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- PROF. FLAVIO GOMES JR -
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LIVRO 1 :
Capítulo 1
- ATUALIZADO 2025 -
1- A invenção do microscópio permitiu que os cientistas estudassem estruturas invisíveis a olho nu, como as células. Esse avanço tecnológico possibilitou o desenvolvimento de diversos conhecimentos sobre a vida incluindo a compreensão dos mecanismos de transmissão das características dos seres vivos, entre outros.
3 Analisando as afirmações de cima para baixo, tem-se:
(F) A Biologia utiliza áreas da Matemática, como a estatística e a probabilidade, para organizar e analisar seus dados; também estabelece relações com a Física por meio do estudo dos processos físicos que ocorrem nos organi
(F) Os conhecimentos produzidos nas áreas da Zoologia e da Botânica podem ter diversas aplicações, como na conservação de espécies, na produção de medicamentos, na agropecuária, entre outras.
(V) A Genética estuda os mecanismos de transmissão das características de uma geração para outra, processo denominado hereditariedade.
(V) A Biologia evolutiva compreende as relações de parentesco entre as espécies. Seus estudos podem ser aplicados às demais áreas da Biologia para auxiliar outros pesquisadores a compreenderem a história evolutiva de seus objetos de estudo
(V) O ecólogo estuda as relações dos organismos deum ambiente com os componentes abióticos desse meio. Seus estudos podem ser aplicados em projetos de conservação ambiental
4 D
A hipótese relaciona um fenômeno a variáveis, como objetivo de formular uma explicação para responder o porquê da ocorrência desse fenômeno
5 D
O trecho citado menciona a ação de “empregar um meio conveniente que permita separar o vapor da parte figurada do sêmen”, com objetivo de obter um resultado (“para decidir a questão”); sendo assim, a etapa do método científico a qual a citação se refere é o planejamento do experimento.
6
A ordem hierárquica dos níveis de organização biológica é: átomo
→ molécula (A) → célula (B) → tecido →órgão (C) → sistema (D) → organismo → população →comunidade (E) → ecossistema (F) → biosfera
8
De acordo com a metodologia científica, a sugestão que geraria resultados mais confiáveis é a segunda, que propõe a utilização de um grupo experimental e de um grupo controle, pois o grupo controle permite a comparação do efeito da variável sobre o grupo experimental.
9
No contexto de mudança de paradigmas, as crises ocorrem quando o paradigma dominante é questionado pela comunidade científica devido ao surgimento de cada vez mais evidências contraditórias. Já os instrumentos correspondem ao conjunto de regras, leis e crenças adotado pela comunidade científica.
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Capítulo 2
Características gerais dos seres vivos
- ATUALIZADO 2025
1 a) A célula I representa uma célula eucariótica, e a célula II representa uma célula procariótica.
b) A célula I apresenta núcleo delimitado por carioteca, além de vários tipos de organelas (estruturas citplasmáticas) no citoplasma. Já a célula II não apresenta carioteca, apresentando seu material genético agregado ao citoplasma.
2 D
Todas as reações químicas que ocorrem em um ser vivo constituem seu metabolismo, incluindo as reações de quebra e junção de moléculas e as reações hormonais.
3 B
A reprodução sexuada promove a variabilidade genética, uma vez que combina o material genético do(s) genitor(es) durante a fusão dos gametas, formando descendentes geneticamente diferentes, o que não acontece na reprodução assexuada. Esse mecanismo é importante, pois possibilita que os indivíduos de uma população apresentem características diferentes, o que pode ser vantajoso diante uma adversidade ambiental, por exemplo.
4 A
No texto, os trechos "variedade de reações químicas que os capacitam a manter o ambiente interno estável”, “permitindo-lhes [...] deslocar-se no ambiente, responder a estímulos provindos dele e perpetuar a vida” e “[…] além de aumentarem o tamanho dos seus corpos durante esse processo” descrevem os conceitos de metabolismo, movimento, reatividade
5 D
As células eucarióticas apresentam o material genético envolvido por uma membrana denominada carioteca.
