COLÉGIO - BIOLOGIA - 9. ANO - ATIVIDADES SUPLEMENTARES

*AULAS PARTICULARES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS

*PSICOPEDAGOGIA  *EDUCAÇÃO ESPECIAL

*CURSO DE REDAÇÃO PARA VESTIBULARES
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LIVRO 1 :


Capítulo 1 
- ATUALIZADO 2025 -

1- A invenção do microscópio permitiu que os cientistas estudassem estruturas invisíveis a olho nu, como as células. Esse avanço tecnológico possibilitou o desenvolvimento de diversos conhecimentos sobre a vida incluindo a compreensão dos mecanismos de transmissão das características dos seres vivos, entre outros.




3 Analisando as afirmações de cima para baixo, tem-se:

(F) A Biologia utiliza áreas da Matemática, como a estatística e a probabilidade, para organizar e analisar seus dados; também estabelece relações com a Física por meio do estudo dos processos físicos que ocorrem nos organi 

(F) Os conhecimentos produzidos nas áreas da Zoologia e da Botânica podem ter diversas aplicações, como na conservação de espécies, na produção de medicamentos, na agropecuária, entre outras.

(V) A Genética estuda os mecanismos de transmissão das características de uma geração para outra, processo denominado hereditariedade.

(V) A Biologia evolutiva compreende as relações de parentesco entre as espécies. Seus estudos podem ser aplicados às demais áreas da Biologia para auxiliar outros pesquisadores a compreenderem a história evolutiva de seus objetos de estudo

(V) O ecólogo estuda as relações dos organismos deum ambiente com os componentes abióticos desse meio. Seus estudos podem ser aplicados em projetos de conservação ambiental


4 D

A hipótese relaciona um fenômeno a variáveis, como objetivo de formular uma explicação para responder o porquê da ocorrência desse fenômeno


5 D

O trecho citado menciona a ação de “empregar um meio conveniente que permita separar o vapor da parte figurada do sêmen”, com objetivo de obter um resultado (“para decidir a questão”); sendo assim, a etapa do método científico a qual a citação se refere é o planejamento do experimento.


6

 A ordem hierárquica dos níveis de organização biológica é: átomo
 → molécula (A) → célula (B) → tecido →órgão (C) → sistema (D) → organismo → população →comunidade (E) → ecossistema (F) → biosfera





8
 De acordo com a metodologia científica, a sugestão que geraria resultados mais confiáveis é a segunda, que propõe a utilização de um grupo experimental e de um grupo controle, pois o grupo controle permite a comparação do efeito da variável sobre o grupo experimental.


9
 No contexto de mudança de paradigmas, as crises ocorrem quando o paradigma dominante é questionado pela comunidade científica devido ao surgimento de cada vez mais evidências contraditórias. Já os instrumentos correspondem ao conjunto de regras, leis e crenças adotado pela comunidade científica.





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Capítulo 2 
Características gerais dos seres vivos

- ATUALIZADO 2025 


1 a) A célula I representa uma célula eucariótica, e a célula II  representa uma célula procariótica.

b) A célula I apresenta núcleo delimitado por carioteca, além de vários tipos de organelas (estruturas citplasmáticas) no citoplasma. Já a célula II não apresenta carioteca, apresentando seu material genético agregado ao citoplasma.


2 D

Todas as reações químicas que ocorrem em um ser vivo constituem seu metabolismo, incluindo as reações de quebra e junção de moléculas e as reações hormonais. 


3 B 

A reprodução sexuada promove a variabilidade genética, uma vez que combina o material genético do(s) genitor(es) durante a fusão dos gametas, formando descendentes geneticamente diferentes, o que não acontece na reprodução assexuada. Esse mecanismo é importante, pois possibilita que os indivíduos de uma população apresentem características diferentes, o que pode ser vantajoso diante uma adversidade ambiental, por exemplo. 


4 A  


No texto, os trechos "variedade de reações químicas que os capacitam a manter o ambiente interno estável”, “permitindo-lhes [...] deslocar-se no ambiente, responder a estímulos provindos dele e perpetuar a vida” e “[…] além de aumentarem o tamanho dos seus corpos durante esse processo” descrevem os conceitos de metabolismo, movimento, reatividade

5 D
As células eucarióticas apresentam o material genético envolvido por uma membrana denominada carioteca. 

Protozoários, algas, animais, plantas e fungos são formados por esse tipo de célula. As bactérias e arqueias, procarióticas.  outro lado, possuem células


 6 C 

O gráfico ilustra o aumento do metabolismo de um animal conforme ocorre aumento da temperatura ambiente. Desse modo, a regulação do metabolismo, como sua temperatura corporal, é influenciada pela temperatura do meio.


7

 a) Após a aplicação do antibiótico, as bactérias da variedade não resistente morreram, ficando apenas indivíduos da variedade resistente, que se reproduziram .Isso ocorreu porque as bactérias da variedade resistente apresentavam uma característica que as ajudou a resistir à ação do antibiótico.


b) Em uma população com grande variedade genética, caso ocorra alguma alteração no ambiente, é provável que nem todos os indivíduos morram, o que garante a perpetuação da espécie.


8

A seleção natural é o processo no qual os seres vivos com características mais vantajosas para sobrevivência e reprodução são selecionados, gerando mais descendentes. Essa seleção ocorre devido a uma alteração ambiental, fazendo com que organismos da mesma espécie que não possuem essas características vantajosas tendam a desaparecer da população. No experimento, as bactérias da variedade resistente representam os organismos com a característica vantajosa; a alteração ambiental é a aplicação do antibiótico; e as bactérias da variedade não resistente são aquelas que tendem a desaparecer.




