionados com um maior consumo da energia química armazenada nas pilhas e
baterias.
3
( V )
( V )
( F ) Embora
o fogão use a faísca para acender a chama, ele obtém energia da queima do gás
presente no botijão ou recebido por encanamento.
( F ) Embora o chuveiro dependa da queda da
água para funcionar, ativando o circuito, é necessária também a energia
elétrica para que a resistência gere energia térmica (calor), que por sua vez
aquecerá a água.
( V )
4
E
Embora parte
da energia seja transformada em térmica, nem toda a energia química do corpo é
gasta. Além disso, há também a transformação em energia mecânica, que produz o
movimento característico da corrida.
5
( V )
( F ) O uso
de energia solar não acarreta a emissão de gases do efeito estufa.
( F ) Embora
ainda seja necessário que se desenvolvam pesquisas aprofundadas sobre os
impactos no ciclo migratório de aves, sabe-se que podem ocorrer acidentes
provocados pelo choque dos pássaros contra as hélices dos aerogeradores.
( V )
( V )
6 E
A energia mecânica da água movimenta as turbinas,
fazendo com que os geradores funcionem e transformem
essa energia em energia elétrica.
7
( V )
( V )
( F ) A energia proporcionada pelos ventos é
mecânica, e não térmica.
( F ) A energia térmica era utilizada nessas
máquinas para aquecer a água e transformá-la em vapor. O vapor de água formado
em alta pressão movimentava as estruturas móveis da máquina, convertendo,
assim, energia térmica em energia mecânica.
( V )
8
D
Os geradores das usinas transformam energia
mecânica (do movimento das turbinas) em elétrica. Nos locais de consumo, a
energia elétrica é convertida em luminosa.
9
Pode-se
propor a diversificação das fontes de energia para que não se fique dependente
de uma única fonte energética.
10
Pode-se relacionar a redução no consumo de
energia com uma demanda menor por ela e, consequentemente, uma redução no uso
dos recursos. No caso das hidrelétricas, por exemplo, pode-se diminuir o fluxo
da água para os reservatórios, beneficiando o ciclo hidrológico e a vida
aquática. Também se reduz a necessidade de construir outras hidrelétricas.
11
C
Nas usinas
termelétricas, a transformação de energia térmica em energia elétrica se dá de
maneira indireta. A energia térmica, produzida pela queima de um combustível, é
utilizada para aquecer a água. A pressão produzida pelo vapor-d'água é
utilizada para a movimentação de turbinas, que gerarão energia elétrica com
base em energia mecânica.
Capítulo
- 3 - Circuitos elétricos
-ATUALIZADO 2025 -
1
E
Carga elétrica é propriedade de cada uma das
partículas mencionas na questão. Prótons são partículas com carga positiva;
elétrons têm carga negativa e nêutrons, neutra.
2
D
De acordo
com o modelo planetário, prótons e nêutrons localizam-se no núcleo do átomo,
enquanto os elétrons ficam na eletrosfera.
3
B
Devido às
cargas elétricas, prótons se repelem, elétrons se repelem, e elétrons e prótons
se atraem.
4
( F ) Em um
circuito elétrico fechado, há passagem de elétrons pelos condutores e,
portanto, a lâmpada se mantém acesa.
( V )
( V )
( V )
( F ) Para
que haja a condução elétrica, é preciso que se monte um circuito, ou seja, que
se estabeleça um ciclo que perpasse tanto a lâmpada (elemento que utiliza a
energia elétrica) quanto a pilha (geradora de energia), formando, assim, um
fluxo constante de elétrons.
5
C
Para estabelecer uma corrente elétrica, é
preciso que o circuito esteja fechado e que apresente três elementos: fonte
geradora de energia (pilha), condutores (fios) e elementos que convertem a
energia elétrica em outra fonte de energia (lâmpada).