Protozoários, algas, animais, plantas e fungos são formados por esse tipo de célula. As bactérias e arqueias, procarióticas. outro lado, possuem células
6 C
O gráfico ilustra o aumento do metabolismo de um animal conforme ocorre aumento da temperatura ambiente. Desse modo, a regulação do metabolismo, como sua temperatura corporal, é influenciada pela temperatura do meio.
7
a) Após a aplicação do antibiótico, as bactérias da variedade não resistente morreram, ficando apenas indivíduos da variedade resistente, que se reproduziram .Isso ocorreu porque as bactérias da variedade resistente apresentavam uma característica que as ajudou a resistir à ação do antibiótico.
b) Em uma população com grande variedade genética, caso ocorra alguma alteração no ambiente, é provável que nem todos os indivíduos morram, o que garante a perpetuação da espécie.
8
A seleção natural é o processo no qual os seres vivos com características mais vantajosas para sobrevivência e reprodução são selecionados, gerando mais descendentes. Essa seleção ocorre devido a uma alteração ambiental, fazendo com que organismos da mesma espécie que não possuem essas características vantajosas tendam a desaparecer da população. No experimento, as bactérias da variedade resistente representam os organismos com a característica vantajosa; a alteração ambiental é a aplicação do antibiótico; e as bactérias da variedade não resistente são aquelas que tendem a desaparecer.
Capítulo
3 - Compostos orgânicos
- ATUALIZADO 2025 -
1B
As enzimas, a insulina e a hemoglobina são exemplos
de proteínas com função enzimática, de comunicação
celular (hormonal) e transportadora, respectivamente.
2
Analisando as afirmativas de cima para baixo, tem-se:
(V) A quitina é um polissacarídio estrutural que constitui
o exoesqueleto dos artrópodes.
(V) O glicogênio é um polissacarídio formado por diversas moléculas de glicose e tem função de reserva
energética dos animais e dos fungos.
(F) A ribose é um monossacarídio componente dos ácidos ribonucleicos (RNA).
(F) O amido é um polissacarídio cujos monômeros são moléculas de glicose.
3
a) São fontes de vitamina A vegetais de coloração amarela e vermelha, fígado, ovos etc.
b) A vitamina A é classificada como lipossolúvel, pois não é dissolvida em água. Ela se dissolve apenas no meio lipídico.
4
Nas algas, as ceras são a principal substância de reserva energética; nas plantas e nos animais, servem como substância impermeabilizante.
5
I. (X) O colesterol ruim (LDL) é um esteroide que pode
ser produzido no fígado ou absorvido no intestino a partir dos alimentos de origem animal. Em
excesso, esse lipídio pode causar doenças cardiovasculares, como o acúmulo de gordura nos
vasos sanguíneos (aterosclerose).
II. (X) A hemoglobina é uma proteína encontrada no
interior das hemácias e tem função de transportar
o oxigênio na corrente sanguínea. Ela consegue
realizar essa atividade em decorrência da presença do ferro em sua molécula.
III. ( ) A maltose e a sacarose são dissacarídios; a maltose é formada por duas moléculas de glicose e a
sacarose é formada por uma molécula de glicose
e outra de frutose.
IV. (X) As vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis por serem solubilizadas na água e as vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis por serem solubilizadas por lipídios e por solventes orgânicos.
V. ( ) O colesterol é o principal esteroide das células animais; organismos procarióticos, por outro
lado, não são capazes de sintetizar esse lipídio
6 E
Os fosfolipídios apresentam uma região hidrofílica, formada por glicerol e ácido fosfórico, e uma região hidrofóbica, formada por ácidos graxos; por esse motivo, eles são caracterizados como estruturas anfifílicas. Dessa maneira, em meio aquoso, os fosfolipídios se organizam em uma bicamada, com as partes hidrofílicas voltadas para as regiões em contato com o meio aquoso, e as partes hidrofóbicas voltadas para o interior da bicamada, formando os lipossomos.