Capítulo 3 - Compostos orgânicos 

 - ATUALIZADO 2025 -


1B

As enzimas, a insulina e a hemoglobina são exemplos

de proteínas com função enzimática, de comunicação

celular (hormonal) e transportadora, respectivamente.


2

 Analisando as afirmativas de cima para baixo, tem-se:

(V) A quitina é um polissacarídio estrutural que constitui

o exoesqueleto dos artrópodes.

(V) O glicogênio é um polissacarídio formado por diversas moléculas de glicose e tem função de reserva

energética dos animais e dos fungos.

(F) A ribose é um monossacarídio componente dos ácidos ribonucleicos (RNA).

(F) O amido é um polissacarídio cujos monômeros são moléculas de glicose.



a) São fontes de vitamina A vegetais de coloração amarela e vermelha, fígado, ovos etc.

b) A vitamina A é classificada como lipossolúvel, pois não é dissolvida em água. Ela se dissolve apenas no meio lipídico.



Nas algas, as ceras são a principal substância de reserva energética; nas plantas e nos animais, servem como substância impermeabilizante.



I. (X) O colesterol ruim (LDL) é um esteroide que pode

ser produzido no fígado ou absorvido no intestino a partir dos alimentos de origem animal. Em

excesso, esse lipídio pode causar doenças cardiovasculares, como o acúmulo de gordura nos

vasos sanguíneos (aterosclerose).

II. (X) A hemoglobina é uma proteína encontrada no

interior das hemácias e tem função de transportar

o oxigênio na corrente sanguínea. Ela consegue

realizar essa atividade em decorrência da presença do ferro em sua molécula.

III. (   ) A maltose e a sacarose são dissacarídios; a maltose é formada por duas moléculas de glicose e a

sacarose é formada por uma molécula de glicose

e outra de frutose.

IV. (X) As vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis por serem solubilizadas na água e as vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis por serem solubilizadas por lipídios e por solventes orgânicos.

V. (    ) O colesterol é o principal esteroide das células animais; organismos procarióticos, por outro

lado, não são capazes de sintetizar esse lipídio


6 E

Os fosfolipídios apresentam uma região hidrofílica, formada por glicerol e ácido fosfórico, e uma região hidrofóbica, formada por ácidos graxos; por esse motivo, eles são caracterizados como estruturas anfifílicas. Dessa maneira, em meio aquoso, os fosfolipídios se organizam em uma bicamada, com as partes hidrofílicas voltadas para as regiões em contato com o meio aquoso, e as partes hidrofóbicas voltadas para o interior da bicamada, formando os lipossomos.


7 B

O colesterol é um esteroide presente nos animais; dessa

maneira, sua ausência no rótulo indica que o produto

não contém gordura de origem animal. As fibras são

carboidratos que o corpo humano não consegue digerir; DNA e RNA estão presentes em todas as células, no entanto em menor concentração que os demais compostos orgânicos; esse alimento é rico em carboidratos, não em proteínas, motivo pelo qual não é indicado para ganho de massa muscular.


8

a) Para determinar qual faixa etária teve maior crescimento proporcional de obesos, é necessário calcular quantas vezes a porcentagem indicada para obesos em 2009 aumentou em relação à de 1975. No caso da população masculina, observa-se que na faixa etária entre 5 e 9 anos, houve um aumento de 5,6 vezes de obesos (17 dividido por 3 = 5,6); já na faixa entre 10 e 19 anos, aumentou 12 vezes (6 dividido por 0,5 = 12); e na faixa acima de 20 anos, aumentou 4 vezes (12 dividido por 3 = 4). No caso da população feminina, houve um aumento de 6 vezes na faixa etária entre 5 a 9 anos (12 dividido por 2 = 6); na faixa entre 10 e 19 anos, aumentou 4 vezes (4 dividido por 1 = 4); e na faixa acima de 20 anos, aumentou 2,1 vezes (17 dividido por 8 = 2,1). Portanto, o maior crescimento proporcional de obesos ocorreu na faixa entre 10 a 19 anos da população masculina e entre 5 a 9 anos na população feminina.


b) Os carboidratos são a principal fonte de energia para os organismos; no entanto, quando é ingerido em excesso, é armazenado para reserva energética na

forma de gordura, o que pode causar o sobrepeso e

a obesidade.




Capítulo 4 -  Conservação da biodiversidade

 - ATUALIZADO 2025 -

1

 As Unidades de Conservação são áreas naturais em terra ou mar, geograficamente definidas e juridicamente demarcadas. Esses espaços, regidos por legislação especial, têm por objetivo a proteção da biodiversidade e dos recursos naturais do Brasil, além de preservarem o sustento e a cultura das populações tradicionais locais.

 

2

Reserva Extrativista                    X           X              X              -----             X

 

Reserva ­Particulardo                X              X              X               X            -----

Patrimônio

Natural

 

 

Área de Proteção                     X            X              X                 X                 X

Ambiental

 

 

Parque Nacional                       X           X          -----             ------             -----

 

Estação Ecológica                     X        -----         ------            ------            -----

 

 

 

3 A

Reserva Extrativista, Área de Proteção Ambiental e Reserva Particular do Patrimônio Natural são UCs de Uso Sustentável.

 

 

 

 

 

 

4 D

Com o desmatamento de uma região, as espécies que viviam nesse ambiente perdem território, o que pode levar à redução de suas populações, e, consequentemente, à diminuição da diversidade genética. A longo prazo, a redução da variabilidade genética pode resultar na extinção das espécies na área desmatada. Além disso, a remoção das árvores reduz a da taxa de fotossíntese na região, diminuindo a captura de gás carbônico, um gás do efeito estufa, da atmosfera.