6
( V )
( V )
( F ) A proteção oferecida pela borracha
depende da intensidade da corrente. Se a pessoa recebe uma corrente elétrica
muito intensa, equipamentos de borracha não oferecem a resistência necessária
para impedir a transmissão da corrente elétrica, e ela pode levar um choque.
( F ) Se a
vítima ainda estiver conectada à fonte de energia elétrica, e uma pessoa tocar
nela para tentar ajudá-la sem proteção, há um risco muito grande de também
receber um choque, pois o corpo humano atua como condutor de energia elétrica.
( V )
7
O raio é um fenômeno relacionado à
movimentação de elétrons do solo para a nuvem, e vice-versa. A descarga
elétrica corresponde à passagem de elétrons do meio carregado negativamente
para o meio mais carregado positivamente.
8
O corpo
humano desempenha a função do condutor de corrente elétrica.
9
É possível relacionar pilhas, baterias e
usinas com a geração de energia. No caso, as pilhas e as baterias convertem
energia química em elétrica. Já as usinas geram energia elétrica a partir de
diferentes fontes, a depender de seu tipo.
10
A borracha que compõe esses equipamentos é um
material isolante e, dessa forma, impede que a corrente elétrica circule pelo
corpo humano.
11
O atrito da pele de carneiro no âmbar faz com
que este perca elétrons e fique carregado positivamente. Assim, o âmbar atrai
elétrons presentes em outros objetos e na atmosfera.
Capítulo 4 - Consumo de energia elétrica - 2025
1-
( V )
( F ) Watt é a unidade para potência elétrica, não para
intensidade de corrente.
( V )
( F ) A unidade que define tal relação é a intensidade de
corrente elétrica.
( V )
2- B
C (lâmpada incandescente) = 100W . 10h . 30 / 1000 = 30 kWh
C (lâmpada fluorescente) = 20W . 10h . 30 / 1000 = 6 kWh
30 – 6 = 24 kWh
3- E
252 kWh = P . 24h x 30 / 1000
P = 252 / 0,72 = 350 W
4- C
C = 5500 x 1h / 1000 = 5,5 kWh
5- B
C = 5500 W x 0,5 h x 30 / 1000 = 82,5 kWh
82,5 kWh x 4 = 330 kWh
6- D
C = 5500W x 0,16 h x 30 / 1000 = 26,4 kWh
26,4 kWh x 4 = 105,6 kWh
330 - 105,6 = 224,4 kWh
7
Espera-se que o percurso da corrente elétrica pelo circuito seja
relacionado com o conceito de diferença de potencial elétrico entre
os polos de uma pilha.
8
O descarregamento da pilha pode ser relacionado com
a interrupção das reações químicas que geram energia,
de modo que o fluxo de elétrons é interrompido, deixando
de haver diferença de potencial entre os polos da
pilha.
9
A energia elétrica residencial provém das usinas elétricas,
que garantem um fornecimento constante de energia, ao
contrário dos circuitos com pilhas, cuja capacidade de manter
uma diferença de potencial é limitada pelos reagentes
presentes na pilha.
10
Espera-se que se relacione a tensão maior com o risco
de danificar o aparelho por sobrecarga, descrevendo,
portanto, a necessidade de se reduzir a tensão por meio
de um transformador para poder usar um aparelho de
127 V em uma tomada 220 V.
11
O fato de o chuveiro elétrico demandar uma grande
quantidade de energia elétrica para funcionar (devido
à sua potência) deve ser relacionado com a importância
de se investir em banhos curtos. É também possível
relacionar o menor consumo de energia elétrica com a
redução de impactos ambientais relacionados à geração
de eletricidade.
12
A principal desvantagem das lâmpadas incandescentes
é a conversão de grande parte da energia em energia
térmica, resultando em desperdício de energia e um
maior consumo dos recursos energéticos.