7 B
O colesterol é um esteroide presente nos animais; dessa
maneira, sua ausência no rótulo indica que o produto
não contém gordura de origem animal. As fibras são
carboidratos que o corpo humano não consegue digerir; DNA e RNA estão presentes em todas as células, no entanto em menor concentração que os demais compostos orgânicos; esse alimento é rico em carboidratos, não em proteínas, motivo pelo qual não é indicado para ganho de massa muscular.
8
a) Para determinar qual faixa etária teve maior crescimento proporcional de obesos, é necessário calcular quantas vezes a porcentagem indicada para obesos em 2009 aumentou em relação à de 1975. No caso da população masculina, observa-se que na faixa etária entre 5 e 9 anos, houve um aumento de 5,6 vezes de obesos (17 dividido por 3 = 5,6); já na faixa entre 10 e 19 anos, aumentou 12 vezes (6 dividido por 0,5 = 12); e na faixa acima de 20 anos, aumentou 4 vezes (12 dividido por 3 = 4). No caso da população feminina, houve um aumento de 6 vezes na faixa etária entre 5 a 9 anos (12 dividido por 2 = 6); na faixa entre 10 e 19 anos, aumentou 4 vezes (4 dividido por 1 = 4); e na faixa acima de 20 anos, aumentou 2,1 vezes (17 dividido por 8 = 2,1). Portanto, o maior crescimento proporcional de obesos ocorreu na faixa entre 10 a 19 anos da população masculina e entre 5 a 9 anos na população feminina.
b) Os carboidratos são a principal fonte de energia para os organismos; no entanto, quando é ingerido em excesso, é armazenado para reserva energética na
forma de gordura, o que pode causar o sobrepeso e
a obesidade.
Capítulo 4 - Conservação
da biodiversidade
- ATUALIZADO 2025 -
1
As Unidades de
Conservação são áreas naturais em terra ou mar, geograficamente definidas e
juridicamente demarcadas. Esses espaços, regidos por legislação especial, têm
por objetivo a proteção da biodiversidade e dos recursos naturais do Brasil,
além de preservarem o sustento e a cultura das populações tradicionais locais.
2
Reserva Extrativista X X X ----- X
Reserva Particulardo X X X X -----
Patrimônio
Natural
Área de Proteção X X X X X
Ambiental
Parque Nacional X X ----- ------ -----
Estação Ecológica X -----
------ ------ -----
3 A
Reserva Extrativista, Área de Proteção Ambiental e Reserva
Particular do Patrimônio Natural são UCs de Uso Sustentável.
4 D
Com o desmatamento de uma região, as espécies que viviam
nesse ambiente perdem território, o que pode levar à redução de suas
populações, e, consequentemente, à diminuição da diversidade genética. A longo
prazo, a redução da variabilidade genética pode resultar na extinção das
espécies na área desmatada. Além disso, a remoção das árvores reduz a da taxa
de fotossíntese na região, diminuindo a captura de gás carbônico, um gás do
efeito estufa, da atmosfera.
5 B
Os PARNAs são Unidades de Conservação (UC) de Proteção
Integral que admitem a realização de pesquisas científicas e atividades de
educação ambiental, de recreação e de turismo. As ESECs são UCs de Proteção
Integral; portanto, não permitem a exploração dos recursos naturais. As APAs
são UCs de Uso Sustentável, que também admitem a realização de pesquisas
científicas. Por fim, as RESEXs protegem os meios de vida e a cultura das populações
tradicionais, assegurando a exploração sustentável dos recursos naturais da
unidade.
6 B
Analisando as afirmativas de cima para baixo, tem-se:
(F) A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma área
privada que foi transformada em uma Unidade de Conservação, com o objetivo de
conservar a diversidade biológica.
(V) As UCs de Uso Sustentável permitem a ocupação humana e a
utilização dos recursos naturais, desde que não ocorra degradação ambiental.