 

5 B

Os PARNAs são Unidades de Conservação (UC) de Proteção Integral que admitem a realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, de recreação e de turismo. As ESECs são UCs de Proteção Integral; portanto, não permitem a exploração dos recursos naturais. As APAs são UCs de Uso Sustentável, que também admitem a realização de pesquisas científicas. Por fim, as RESEXs protegem os meios de vida e a cultura das populações tradicionais, assegurando a exploração sustentável dos recursos naturais da unidade.

 

6 B

Analisando as afirmativas de cima para baixo, tem-se:

(F) A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma área privada que foi transformada em uma Unidade de Conservação, com o objetivo de conservar a diversidade biológica.

(V) As UCs de Uso Sustentável permitem a ocupação humana e a utilização dos recursos naturais, desde que não ocorra degradação ambiental.

(F) O bioma Mata Atlântica em si não constitui uma UC; ele apresenta UCs espalhadas em seus limites.

 

7 E

A destruição de hábitats é uma das principais causas de extinção de espécies, afetando a biodiversidade e provocando

desequilíbrios ecossistêmicos, como alterações nas cadeias alimentares e nas relações ecológicas.

 

 

8

a) A introdução de espécies exóticas em novos ambientes ameaça o equilíbrio ecossistêmico, pois essas espécies se

adaptam com facilidade, muitas vezes por não terem predadores naturais. Elas competem com espécies nativas, alterando os ciclos biológicos e a dinâmica populacional, o que pode levar à redução de espécies nativas e à perda de biodiversidade.

b) Poluição, destruição de hábitats por desmatamento, alterações climáticas intensificadas pelo uso de combustíveis fósseis, entre outras





 


Cap. 5 -  Poluição e sustentabilidade - ATUALIZADO 2025


Analisando as afirmações de cima para baixo, tem-se:

(V) A poluição se refere à presença concentrada no

ambiente de determinadas substâncias ou agentes

físicos que afetam negativamente os ecossistemas,

modificando o seu equilíbrio natural.

(V) O derramamento de petróleo afeta todo o ecossistema marinho, impactando diretamente os animais

aquáticos, que podem sofrer intoxicação ou asfixia.

(V) A chuva ácida é a precipitação de substâncias tóxicas (ácidos) provenientes da poluição atmosférica

e responsáveis por aumentar a acidez da água da

chuva.



2 D


Os resultados dos testes indicaram que a forte nebulosidade, o escurecimento do céu e a chuva cinza em São Paulo eram provenientes de queimadas em outras regiões do Brasil, como Norte e Centro-Oeste, e outros países da América do Sul, que afetaram a qualidade do

ar atmosférico.


3 C

A eutrofização é um processo em que as águas

continentais e litorâneas recebem um excesso de

nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo,

resultando na proliferação de plantas aquáticas e

de microrganismos, como algas e cianobactérias.

Tal fenômeno impede a passagem de luz na água

e prejudica a produção de oxigênio, causando a

morte dos organismos do ecossistema.


4 B

Dentre as diversas problemáticas causadas pela ação

antrópica, pode-se citar o lançamento direto do lixo

urbano nos corpos-d'água. Essa ação provoca a eutrofização do ambiente, fenômeno decorrente do enriquecimento da água com nutrientes, o que favorece a proliferação excessiva de plantas aquáticas e de microrganismos, como algas e cianobactérias.


5 C


O uso de utensílios reutilizáveis preserva os recursos

naturais, além de diminuir o lixo descartável, que potencialmente pode parar nos oceanos e mares.


6

 a) Resíduo orgânico formado por compostos de natureza biológica.


b) Pode ocorrer a contaminação do solo, da água e do

ar, pois, durante a decomposição dos resíduos orgânicos, forma-se chorume, um líquido poluente.


7 E

I. (V) As poluições sonora e luminosa podem gerar

diversos problemas aos seres humanos, como irri-

tação, nervosismo, fadiga, estresse, insônia, pro-

blemas de memória, falta de concentração etc.


II. (V) A poluição luminosa pode afetar a orientação espa-

cial de alguns animais. Um exemplo são os filhotes

de tartarugas marinhas, que utilizam a luz do Sol ou

da Lua para alcançarem a água após eclodirem.


III. (V) A poluição sonora pode afetar os padrões de acasalamento de alguns animais marinhos que utilizam seus sentidos acústicos para encontrar algum

parceiro.


8-

Sugestões de respostas:

Reduzir – Consumir menos produtos, preferindo os que produzem menos resíduos e apresentam maior durabilidade.

Reutilizar – Usar novamente os produtos, evitando

comprar outros.

Reparar – Consertar objetos que ainda tenham utilidade, evitando adquirir novos sem necessidade.

Recusar – Evitar o consumo de produtos de marcas que

não tenham compromisso socioambiental.

Reciclar – Encaminhar os resíduos à reciclagem para

que sejam transformados em matéria-prima para outros

produtos.


9 A

A eutrofização das águas oceânicas por nutrientes minerais, como nitrogênio e fósforo, provoca a proliferação excessiva de algas e cianobactérias, o que aumenta a turbidez da água, dificultando a passagem de luz, causando a morte das algas submersas e reduzindo a taxa de fotossíntese.




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LIVRO 2 :


Cap. 6 - Estrutura celular - atualizado 2025


Os microscópios eletrônicos têm uma capacidade de
ampliação superior em comparação com microscópios
ópticos e utilizam feixes de elétrons, em vez de luz, para
formar imagens.


2 A

Todas as células animais possuem membrana plasmá-
tica, citoplasma e material genético.