Capítulo 5 - Uso consciente de energia elétrica - 2024
1- B
C = (4 000W · 0,25 h · 2 · 30) / 1000 = 60 kWh
60 kWh · 4 = 240 kWh
410 kWh → 100%
240 kWh → x
x = 24000/410
x = 58%
2- B
C = (4000 W · 0,16 h · 30) / 1000 = 19,2 kWh
19,2 kWh · 4 = 76,8 kWh
246,8 kWh → 100%
76,8 kWh → x
x = 7680/24
3-
C
Consumo anual = (422 + 415 + 432 + 483 + 397 + 415 +
417 + 390 + 523 + 399 + 410 + 246,8) = 4949,8 kWh
Consumo mensal = (4949,8 kWh)/12 = 412 kW
4-
C
390 kWh → 100%
x → 74%
x = (74 · 390) / 100
x = 288,6 kWh.
288,6 kWh = (P · 24 h · 30)/1000
P = 288,6/0,72 = 400 W
5-
D
(I) Fontes alternativas de energia não são isentas de
impactos ambientais.
(II) As usinas hidrelétricas não resultam na liberação, ao
menos de forma
direta, de gás carbônico na atmosfera, como ocorre com as fontes
de energia que
envolvem a queima de combustíveis fósseis.
6-
B
Desligar a torneira enquanto escova os dentes apenas
propicia
a economia de água.
7- Destacar atitudes como evitar
o uso exagerado desses aparelhos,
bem como a opção
por modelos mais econômicos (por exemplo,
aqueles
que dispõem do selo A da Procel).
8- O principal risco é o da ocorrência de incêndios
(que
podem se alastrar e atingir residências adjacentes)
ou
mesmo de queimaduras por choque elétrico (o que
pode levar à morte).
9- Relacionar o conceito de circuito
elétrico com a necessidade de um
circuito fechado para
manutenção do funcionamento dos aparelhos
eletrodomésticos. Desse modo, a ideia aqui é que ele destaque
o disparar
de um disjuntor ou a queima de um fusível
com a interrupção do circuito,
deixando-o aberto, o que
evita o risco de curto-circuito.
10- Relacionar a implantação dessas
medidas com a redução de acidentes
envolvendo energia elétrica, como choque ou incêndios. Além disso, a
economia de energia reduz a sobrecarga das usinas,
o que é benéfico
para o meio ambiente, garantindo
um consumo menor dos recursos e
menos impactos
ambientais decorrentes do seu uso.
11- Relacionar o uso do fio-terra
conectado
a um sistema de aterramento com a possibilidade de se prevenir
acidentes, sobretudo aqueles
relacionados com o risco de choque
elétrico, já que ele
permite que o excesso de corrente elétrica seja
descarregado para o solo.
________________________________________________
Resoluções das Atividades Suplementares :
Ciências – 8s anos
Capítulo 6 - atualizado 2025
Processos reprodutivos
1
As constatações feitas demonstram que a lua Encélado
possui água e moléculas orgânicas (formadas por car-
bono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, além de outros
elementos). Essas são importantes evidências de uma
possível origem da vida por meio do processo de evo-
lução química, teoria que diz que moléculas simples
teriam dado origem a moléculas mais complexas até
originar a primeira célula.
2 B
A hipótese da evolução química sugere que substân-
cias inorgânicas arranjaram-se após sofrerem reações
e foram capazes de dar origem a moléculas orgânicas
mais simples.
3
A intensa ação das descargas elétricas da atmosfera primi-
tiva, simulada no experimento por meio de faíscas elétri-
cas, teria estimulado as reações químicas que originaram
moléculas orgânicas com base em inorgânicas.
4
a) ( F ) Na Terra primitiva, a atmosfera não era idêntica
à atual. Ela era composta de amônia, metano e
hidrogênio, além de não apresentar oxigênio,
presente na atual. Também era muito mais hostil,
pois, além do vapor-d'água, existiam vários gases
vulcânicos. Somado a isso, a atmosfera também
era muito mais propícia a descargas elétricas.
b) ( V )
c) ( V )
5
O esquema representa a Hipótese da Geração Espon-
tânea, ou Abiogênese, a qual propunha que os seres
vivos poderiam surgir, espontaneamente, da matéria
inanimada. Essa hipótese não é mais aceita pela comu-
nidade científica, que, atualmente, defende que a vida
só pode ser originada de um ser vivo preexistente.