(F) O bioma Mata Atlântica em si não constitui uma UC; ele
apresenta UCs espalhadas em seus limites.
7 E
A destruição de hábitats é uma das principais causas de
extinção de espécies, afetando a biodiversidade e provocando
desequilíbrios ecossistêmicos, como alterações nas cadeias
alimentares e nas relações ecológicas.
8
a) A introdução de espécies exóticas em novos ambientes
ameaça o equilíbrio ecossistêmico, pois essas espécies se
adaptam com facilidade, muitas vezes por não terem
predadores naturais. Elas competem com espécies nativas, alterando os ciclos
biológicos e a dinâmica populacional, o que pode levar à redução de espécies
nativas e à perda de biodiversidade.
b) Poluição, destruição de hábitats por desmatamento,
alterações climáticas intensificadas pelo uso de combustíveis fósseis, entre
outras
Cap. 5 - Poluição e sustentabilidade - ATUALIZADO 2025
1
Analisando as afirmações de cima para baixo, tem-se:
(V) A poluição se refere à presença concentrada no
ambiente de determinadas substâncias ou agentes
físicos que afetam negativamente os ecossistemas,
modificando o seu equilíbrio natural.
(V) O derramamento de petróleo afeta todo o ecossistema marinho, impactando diretamente os animais
aquáticos, que podem sofrer intoxicação ou asfixia.
(V) A chuva ácida é a precipitação de substâncias tóxicas (ácidos) provenientes da poluição atmosférica
e responsáveis por aumentar a acidez da água da
chuva.
2 D
Os resultados dos testes indicaram que a forte nebulosidade, o escurecimento do céu e a chuva cinza em São Paulo eram provenientes de queimadas em outras regiões do Brasil, como Norte e Centro-Oeste, e outros países da América do Sul, que afetaram a qualidade do
ar atmosférico.
3 C
A eutrofização é um processo em que as águas
continentais e litorâneas recebem um excesso de
nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo,
resultando na proliferação de plantas aquáticas e
de microrganismos, como algas e cianobactérias.
Tal fenômeno impede a passagem de luz na água
e prejudica a produção de oxigênio, causando a
morte dos organismos do ecossistema.
4 B
Dentre as diversas problemáticas causadas pela ação
antrópica, pode-se citar o lançamento direto do lixo
urbano nos corpos-d'água. Essa ação provoca a eutrofização do ambiente, fenômeno decorrente do enriquecimento da água com nutrientes, o que favorece a proliferação excessiva de plantas aquáticas e de microrganismos, como algas e cianobactérias.
5 C
O uso de utensílios reutilizáveis preserva os recursos
naturais, além de diminuir o lixo descartável, que potencialmente pode parar nos oceanos e mares.
6
a) Resíduo orgânico formado por compostos de natureza biológica.
b) Pode ocorrer a contaminação do solo, da água e do
ar, pois, durante a decomposição dos resíduos orgânicos, forma-se chorume, um líquido poluente.
7 E
I. (V) As poluições sonora e luminosa podem gerar
diversos problemas aos seres humanos, como irri-
tação, nervosismo, fadiga, estresse, insônia, pro-
blemas de memória, falta de concentração etc.
II. (V) A poluição luminosa pode afetar a orientação espa-
cial de alguns animais. Um exemplo são os filhotes
de tartarugas marinhas, que utilizam a luz do Sol ou
da Lua para alcançarem a água após eclodirem.
III. (V) A poluição sonora pode afetar os padrões de acasalamento de alguns animais marinhos que utilizam seus sentidos acústicos para encontrar algum
parceiro.
8-
Sugestões de respostas:
Reduzir – Consumir menos produtos, preferindo os que produzem menos resíduos e apresentam maior durabilidade.
Reutilizar – Usar novamente os produtos, evitando
comprar outros.
Reparar – Consertar objetos que ainda tenham utilidade, evitando adquirir novos sem necessidade.