I. ( X ) A figura representa a membrana plasmática,
estrutura formada por uma bicamada de fosfo-
lipídios com outras moléculas associadas, como
proteínas.
II. ( ) A letra A indica o colesterol, um lipídio esteroide
presente apenas nas células animais.
III. ( X ) A letra B aponta para proteínas de membrana, que
podem ter função de transporte de substâncias,
sinalização celular, ancoragem etc.
IV. ( X ) A letra C corresponde a moléculas de ­fosfolipídios
organizadas em duas camadas.


4 D

A membrana plasmática apresenta proteínas transpor-
tadoras, que facilitam o transporte de moléculas incapa-
zes de atravessar diretamente a bicamada fosfolipídica.
Caso esse transporte ocorra a favor do gradiente de
concentração, ou seja, do meio com maior concentração
da substância para o com menor concentração, é deno-
minado difusão facilitada.


5 B

A solução do vaso A é isotônica, ou seja, a concentração de
sacarose está em equilíbrio nos meios intra e extracelular.
A solução do vaso B é hipertônica, o que significa que a
concentração de sacarose no meio intracelular é menor do
que no meio extracelular; por esse motivo, a água tende
a sair da célula. Por fim, a solução do vaso C é hipotônica,
então a concentração de sacarose é maior no meio intra-
celular, ocasionando a entrada de água na célula.



6 B


Conforme a concentração de sódio no líquido extrace-
lular diminui, ocorre a entrada de água nas células por
osmose, pois a água passa do meio menos concentrado
em solutos (meio extracelular) para o meio mais concen-
trado (meio intracelular).


7
 A sequência correta na 
Coluna 2, de cima para baixo, é:
2, 3, 5, 1, 4.


8 B


Proteínas sintetizadas pelos ribossomos aderidos ao
retículo endoplasmático granuloso podem ser enviadas
por meio de vesículas até o complexo golgiense.


9

 O deslocamento de material do citoplasma pela célula
é resultado da atuação de proteínas que constituem
o citoesqueleto.


10

 ( V ) O núcleo é delimitado pela carioteca, também
conhecida como envelope nuclear, uma estrutura
composta de duas membranas fosfolipídicas asso-
ciadas a proteínas.
( V ) Os cromossomos são moléculas de DNA altamente
condensadas. Cada espécie possui uma quantidade
específica dessas estruturas. Nos seres humanos,
por exemplo, a maioria das células contém 22 pares
de cromossomos autossômicos e 1 par de cromos-
somos sexuais, totalizando 46 cromossomos.
( F ) Os poros nucleares controlam seletivamente a
entrada e saída de substâncias do núcleo.


11

 a) A condensação do DNA ocorre devido à associação
dessa molécula com proteínas.
b) Quando a célula não está se dividindo, o material ge-
nético é encontrado na forma de cromatina. Durante
a divisão celular, esse material é organizado na forma
de cromossomo.


12 C

Normalmente, o cariótipo de um ser humano do sexo
masculino é formado por 22 pares de cromossomos
autossômicos e um par sexual XY. Essa mesma informação
também pode ser escrita como 44 cromossomos autos-
sômicos e um par sexual XY ou como 46 cromossomos,
sendo um par sexual XY.




Capítulo 7 -  Metabolismo celular - atualizado 2025


1

 O ATP pode ser considerado a “moeda energética“ das

células porque ele armazena e fornece a energia química

que é utilizada pelo organismo para a realização de suas

reações metabólicas. Dessa maneira, o ATP é utilizado para

“pagar“ os custos energéticos das atividades celulares.


2 B

O esquema revela que a maior produção de ATP ocorre

na cadeia respiratória, etapa dependente da presença

do gás oxigênio. Durante esse processo, os elétrons

provenientes das moléculas transportadoras de elétrons

percorrem a cadeia de proteínas presentes nas cristas

mitocondriais, convertendo ADP em ATP. Ao final da

etapa, as moléculas de O2

recebem esses elétrons e são

convertidas em água (H2O).



3 B

O esquema representa a respiração celular, processo

que libera a energia armazenada na molécula de ATP.

Esse processo pode ser dividido em três etapas principais: glicólise (A), que ocorre no citoplasma; ciclo de

Krebs (B), que ocorre na matriz mitocondrial; e cadeia

respiratória (C), que ocorre nas cristas mitocondriais e é

a etapa mais energética.



4 A

As bactérias fermentadoras podem produzir energia

por meio da fermentação láctica ou da fermentação

alcoólica. Na primeira, o produto final é ácido láctico; e,

na segunda, é álcool etílico e gás carbônico.


5 B

Na fermentação realizada pela levedura Saccharomyces

cerevisiae, a glicose é degradada em álcool etílico e

gás carbônico.


6 D

No processo de respiração celular aeróbica, as plantas,

bem como a maioria dos seres vivos, utilizam gás oxigênio

na degradação de carboidratos, produzindo moléculas

de ATP, sem a necessidade de energia luminosa.



Quimiossíntese.



Analisando as proposições de cima para baixo, tem-se:

( V ) A fotossíntese utiliza energia luminosa para produzir compostos orgânicos, enquanto a quimiossíntese utiliza moléculas inorgânicas.

( F ) A fotossíntese utiliza a energia luminosa, gás carbônico e água para sintetizar glicose. O gás oxigênio

é um subproduto desse processo.


( V ) A fotossíntese e a respiração celular são processos

complementares. O primeiro produz carboidratos e

gás oxigênio, que são utilizados para produção de

energia no segundo processo.

( F ) As plantas, por meio do processo de fotossíntese,

produzem glicose, que é degradada na respira-

ção celular para produção de ATP. Desse modo,

esses seres realizam tanto a fotossíntese quanto a

respiração celular.