6
Os processos de esterilização por fervura (ou seja, des-
truição e eliminação de microrganismos) e vedação
(para dificultar o contato com outros seres vivos), aos
quais são submetidos os alimentos enlatados, impedem
a proliferação de microrganismos, garantindo que esses
alimentos possam ser conservados por mais tempo do
que os não enlatados.
As constatações feitas demonstram que a lua Encélado
possui água e moléculas orgânicas (formadas por carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, além de outros
elementos). Essas são importantes evidências de origem
da vida por meio do processo de evolução química, teoria que diz que moléculas simples teriam dado origem a
moléculas mais complexas até originar a primeira célula.
7 C
O brotamento é a formação de brotos pelo indivíduo
original, os quais formarão novos indivíduos. A parteno-
gênese consiste no desenvolvimento de um novo orga-
nismo por meio de um gameta feminino não fertilizado.
Já a divisão binária é a bipartição de um organismo uni-
celular. Na fragmentação, formam-se novos indivíduos
com base em fragmentos do progenitor.
8 D
Na reprodução por enxertia, um ramo de uma planta
(cavaleiro) é introduzido no tronco de outra planta (cavalo)
por uma fenda. Na mergulhia, uma parte de um ramo
do vegetal é introduzida no solo sem que se desprenda
da planta; após a formação de raízes na parte enterrada,
separa-se o ramo da planta doadora. Na alporquia,
pequenas porções de terra são presas ao caule, estimu-
lando a produção de raízes adventícias. Já na estaquia,
partes do caule da planta-mãe são removidas e fixadas
no solo para originar novos indivíduos.
9 C
As planárias se reproduzem assexuadamente por fragmen
tação seguida de regeneração, na qual cada fragmento
dará origem a um novo indivíduo geneticamente igual.
10
Como a reprodução assexuada produz clones, há ausên-
cia de variabilidade genética nas características, dimi-
nuindo a probabilidade de adaptação e de sobrevivência
dos indivíduos em situações de mudanças no ambiente.
Isso os torna mais suscetíveis à extinção
Capítulo 7 - Reprodução assexuada
- atualizado 2025
1
a) Na reprodução sexuada, a prole é resultado da
recombinação do material genético de dois indivíduos parentais diferentes, o que possibilita a variabilidade genética.
b) A variabilidade genética aumenta as chances de
existirem indivíduos resistentes a mudanças ambientais dentro de uma população. Logo, ela aumenta a
resistência das populações a situações adversas.
2 D
Na reprodução sexuada, os organismos que se originam
são geneticamente distintos do progenitor; seres humanos não realizam reprodução assexuada; na reprodução
assexuada, não ocorre união de gametas.
3 B
Em humanos, o gameta feminino (óvulo) e o gameta
masculino (espermatozoide) carregam, cada um, 23 cromossomos, metade dos cromossomos de cada progenitor. Ao se unirem na fecundação, formam um zigoto
com 46 cromossomos.
4
Embora a fertilização seja realizada fora do organismo
feminino, trata-se, sim, de reprodução sexuada. Isso se
dá porque há ocorrência da união gamética, isto é, do
óvulo com o espermatozoide.
5
a) ( F ) Não é qualquer célula de um organismo pluricelular que pode realizar reprodução sexuada, apenas as células gaméticas (os gametas).
b) ( V )
c) ( V )
d) ( V )
6 A
Na fecundação interna, a união dos gametas ocorre no
interior do corpo da fêmea, o que aumenta a probabilidade de sucesso de fecundação, impedindo a predação dos gametas. Além disso, em muitas espécies há
cuidado parental, já que o número de filhotes gerados é
menor do que nas espécies com fecundação externa.