Recusar – Evitar o consumo de produtos de marcas que
não tenham compromisso socioambiental.
Reciclar – Encaminhar os resíduos à reciclagem para
que sejam transformados em matéria-prima para outros
produtos.
9 A
A eutrofização das águas oceânicas por nutrientes minerais, como nitrogênio e fósforo, provoca a proliferação excessiva de algas e cianobactérias, o que aumenta a turbidez da água, dificultando a passagem de luz, causando a morte das algas submersas e reduzindo a taxa de fotossíntese.
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LIVRO 2 :
Cap. 6 - Estrutura celular - atualizado 2025
1
Os microscópios eletrônicos têm uma capacidade de
ampliação superior em comparação com microscópios
ópticos e utilizam feixes de elétrons, em vez de luz, para
formar imagens.
2 A
Todas as células animais possuem membrana plasmá-
tica, citoplasma e material genético.
3
I. ( X ) A figura representa a membrana plasmática,
estrutura formada por uma bicamada de fosfo-
lipídios com outras moléculas associadas, como
proteínas.
II. ( ) A letra A indica o colesterol, um lipídio esteroide
presente apenas nas células animais.
III. ( X ) A letra B aponta para proteínas de membrana, que
podem ter função de transporte de substâncias,
sinalização celular, ancoragem etc.
IV. ( X ) A letra C corresponde a moléculas de fosfolipídios
organizadas em duas camadas.
4 D
A membrana plasmática apresenta proteínas transpor-
tadoras, que facilitam o transporte de moléculas incapa-
zes de atravessar diretamente a bicamada fosfolipídica.
Caso esse transporte ocorra a favor do gradiente de
concentração, ou seja, do meio com maior concentração
da substância para o com menor concentração, é deno-
minado difusão facilitada.
5 B
A solução do vaso A é isotônica, ou seja, a concentração de
sacarose está em equilíbrio nos meios intra e extracelular.
A solução do vaso B é hipertônica, o que significa que a
concentração de sacarose no meio intracelular é menor do
que no meio extracelular; por esse motivo, a água tende
a sair da célula. Por fim, a solução do vaso C é hipotônica,
então a concentração de sacarose é maior no meio intra-
celular, ocasionando a entrada de água na célula.
6 B
Conforme a concentração de sódio no líquido extrace-
lular diminui, ocorre a entrada de água nas células por
osmose, pois a água passa do meio menos concentrado
em solutos (meio extracelular) para o meio mais concen-
trado (meio intracelular).
7
A sequência correta na
Coluna 2, de cima para baixo, é:
2, 3, 5, 1, 4.
8 B
Proteínas sintetizadas pelos ribossomos aderidos ao
retículo endoplasmático granuloso podem ser enviadas
por meio de vesículas até o complexo golgiense.
9
O deslocamento de material do citoplasma pela célula
é resultado da atuação de proteínas que constituem
o citoesqueleto.
10
( V ) O núcleo é delimitado pela carioteca, também
conhecida como envelope nuclear, uma estrutura
composta de duas membranas fosfolipídicas asso-
ciadas a proteínas.
( V ) Os cromossomos são moléculas de DNA altamente
condensadas. Cada espécie possui uma quantidade
específica dessas estruturas. Nos seres humanos,
por exemplo, a maioria das células contém 22 pares
de cromossomos autossômicos e 1 par de cromos-
somos sexuais, totalizando 46 cromossomos.
( F ) Os poros nucleares controlam seletivamente a
entrada e saída de substâncias do núcleo.
11
a) A condensação do DNA ocorre devido à associação
dessa molécula com proteínas.
b) Quando a célula não está se dividindo, o material ge-
nético é encontrado na forma de cromatina. Durante
a divisão celular, esse material é organizado na forma
de cromossomo.