9

 a) ( F ) As plantas realizam a respiração celular aeróbica,

processo em que moléculas orgânicas são utilizadas

para obtenção de energia com a participação de

gás oxigênio.

b) ( V ) A quimiossíntese é um processo anabólico que

utiliza a energia química de moléculas inorgânicas

para a produção de compostos orgânicos.

c) ( V ) A fotossíntese é um processo autotrófico, no qual

moléculas orgânicas são produzidas a partir de

gás carbônico e água. Como resultado desse pro-

cesso, formam-se carboidratos e gás oxigênio,

que podem posteriormente ser utilizados para a

produção de energia.

d) ( F ) A fermentação é um processo anaeróbico, ou seja,

ocorre na ausência de gás oxigênio, com um saldo

energético de 2 ATP. Esse processo é realizado

por células musculares humanas em condições

específicas, além de ser comum em alguns fungos

e bactérias.


10 E


No metabolismo energético das células, os cloroplastos

e as mitocôndrias estão relacionados com os processos

de fotossíntese e respiração celular, respectivamente. O

primeiro processo utiliza gás carbônico (III) e água (H2

O)

como substratos para produzir gás oxigênio e glicose (I e II).

O segundo processo utiliza estes dois últimos compos-

tos como substratos para produzir ATP (IV), liberando

CO2

e H2O como subprodutos.



11 C

O processo esquematizado é a fotossíntese, que é

dividida em fase clara e escura. A primeira fase ocorre

nos tilacoides e é quando as moléculas de água (I) são

decompostas, liberando O2

(II) como subproduto. Os

átomos de hidrogênio (H) são utilizados na segunda

fase, em que os átomos de carbono (C) das moléculas

de dióxido de carbono (III) são incorporados em molé-

culas intermediárias, formando carboidratos, como a

glicose (C6H12O6).





Capítulo 8 -  Material genético e síntese proteica - atualizado 2025


1 C

As moléculas de DNA e RNA são compostas de nucleo-

tídios, os quais são formados por um grupo fosfato, uma

pentose e uma base nitrogenada. No DNA, a pentose é

a desoxirribose, e as bases nitrogenadas presentes são

adenina, citosina, guanina e timina. No RNA, a pentose

é a ribose, e as bases nitrogenadas incluem adenina,

citosina, guanina e uracila.



2 D

I. ( V ) Nucleotídios em sequência podem formar molé-

culas de DNA e de RNA.

II. ( V ) O DNA é caracterizado estruturalmente por ser

uma dupla-fita de nucleotídios, enquanto o RNA

possui uma fita simples.

III. ( V ) Os nucleotídios são formados por um grupo fosfato,

uma pentose (desoxirribose ou ribose) e uma base

nitrogenada (adenina, citosina, guanina, timina

ou uracila).

IV. ( F ) A timina é uma base nitrogenada exclusiva do DNA.

V. ( F ) As bases nitrogenadas adenina, citosina, guanina

e uracila formam o RNA.



3 D

Para que as informações genéticas sejam expressas

e influenciem as características de um organismo, o

primeiro processo que ocorre é a transcrição do RNA

mensageiro a partir do DNA.



4 B

Os nucleotídios do DNA são formados por um grupo

fosfato, uma desoxirribose e uma base nitrogenada,

que pode ser adenina, citosina, guanina ou timina.



5 D

O número 1 refere-se ao processo de replicação do DNA,

no qual a molécula é duplicada; o número 2 representa o

processo de transcrição, que resulta na produção de RNA

a partir do DNA; finalmente, o número 3 corresponde ao

processo de tradução, que ocorre quando uma proteína

é sintetizada a partir da leitura do RNAm nos ribossomos.



6 D

A eritromicina, ao se ligar aos ribossomos das bactérias,

inibe a síntese proteica, visto que essas organelas são o

local onde as proteínas são produzidas.


7 C

A vacina de RNAm contém o RNA mensageiro viral,

que é traduzido pelas células humanas, estimulando o

sistema imunológico a produzir anticorpos específicos

contra a doença.



8 E

A mutação da doença mencionada provoca a substitui-

ção do aminoácido serina (UCU) por tirosina (UAU) na

9a posição, considerando que a tradução se inicia apenas

no códon de iniciação (AUG).



9

 A alteração III produziu o menor peptídio, resultando

na sequência AUG UUU GUU UAA UGU ACU UAG,

que foi traduzida no peptídio Met-Phe-Val, com três

aminoácidos. Isso ocorreu devido à mutação que

gerou um códon de parada, interrompendo o pro-

cesso de tradução. A alteração I, por sua vez, gerou

a sequência AUG UUU GUU CAA ACU UGG, corres-

pondente ao peptídio Met-Phe-Val-Gln-Cys-Thr-Trp,

com sete aminoácidos. Por fim, a alteração II produziu

a sequência AUG UUU UUC AAU GUA CUU, que cor-

responde ao peptídio Met-Phe-Phe-Asn-Val-Pro, com

seis aminoácidos.