7 B Os seres humanos são dioicos, pois apresentam sexos
separados; realizam fecundação interna, pois esta ocorre
dentro do corpo da mulher; são vivíparos, pois os filhotes
se desenvolvem dentro do corpo da mulher (no útero);
e apresentam gametas oogâmicos, pois os masculinos
são menores, mais numerosos e móveis, ao contrário dos
gametas femininos.
8 C
O brotamento é caracterizado pela formação assexuada,
por divisões mitóticas, de um broto (ou gema) que pode
ou não ficar unido ao organismo parental que lhe deu origem. A reprodução sexuada por ocorrer por fecundação
interna ou externa.
9
a) A polinização entre flores masculinas e femininas de
plantas diferentes reduz a frequência de autofecundação e aumenta a de fecundação cruzada, colaborando para a variação genética das populações
dessa espécie.
b) Borboletas, mariposas, abelhas, vespas, moscas,
besouros, formigas, lesmas, beija-flores etc.
10
a) As minhocas são monoicas, ou hermafroditas, pois
cada indivíduo possui os dois sexos, masculino e
feminino.
b) Apesar de serem hermafroditas, as minhocas precisam de um parceiro para realizar a fecundação. Portanto, elas estão realizando fecundação cruzada.
Capítulo 8 - Sistemas genitais - atualizado 2025
1 a) O escroto protege os testículos e os mantém em
temperatura adequada à produção de gametas (1 ºC
abaixo da temperatura corporal).
b) As células reprodutoras originadas nos testículos são
denominadas espermatozoides.
c) As células reprodutoras (espermatozoides) são formadas nos túbulos seminíferos.
2 Com a retirada do núcleo, o espermatozoide perderia seu material genético, que fica armazenado nessa
região da cabeça.
3 A
A hipófise anterior produz o hormônio luteinizante, que
age nas células intersticiais, estimulando a produção de
testosterona, e o hormônio folículo-estimulante, que
age sobre os túbulos seminíferos, estimulando a produção de espermatozoides.
4 C
Ao saírem dos testículos, os espermatozoides passam
para o epidídimo, onde ficam armazenados; seguem
pelos dutos deferentes até o duto ejaculatório, onde
recebem os líquidos componentes do sêmen; e chegam à uretra, pela qual são, finalmente, expelidos no
momento da ejaculação.
5 O termo vagina refere-se ao canal interno da genitália
feminina. A parte erroneamente chamada de vagina é,
geralmente, a vulva (pudendo feminino).
6 C
A afirmativa I está errada porque os gametas sexuais
femininos são formados durante o desenvolvimento
embrionário da menina, de maneira que, ao nascer, ela
tem um número definido de ovócitos (cerca de 400 dessas células), que são liberados (um ou dois, a cada 28
dias) a partir da puberdade, no processo de ovulação.
7 Menarca é o termo utilizado para se referir à primeira
menstruação de alguém. Consultar um ginecologista é
importante na prevenção e no tratamento de doenças
que possam acometer os órgãos genitais externos e
internos.
8 C
Com vinte semanas, os órgãos genitais externos já estão
formados, sendo possível determinar com maior segurança o sexo do bebê por meio do exame de ultrassonografia.
9 D
As cesarianas reduzem o tempo de trabalho de parto
quando comparado com o de um parto normal, mas
não são isentas de riscos, exigindo recuperação mais
lenta, acompanhamento cirúrgico e anestesia
Capítulo 9 - Métodos contraceptivos
1 B
Quando o pênis é retirado de dentro da vagina instan-
tes antes da ejaculação (coito interrompido), o risco de
falha é elevado, pois durante a relação há liberação de
líquido que pode conter espermatozoides.
2 B
O diafragma é um método contraceptivo de barreira,
pois impede o contato dos espermatozoides com os
ovócitos. A eliminação dos espermatozoides é feita pela
pomada espermicida.
3 D
A pílula anticoncepcional tem altas quantidades de hormônios, como estrogênio e progesterona, que impedem a secreção dos hormônios foliculoestimulante e luteinizante, produzidos pela hipófise. Com a baixa na concentração desses hormônios, não ocorre a ovulação.