12 C
Normalmente, o cariótipo de um ser humano do sexo
masculino é formado por 22 pares de cromossomos
autossômicos e um par sexual XY. Essa mesma informação
também pode ser escrita como 44 cromossomos autos-
sômicos e um par sexual XY ou como 46 cromossomos,
sendo um par sexual XY.
Capítulo 7 - Metabolismo celular - atualizado 2025
1
O ATP pode ser considerado a “moeda energética“ das
células porque ele armazena e fornece a energia química
que é utilizada pelo organismo para a realização de suas
reações metabólicas. Dessa maneira, o ATP é utilizado para
“pagar“ os custos energéticos das atividades celulares.
2 B
O esquema revela que a maior produção de ATP ocorre
na cadeia respiratória, etapa dependente da presença
do gás oxigênio. Durante esse processo, os elétrons
provenientes das moléculas transportadoras de elétrons
percorrem a cadeia de proteínas presentes nas cristas
mitocondriais, convertendo ADP em ATP. Ao final da
etapa, as moléculas de O2
recebem esses elétrons e são
convertidas em água (H2O).
3 B
O esquema representa a respiração celular, processo
que libera a energia armazenada na molécula de ATP.
Esse processo pode ser dividido em três etapas principais: glicólise (A), que ocorre no citoplasma; ciclo de
Krebs (B), que ocorre na matriz mitocondrial; e cadeia
respiratória (C), que ocorre nas cristas mitocondriais e é
a etapa mais energética.
4 A
As bactérias fermentadoras podem produzir energia
por meio da fermentação láctica ou da fermentação
alcoólica. Na primeira, o produto final é ácido láctico; e,
na segunda, é álcool etílico e gás carbônico.
5 B
Na fermentação realizada pela levedura Saccharomyces
cerevisiae, a glicose é degradada em álcool etílico e
gás carbônico.
6 D
No processo de respiração celular aeróbica, as plantas,
bem como a maioria dos seres vivos, utilizam gás oxigênio
na degradação de carboidratos, produzindo moléculas
de ATP, sem a necessidade de energia luminosa.
7
Quimiossíntese.
8
Analisando as proposições de cima para baixo, tem-se:
( V ) A fotossíntese utiliza energia luminosa para produzir compostos orgânicos, enquanto a quimiossíntese utiliza moléculas inorgânicas.
( F ) A fotossíntese utiliza a energia luminosa, gás carbônico e água para sintetizar glicose. O gás oxigênio
é um subproduto desse processo.
( V ) A fotossíntese e a respiração celular são processos
complementares. O primeiro produz carboidratos e
gás oxigênio, que são utilizados para produção de
energia no segundo processo.
( F ) As plantas, por meio do processo de fotossíntese,
produzem glicose, que é degradada na respira-
ção celular para produção de ATP. Desse modo,
esses seres realizam tanto a fotossíntese quanto a
respiração celular.
9
a) ( F ) As plantas realizam a respiração celular aeróbica,
processo em que moléculas orgânicas são utilizadas
para obtenção de energia com a participação de
gás oxigênio.
b) ( V ) A quimiossíntese é um processo anabólico que
utiliza a energia química de moléculas inorgânicas
para a produção de compostos orgânicos.
c) ( V ) A fotossíntese é um processo autotrófico, no qual
moléculas orgânicas são produzidas a partir de
gás carbônico e água. Como resultado desse pro-
cesso, formam-se carboidratos e gás oxigênio,
que podem posteriormente ser utilizados para a
produção de energia.
d) ( F ) A fermentação é um processo anaeróbico, ou seja,
ocorre na ausência de gás oxigênio, com um saldo
energético de 2 ATP. Esse processo é realizado
por células musculares humanas em condições
específicas, além de ser comum em alguns fungos
e bactérias.
10 E
No metabolismo energético das células, os cloroplastos
e as mitocôndrias estão relacionados com os processos
de fotossíntese e respiração celular, respectivamente. O
primeiro processo utiliza gás carbônico (III) e água (H2
O)
como substratos para produzir gás oxigênio e glicose (I e II).