Capítulo 9 - 2025
1 E
Analisando as afirmações de cima para baixo, tem-se:
( F ) Cada enzima apresenta seu próprio valor de pH ótimo.
( F ) A temperatura pode alterar a conformação tridi-
mensional da enzima, o que afeta a formação do
complexo enzima-substrato.
( V ) Temperaturas elevadas podem desnaturar as proteí-
nas, fazendo-as perder seu formato original. Conse-
quentemente, a atividade enzimática é reduzida.
( V ) A concentração de substrato é um dos fatores que
influenciam a atividade enzimática, assim como a
temperatura e o pH.
2 A
I. ( V ) Fatores como temperatura, pH e concentração
do substrato influenciam a ação enzimática.
II. ( F ) As enzimas se mantêm intactas após as reações
que catalisam.
III. ( V ) Alterações no formato das enzimas (desnatu-
ração) podem inviabilizar a função enzimática
devido ao encaixe específico com o substrato.
3 C
Como a substância em questão é a responsável pela
produção do pigmento e é inibida pela temperatura, é
provável que seja uma proteína que tem poder catalítico,
ou seja, uma enzima.
4 D
A seta corresponde ao valor de temperatura em que a
atividade da enzima é máxima, ou seja, o ponto ótimo
de temperatura.
5 C
Ao conhecer a conformação tridimensional de uma pro-
teína, é possível compreender sua função, pois essas
duas características das proteínas estão intimamente
associadas.
6 a) O sítio ativo é essencial para a atividade da enzima, via-
bilizando a transformação do substrato em produto.
b) As enzimas interagem com moléculas específicas,
chamadas substratos, diminuindo a energia neces-
sária para que a reação aconteça e originando os
produtos. Desse modo, elas atuam no metabolismo




celular convertendo nutrientes, como carboidratos,
proteínas e gorduras, em substâncias que podem ser
absorvidas e usadas pelas células.
7 a) A proteína representada na figura pertence à classe
das enzimas, responsáveis por catalisar reações quí-
micas no organismo. O modelo de funcionamento
das enzimas recebe o nome de “chave-fechadura”
porque, como uma chave em uma fechadura, apenas
o substrato específico (a chave) caberia no sítio ativo
da enzima (a fechadura).
b) O gráfico 3, pois, com o aumento da concentração de
substrato, a velocidade da reação tende a aumentar
até atingir um ponto em que o sítio ativo de todas as
proteínas do meio está ocupado, então a velocidade
da reação se mantém constante.
8 D
Considerando a intenção de prolongar a longevidade
dos frutos, as ações mais eficientes para reduzir a ativi-
dade enzimática são diminuir o pH de 4 para 2 e reduzir
a temperatura de 40 oC para 20 oC.







Capítulo 10 - Divisão Celular - 2025

1 B
A meiose é o processo pelo qual células diploides (I)
dão origem a células haploides (II), formando células
reprodutivas (III).
2 Analisando os itens de cima para baixo, tem-se:
( V ) A interfase é um período de intenso metabolismo
celular, com ampla produção de proteínas, RNA
e outros componentes celulares, além de ser o
momento em que o material genético da célula
é duplicado.
( V ) A interfase constitui maior parte do ciclo celular.
Durante essa fase, o núcleo celular está íntegro, e
o material genético encontra-se descondensado,
ao contrário do que é observado durante a divisão
celular.
( V ) Na etapa da divisão celular o material genético está
altamente condensado, formando os cromossomos.
( V ) Durante a divisão celular o nucléolo e a carioteca são
destituídos, permitindo a disjunção dos cromosso-
mos nas duas células-filhas.
3 C
Nos organismos unicelulares eucariontes, a mitose
produz dois descendentes geneticamente idênticos à
célula-mãe.
4 Analisando os itens de cima para baixo, tem-se:
( V ) Nos organismos pluricelulares, a mitose é respon-
sável pelo crescimento e recuperação dos teci-
dos, originando células geneticamente idênticas à
célula-mãe.
( F ) Durante a mitose animal ocorre a separação das
cromátides-irmãs.
( F ) A meiose é uma divisão celular reducional, por-
que forma células-filhas com metade da ploidia da
célula-mãe.
( V ) A meiose é o processo de divisão celular respon-
sável por gerar gametas e é durante esse pro-
cesso que ocorrem eventos, como a permutação
e a segregação independente dos cromossomos
homólogos, fundamentais à variabilidade genética
das células.
5 O processo representa a meiose, pois a quantidade de
cromossomos ao final da fase de divisão celular apre-
senta metade da quantidade de cromossomos que a
célula inicial (2c)



6 A
A permutação (ou crossing-over) corresponde às tro-
cas de segmentos entre cromátides dos cromossomos
homólogos durante a meiose, processo de divisão celular
responsável por formar os gametas dos organismos que
se reproduzem sexuadamente.
7 D
I. ( F ) A meiose é o processo de divisão celular que
produz os gametas, sendo, portanto, relacionada
com a reprodução sexuada.
II. ( V ) A trissomia do cromossomo 21 ocorre por alte-
rações durante a separação dos cromossomos
na meiose.
III. ( V ) Nos organismos unicelulares, a mitose é um meca-
nismo de reprodução assexual e nos organismos
multicelulares, tem função de crescimento e repara-
ção dos tecidos.
IV. ( F ) A meiose origina quatro células-filhas com metade
do número de cromossomos da célula inicial.
V. ( V ) A meiose origina os gametas, que, após a fecun-
dação, formam o zigoto, o qual passa por suces-
sivas divisões mitóticas para crescimento.
8 D
Nos dois esquemas, é possível notar que as células-filhas
formadas terão quatro cromossomos, ou seja, metade do
número de cromossomos da célula-mãe, o que caracteriza
ambos os esquemas como células passando pela meiose.
O esquema A representa a separação dos cromossomos
homólogos durante a meiose I e o esquema B, a separa-
ção das cromátides-irmãs durante a meiose II.
9 a) Ovulogênese.
b) I – mitose; II – meiose I; III – meiose II.












Capítulo 11  - Genética e hereditariedade - 2024

1-     1-   Hipócrates acreditava que todas as estruturas que compõem o corpo já estavam contidas em partículas do pai e da mãe. A conjunção de tais partículas formaria um novo ser vivo, que receberia as características dos pais. Já Aristóteles, defendia a geração espontânea dos seres vivos a partir de um “princípio ativo”. Uma segunda forma de reprodução, segundo o filósofo, seria a transmissão de caracteres paternos e maternos, que estariam contidos em fluidos masculinos e femininos.