4
a) Preservativo (feminino ou masculino), diafragma e
dispositivo intrauterino (DIU).
b) Laqueadura tubária, que consiste no seccionamento
das tubas uterinas, impedindo que os óvulos atinjam
o útero e que haja fecundação por meio do encontro
com o espermatozoide.
5 D
O ginecologista é o profissional mais indicado para ajudar na escolha da pílula anticoncepcional. Para fazer essa indicação, ele considera vários aspectos da paciente, como seu estilo de vida, seu estado de saúde etc.
6
Não. O uso simultâneo de duas camisinhas traz o risco de rompimento, devido ao atrito entre os preservativos, o que prejudicaria sua eficácia.
7 C
A camisinha é o método contraceptivo indicado na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST)
porque impede o contato com secreções do sistema
genital do(a) parceiro(a) durante o ato sexual.
8 C
• Para saber o dia da ovulação, deve-se contar 14 dias a partir da data da menstruação (9 de dezembro). Assim, a próxima ovulação da jovem seria por volta do dia 22 de dezembro. Como o período fértil compreende cinco dias antes da ovulação e três dias depois, o período mais provável para a ovulação é entre 17 e 25 de dezembro.
9
Não. Embora as chances de uma mulher engravidar fora de seu período fértil sejam baixas, ainda assim é possível que a concepção ocorra. Dessa forma, é recomendado o uso de outros métodos contraceptivos para evitar a gravidez.
Cap.10 - Infecções sexualmente
transmissíveis
1
O homem não está correto e precisa procurar ajuda
médica. Pela descrição dos sintomas, ele contraiu sífilis,
uma infecção sexualmente transmissível que pode ficar
assintomática por alguns períodos. A evolução da infec-
ção, contudo, pode gerar um quadro grave se o paciente
não for tratado.
2
Caso a jovem e seu marido tenham tido relações sexuais
desprotegidos, é possível que ela esteja com gonorreia,
infecção sexualmente transmissível que, nos homens,
causa os sintomas descritos no texto e, nas mulheres,
costuma ser assintomática.
3 C
O sintoma mais comumente observado no condiloma
acuminado é o aparecimento de verrugas genitais.
4 A
O herpes é uma infecção causada por dois tipos dife-
rentes de vírus: um que atua nos lábios e outro que se
manifesta nos órgãos sexuais.
5
a) ( V )
b) ( F ) Se não for tratada corretamente, a sífilis pode
comprometer vários órgãos além dos genitais,
como olhos, pele, ossos, coração e cérebro.
c) ( V )
d) ( F ) Embora se trate de uma IST, a aids pode ser
adquirida por outros meios além do sexo, como
transfusão de sangue de doadores infectados,
compartilhamento de seringas com pessoas
infectadas ou transmissão pela placenta da mãe
para o filho.
6 D
A aids é uma infecção que afeta o sistema imune do
paciente com o vírus HIV, tornando-o vulnerável a uma
série de doenças oportunistas, como a tuberculose.
7
Após o estabelecimento da aids, ocorre uma diminui-
ção considerável das células de defesa do organismo,
ou seja, o indivíduo fica com o sistema imune compro-
metido. Isso é um facilitador para o desenvolvimento de
outras doenças, como pneumonia, malária, tuberculose,
herpes, lesões tumorais etc
8 D
A saliva e o suor não constituem meios de propagação
do vírus HIV.
9
A pessoa mencionada está apenas soropositiva, ou seja,
possui o vírus HIV no organismo, mas não necessaria-
mente desenvolveu a aids. Como essa pessoa começou
o tratamento com o coquetel de medicamentos logo
após o diagnóstico, é provável que o vírus esteja sendo
controlado e que ela não tenha desenvolvido a aids.
Portanto, o amigo que afirmou que ela não está com
aids está correto.