O segundo processo utiliza estes dois últimos compos-
tos como substratos para produzir ATP (IV), liberando
CO2
e H2O como subprodutos.
11 C
O processo esquematizado é a fotossíntese, que é
dividida em fase clara e escura. A primeira fase ocorre
nos tilacoides e é quando as moléculas de água (I) são
decompostas, liberando O2
(II) como subproduto. Os
átomos de hidrogênio (H) são utilizados na segunda
fase, em que os átomos de carbono (C) das moléculas
de dióxido de carbono (III) são incorporados em molé-
culas intermediárias, formando carboidratos, como a
glicose (C6H12O6).
Capítulo 8 - Material genético e síntese proteica - atualizado 2025
1 C
As moléculas de DNA e RNA são compostas de nucleo-
tídios, os quais são formados por um grupo fosfato, uma
pentose e uma base nitrogenada. No DNA, a pentose é
a desoxirribose, e as bases nitrogenadas presentes são
adenina, citosina, guanina e timina. No RNA, a pentose
é a ribose, e as bases nitrogenadas incluem adenina,
citosina, guanina e uracila.
2 D
I. ( V ) Nucleotídios em sequência podem formar molé-
culas de DNA e de RNA.
II. ( V ) O DNA é caracterizado estruturalmente por ser
uma dupla-fita de nucleotídios, enquanto o RNA
possui uma fita simples.
III. ( V ) Os nucleotídios são formados por um grupo fosfato,
uma pentose (desoxirribose ou ribose) e uma base
nitrogenada (adenina, citosina, guanina, timina
ou uracila).
IV. ( F ) A timina é uma base nitrogenada exclusiva do DNA.
V. ( F ) As bases nitrogenadas adenina, citosina, guanina
e uracila formam o RNA.
3 D
Para que as informações genéticas sejam expressas
e influenciem as características de um organismo, o
primeiro processo que ocorre é a transcrição do RNA
mensageiro a partir do DNA.
4 B
Os nucleotídios do DNA são formados por um grupo
fosfato, uma desoxirribose e uma base nitrogenada,
que pode ser adenina, citosina, guanina ou timina.
5 D
O número 1 refere-se ao processo de replicação do DNA,
no qual a molécula é duplicada; o número 2 representa o
processo de transcrição, que resulta na produção de RNA
a partir do DNA; finalmente, o número 3 corresponde ao
processo de tradução, que ocorre quando uma proteína
é sintetizada a partir da leitura do RNAm nos ribossomos.
6 D
A eritromicina, ao se ligar aos ribossomos das bactérias,
inibe a síntese proteica, visto que essas organelas são o
local onde as proteínas são produzidas.
7 C
A vacina de RNAm contém o RNA mensageiro viral,
que é traduzido pelas células humanas, estimulando o
sistema imunológico a produzir anticorpos específicos
contra a doença.
8 E
A mutação da doença mencionada provoca a substitui-
ção do aminoácido serina (UCU) por tirosina (UAU) na
9a posição, considerando que a tradução se inicia apenas
no códon de iniciação (AUG).
9
A alteração III produziu o menor peptídio, resultando
na sequência AUG UUU GUU UAA UGU ACU UAG,
que foi traduzida no peptídio Met-Phe-Val, com três
aminoácidos. Isso ocorreu devido à mutação que
gerou um códon de parada, interrompendo o pro-
cesso de tradução. A alteração I, por sua vez, gerou
a sequência AUG UUU GUU CAA ACU UGG, corres-
pondente ao peptídio Met-Phe-Val-Gln-Cys-Thr-Trp,
com sete aminoácidos. Por fim, a alteração II produziu
a sequência AUG UUU UUC AAU GUA CUU, que cor-
responde ao peptídio Met-Phe-Phe-Asn-Val-Pro, com
seis aminoácidos.
Capítulo 9 - 2025
1 E
Analisando as afirmações de cima para baixo, tem-se:
( F ) Cada enzima apresenta seu próprio valor de pH ótimo.