 

2-    2-   Antes das conclusões de Mendel, acreditava-se que a hereditariedade acontecia por meio de misturas aleatórias das características dos progenitores. Se uma planta de flores vermelhas, por exemplo, fosse cruzada com outra planta de flores azuis, os descendentes apresentariam flores de cor intermediária, segundo o pensamento vigente à época.

 

 

 

3-     3-   B

 A Primeira Lei de Mendel é conhecida como Lei da Segregação. Ela propõe que cada característica de um indivíduo é determinada por um par de alelos que se separam na meiose, durante a formação dos gametas.

 

 

4-     4-  B

 Ao cruzar indivíduos RR com indivíduos rr, obtém-se 100% de indivíduos Rr. Por isso, a alternativa A está incorreta. O fator responsável pela textura lisa nas sementes é dominante, o que invalida o item C. Finalmente, após o cruzamento dos híbridos da geração F1 , obtém-se 3 / 4 de indivíduos com sementes lisas. Dessa forma, o item D está incorreto.

 

 

5-      5-  A

No cruzamento de plantas rugosas com lisas homozigotas, a descendência F1 terá genótipo 100% heterozigoto. Dessa forma, manifestará o fenótipo dominante, que é semente lisa. Parental: rr X RR. F1 : 100% Rr com sementes lisas.

 

6-    6-    B

Pela análise do quadro, percebe-se que, na presença do alelo 2, em homozigose ou heterozigose, ocorre a manifestação do caráter afetado. Assim, considera-se que o alelo 2 é dominante sobre o alelo 1.



7

a) Conforme o cruzamento 3, o gene dominante é V, pois ao cruzar as variedades vermelha e branca não houve descendentes da cor branca, indicando que essa cor é de caráter recessivo. Assim, os descendentes são flores vermelhas, com 100% de genótipos Vv.

 

b) O cruzamento da autofecundação dos descendentes do cruzamento 3 (Vv x Vv) originaria 75% de plantas com flores vermelhas (uma VV e duas Vv) e 25% de flores brancas (vv). O resultado está esquematizado a seguir.


8

 C

Considerando o alelo a para albinismo e A para pigmentação normal, em um cruzamento, temos: Pais: aa X Aa. Filhos: 50% aa (albinos) e 50% Aa (não albinos). Probabilidade de nascer uma criança com pigmentação normal = 50%.

 

 9

O termo fenótipo designa as características observáveis de um indivíduo, sejam fisiológicas, morfológicas ou bioquímicas. Apesar de estarem associadas aos genes, muitas características, como a cor da pele, são alteradas por fatores ambientais. Consequentemente, diz-se que o fenótipo resulta da interação entre o genótipo do indivíduo e o ambiente.

 

 10

a) Os gêmeos mostrados pertencem a sexos diferentes e, portanto, são gêmeos fraternos ou dizigóticos, não idênticos. Nesse caso, ovócitos II diferentes são fecundados por espermatozoides diferentes e o número de bebês dependerá de quantos ovócitos II foram fecundados. Esses gêmeos possuem o mesmo grau de semelhança genética que dois irmãos não gêmeos.

b) O outro tipo é de gêmeos idênticos ou monozigóticos. Nesse caso, um ovócito II é fecundado por um espermatozoide e forma o zigoto. Essa célula sofre divisões, formando duas ou mais massas celulares, cada uma dessas gerando um bebê com material genético muito semelhante. Por essa razão, eles são sempre muito parecidos fisicamente e do mesmo sexo.



Capítulo 12  - Genética e biotecnologia




1-       

a) 3. Os casais são formados pelos indivíduos 1 e 2 da geração I, da geração II e da geração III.

 

b) 11. Homens: indivíduos I1, II2, II5, III1, III4, III5, III9, III10, III11, IV1 e IV2.

 

 c) 11. Mulheres: indivíduos I2, II1, II3, II4, III2, III3, III6, III7, III8, IV3 e IV4.

 

 d) Aa, pois ele tem filhos com genótipo recessivo (aa) e dominante (A_), logo ele só pode ter genótipo heterozigoto.

 

e) O indivíduo II3 é tia do indivíduo III2.


2-

C

 De acordo com o enunciado, cajueiros de frutos amarelos têm fenótipo condicionado por alelo recessivo (genótipo aa) e cajueiros de frutos vermelhos têm fenótipo condicionado por alelo dominante (genótipo AA ou Aa). Gametas A a A AA Aa a Aa aa Portanto, a probabilidade de formarem-se frutos vermelhos é de 3 / 4 , ou seja, 75%, com os genótipos AA e Aa. Nesse cruzamento, a probabilidade de obter frutos amarelos é de apenas 1 4 ou 25%.

 

3-

A

O indivíduo I1 tem genótipo recessivo (aa), uma vez que ele apresenta a característica em questão. O indivíduo II2 tem genótipo heterozigoto (Aa), uma vez que ele tem fenótipo condicionado por um alelo dominante e é filho de pai aa e mãe Aa. O indivíduo III1 pode ser tanto heterozigoto (Aa) quanto homozigoto dominante (AA), já que apresenta fenótipo condicionado por um alelo dominante e é filho de pais heterozigotos (Aa).

 

 

4-

C

Cruzamento 1: Macho (Pp) × Fêmea 1 (pp) = Filhotes Pp, pp, Pp. Cruzamento 2: Macho (Pp) × Fêmea 2 (Pp) = Filhotes pp (100%).