10
A correta higienização das partes íntimas e o uso de roupas limpas e ventiladas são ações que ajudam a evitar as
ISTs causadas por fungos, que proliferam facilmente em
locais quentes e úmidos, por exemplo, a vagina.
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Capítulo 9 - Métodos contraceptivos - atualizado 2025
1 B
Quando o pênis é retirado de dentro da vagina instantes
antes da ejaculação (coito interrompido), o risco de
falha é elevado, pois durante a relação há liberação
de líquido que pode conter espermatozoides.
2 B
O diafragma é um método contraceptivo de barreira,
pois impede o contato dos espermatozoides com os
ovócitos. A eliminação dos espermatozoides é feita pela
pomada espermicida.
3 D
A pílula anticoncepcional possui altas quantidades de
hormônios, como estrogênio e progesterona, que impedem a secreção dos hormônios folículo-estimulante e
luteinizante, produzidos pela hipófise. Com a baixa na
concentração desses hormônios, não ocorre a ovulação.
4
a) Preservativo (feminino ou masculino), diafragma e
dispositivo intrauterino (DIU).
b) Laqueadura tubária, que consiste no seccionamento
das tubas uterinas, impedindo que os óvulos atinjam
o útero e que haja fecundação por meio do encontro
com o espermatozoide.
5 D
O ginecologista é o profissional mais indicado para ajudar na escolha da pílula anticoncepcional. Para fazer essa
indicação, ele considera vários aspectos da paciente,
como seu estilo de vida, seu estado de saúde etc.
6 Não.
O uso simultâneo de duas camisinhas oferece o
risco de rompimento, devido ao atrito entre os preservativos, prejudicando sua eficácia.
7 C
A camisinha é o método contraceptivo indicado na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST)
porque impede o contato com secreções do sistema
genital do(a) parceiro(a) durante o ato sexual.
8 C
• Para saber o dia da ovulação, deve-se contar 14 dias a
partir da data da menstruação (9 de dezembro). Assim,
a próxima ovulação de Mariana seria por volta do dia
22 de dezembro. Como o período fértil compreende
cinco dias antes da ovulação e três dias depois, o
período mais provável para a ovulação de Mariana é
entre 17 e 25 de dezembro.
9
Não. Embora as chances de uma mulher engravidar
fora de seu período fértil sejam baixas, ainda assim é
possível que a concepção ocorra. Dessa forma, é recomendado o uso de outros métodos contraceptivos para
evitar a gravidez.
Capítulo10 - Infecções sexualmente
transmissíveis
Atualizado 2024
1
Joaquim não está correto e precisa procurar ajuda
médica. Pela descrição dos sintomas, Joaquim contraiu
sífilis, uma infecção sexualmente transmissível que pode
ficar assintomática por alguns períodos. A evolução da
infecção, contudo, pode gerar um quadro grave se o
paciente não for tratado.
2
Caso Andressa e seu marido tenham tido relações
sexuais desprotegidos, é possível que ela esteja com
gonorreia, infecção sexualmente transmissível que, nos
homens, causa os sintomas descritos no texto e, nas
mulheres, costuma ser assintomática.
3 C
O sintoma mais comumente observado no condiloma
acuminado é o aparecimento de verrugas genitais.
4 A
O herpes é uma infecção causada por dois tipos diferentes de vírus: um que atua nos lábios e outro que se
manifesta nos órgãos sexuais.
5
a) ( V )
b) ( F ) Se não for tratada corretamente, a sífilis pode
comprometer vários órgãos além dos genitais,
como olhos, pele, ossos, coração e cérebro.
c) ( V )
d) ( F ) Embora se trate de uma IST, a aids pode ser
adquirida por outros meios além do sexo, como
transfusão de sangue de doadores infectados,
compartilhamento de seringas com pessoas
infectadas ou transmissão pela placenta da mãe
para o filho.
6 D
A aids é uma infecção que afeta o sistema imune do
paciente com o vírus HIV, tornando-o vulnerável a uma
série de doenças oportunistas, como a tuberculose.
7
Após o estabelecimento da aids, ocorre uma diminuição considerável das células de defesa do organismo,
ou seja, o indivíduo fica com o sistema imune comprometido. Isso é um facilitador para o desenvolvimento de
outras doenças, como pneumonia, malária, tuberculose,
herpes, lesões tumorais etc.
8 D
A saliva e o suor não constituem meios de propagação
do vírus HIV.
9
Alfredo está correto. Por estar realizando o tratamento,
Carolina está infectada pelo vírus HIV, mas não apresenta a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids).
10
A correta higienização das partes íntimas e o uso de roupas limpas e ventiladas são ações que ajudam a evitar as
IST causadas por fungos, que proliferam facilmente em
locais quentes e úmidos, por exemplo, a vagina.
Capítulo 11 - 2024
Sistema neuroendócrino
1
( A) Glândulas lacrimais
( C) Pâncreas
( C) Ovário
( B) Hipófise
( A) Glândulas sebáceas
( B) Glândula tireóidea
2 Ao serem transportados pelo sangue, os hormônios
alcançam as células-alvo, alterando o mecanismo de atividade dessas células.
3
a) Adrenocorticotrópico (ACTH).
b) Gonadotrópicos (FSH e LH).
c) Tireotrópico (TSH).
d) Oxitocina.
4
Se houver baixa produção do hormônio do crescimento
na infância, o indivíduo terá seu desenvolvimento corporal comprometido e, por isso, crescimento abaixo da
média, caracterizando o nanismo hipofisário. Por outro
lado, se a produção desse hormônio for excessiva na
infância, o indivíduo crescerá mais que o esperado,
apresentando gigantismo hipofisário.
5
a) A glândula pineal é responsável pela produção da
melatonina.
b) Sugestão de resposta:
Além de ter efeito sobre o sono, a melatonina “ajuda
a emagrecer, protege contra os danos causados
pelo acidente vascular cerebral, auxilia no controle
da hipertensão e do diabetes e reduz as crises de
enxaqueca”.
6
Pode-se dizer que a insulina e o glucagon apresentam
ações antagônicas porque a insulina retira glicose do
sangue e promove sua entrada em algumas células,
enquanto o glucagon realiza a quebra do glicogênio
hepático em glicose, liberando-a no sangue.
7
a) O diabetes mellitus requer não só cuidados médicos
que controlem os níveis de açúcar no sangue, mas
também uma alimentação equilibrada e a prática
regular de atividades físicas.
b) Indivíduos que apresentam diabetes precisam realizar atividades físicas e passar por dietas muitas vezes
rígidas, de acordo com o grau da deficiência, o que
os impossibilita de ingerir determinados tipos de alimento. No caso de crianças e adolescentes, a ingestão de alimentos ricos em açúcares, como refrigerante, sanduíche, sorvete etc., é ainda mais comum,
principalmente ao sair com os amigos, o que interfere no tratamento do indivíduo.
8 B
No córtex da glândula suprarrenal, são produzidos hormônios sexuais, glicocorticoides e mineralocorticoides
(aldosterona). O cortisol é um glicocorticoide que apresenta efeito hiperglicemiante e ação anti-inflamatória.
9
Hormônio Glândula que o
libera Função
GH ou STH Hipófise (região
anterior)
Estimula o alongamento
do tecido ósseo e o
desenvolvimento da massa
muscular, promovendo o
crescimento.
Oxitocina Hipófise (região
posterior)
Estimula as contrações
uterinas durante o parto.
ADH Hipófise (região
posterior)
Promove a reabsorção de
água nos túbulos renais.
T3 e T4 Tireóidea
Atuam no processo de
oxidação e de liberação
energética nas células,
aumentando a taxa
metabólica.
PTH Paratireóideas Regula os níveis de cálcio no
sangue.
Insulina Pâncreas
Promove a entrada de
glicose em determinadas
células.
Capítulo 12 - 2024-
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