5-

a)

 b) Recessiva, pois pais normais, que não apresentam a DMC, dão origem a um filho em que a doença se manifesta. Esse fato indica que os dois pais são heterozigotos (Dd) e que a manifestação da doença ocorre em indivíduos com genótipo recessivo homozigoto (dd).

c) Pais heterozigotos (Dd) produzem gametas D e d. Se a doença é recessiva, ela somente se manifestará em indivíduos homozigotos recessivos (dd). Dessa forma, a probabilidade de esse casal ter filhos com DMC é de 1 /4

 

6-

 C

      Como se trata de uma doença recessiva, a pessoa portadora da fenilcetonúria tem genótipo aa. Se a mãe é portadora, ela é heterozigota (Aa). O pai também será portador heterozigoto (Aa), já que seu pai era fenilcetonúrico (aa). Dessa forma, no cruzamento entre parentais heterozigotos, a probabilidade de nascer filho portador (aa) é de 25% ou 1 / 4


7-

      a) Pela presença do símbolo na embalagem: um T maiúsculo dentro de um triângulo amarelo. Em abril de 2018, uma alteração na lei foi aprovada pela Câmara dos Deputados obrigando a identificação de alimentos com componentes transgênicos. Para atualizar-se sobre a tramitação do projeto de lei, consulte: https://www25.senado.leg. br/web/atividade/materias/-/materia/120996.

 

b) Resposta pessoal. Algumas respostas possíveis são: Sim, eu deixaria de consumir devido aos riscos à saúde e ao meio ambiente. Não, eu consumiria, pois acho que as vantagens são maiores que os riscos.

 

c) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno reconheça o direito do consumidor de ter acesso às informações para que ele, após reflexão crítica, tome a decisão de utilizar ou não o produto.

 

 8-

Na imagem, a maçã transgênica é aquela identificada com o T de transgênico. A larva na outra maçã indica que ela seria orgânica, pois não teria sofrido manipulações a fim de evitar pragas.

 

 9-

 a) Do macho, pois o material genético da fêmea foi retirado, e introduzido no gameta feminino o material genético do macho. b) Considerando que o sexo é determinado geneticamente no animal mencionado, então o clone será do sexo masculino, pois o material genético é proveniente do macho.

 

10-

 a) O pai da criança é o homem B, pois metade das bandas da criança correspondem às bandas apresentadas por esse homem

 

b) Sim, pois metade do DNA da criança é herdado da mãe e a outra metade, do pai.

 

11-

 A

 A bioética deve ser considerada nas pesquisas de clonagem, pois esse assunto envolve controvérsias morais relacionadas à prática das ciências na vida e na saúde.



Capítulo 13 –

 Metabolismo energético

Respiração celular e fermentação

 

1-

      As moléculas de ATP são produzidas a partir da respiração celular ou da fermentação. Nesses processos, quando ocorre a quebra da glicose, parte da energia é perdida na forma de calor, enquanto outra parte é transferida para as moléculas de ATP, que funcionam como uma espécie de “reservatório”. Vem daí a denominação “moeda energética” das células

 2 -

A

 Os processos mostrados na figura são os seguintes: I – glicólise (uma sequência de reações que ocorre no citosol das células e tem como resultado a produção de ácido pirúvico); II – ciclo de Krebs (conjunto de oito reações químicas interligadas que acontecem na matriz mitocondrial); III – fosforilação oxidativa (também chamada de cadeia respiratória, consiste na produção de ATP pela união entre um ADP e um fosfato).

 

 3 -

C

 A assertiva IV está incorreta porque o gás oxigênio não é necessário na glicólise, apenas nas fases mitocondriais do processo de respiração celular aeróbica. Já o ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial, o que invalida o item V.

 

4-

 A

        O ciclo de Krebs acontece exclusivamente na matriz das mitocôndrias, em células eucarióticas, e no citoplasma de células procarióticas. Por esse motivo, as assertivas II e IV estão incorretas.

 

 5 -

a) Espera-se maior produção de ATP no exercício aeróbico, pois nas etapas da respiração aeróbica ocorre a produção de maior quantidade de ATP (30 ATPs), enquanto nas etapas da fermentação (exercícios anaeróbicos) produz-se menos ATP (2 ATPs).

 b) A maior parte do ATP que se produz na respiração celular é sintetizada durante a fase da cadeia respiratória, quando ocorre a adição de fosfato ao ADP, para que se forme o ATP. Isso explica o nome “fosforilação oxidativa”.

6 -

       Por um lado, tanto a respiração anaeróbica quanto a fermentação são processos que não precisam de gás oxigênio. Por outro lado, enquanto a respiração envolve a quebra total da molécula de glicose, na fermentação, essa quebra é apenas parcial.

 

7 -

A

        As bactérias fermentadoras podem produzir a energia necessária por meio da fermentação láctica ou da fermentação alcoólica. Na primeira, o produto é, entre outros, o ácido láctico; e, na segunda, é o álcool etílico e outras substâncias.

 

8 -

B

 Na fermentação realizada pela levedura Saccharomyces cerevisiae, a glicose é degradada em álcool etílico e gás carbônico.

 

 9-

 E

        Em condições de anaerobiose, o microrganismo terá que realizar fermentação, que produz menos energia que a respiração celular. Assim, precisará consumir mais moléculas de glicose do que se fosse realizar respiração celular.

 

 10-

 A

       Quando estão necessitando de ATP durante atividades físicas muito exigentes, as células musculares humanas realizam fermentação láctica, gerando o acúmulo de ácido láctico. É a produção desse ácido (e não o excesso de ATP) que causa dor muscular. 

























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