( F ) A temperatura pode alterar a conformação tridi-
mensional da enzima, o que afeta a formação do
complexo enzima-substrato.
( V ) Temperaturas elevadas podem desnaturar as proteí-
nas, fazendo-as perder seu formato original. Conse-
quentemente, a atividade enzimática é reduzida.
( V ) A concentração de substrato é um dos fatores que
influenciam a atividade enzimática, assim como a
temperatura e o pH.
2 A
I. ( V ) Fatores como temperatura, pH e concentração
do substrato influenciam a ação enzimática.
II. ( F ) As enzimas se mantêm intactas após as reações
que catalisam.
III. ( V ) Alterações no formato das enzimas (desnatu-
ração) podem inviabilizar a função enzimática
devido ao encaixe específico com o substrato.
3 C
Como a substância em questão é a responsável pela
produção do pigmento e é inibida pela temperatura, é
provável que seja uma proteína que tem poder catalítico,
ou seja, uma enzima.
4 D
A seta corresponde ao valor de temperatura em que a
atividade da enzima é máxima, ou seja, o ponto ótimo
de temperatura.
5 C
Ao conhecer a conformação tridimensional de uma pro-
teína, é possível compreender sua função, pois essas
duas características das proteínas estão intimamente
associadas.
6 a) O sítio ativo é essencial para a atividade da enzima, via-
bilizando a transformação do substrato em produto.
b) As enzimas interagem com moléculas específicas,
chamadas substratos, diminuindo a energia neces-
sária para que a reação aconteça e originando os
produtos. Desse modo, elas atuam no metabolismo
celular convertendo nutrientes, como carboidratos,
proteínas e gorduras, em substâncias que podem ser
absorvidas e usadas pelas células.
7 a) A proteína representada na figura pertence à classe
das enzimas, responsáveis por catalisar reações quí-
micas no organismo. O modelo de funcionamento
das enzimas recebe o nome de “chave-fechadura”
porque, como uma chave em uma fechadura, apenas
o substrato específico (a chave) caberia no sítio ativo
da enzima (a fechadura).
b) O gráfico 3, pois, com o aumento da concentração de
substrato, a velocidade da reação tende a aumentar
até atingir um ponto em que o sítio ativo de todas as
proteínas do meio está ocupado, então a velocidade
da reação se mantém constante.
8 D
Considerando a intenção de prolongar a longevidade
dos frutos, as ações mais eficientes para reduzir a ativi-
dade enzimática são diminuir o pH de 4 para 2 e reduzir
a temperatura de 40 oC para 20 oC.
Capítulo 10 - Divisão Celular - 2025
1 B
A meiose é o processo pelo qual células diploides (I)
dão origem a células haploides (II), formando células
reprodutivas (III).
2 Analisando os itens de cima para baixo, tem-se:
( V ) A interfase é um período de intenso metabolismo
celular, com ampla produção de proteínas, RNA
e outros componentes celulares, além de ser o
momento em que o material genético da célula
é duplicado.
( V ) A interfase constitui maior parte do ciclo celular.
Durante essa fase, o núcleo celular está íntegro, e
o material genético encontra-se descondensado,
ao contrário do que é observado durante a divisão
celular.
( V ) Na etapa da divisão celular o material genético está
altamente condensado, formando os cromossomos.
( V ) Durante a divisão celular o nucléolo e a carioteca são
destituídos, permitindo a disjunção dos cromosso-
mos nas duas células-filhas.
3 C
Nos organismos unicelulares eucariontes, a mitose
produz dois descendentes geneticamente idênticos à
célula-mãe.
4 Analisando os itens de cima para baixo, tem-se:
( V ) Nos organismos pluricelulares, a mitose é respon-
sável pelo crescimento e recuperação dos teci-
dos, originando células geneticamente idênticas à
célula-mãe.
( F ) Durante a mitose animal ocorre a separação das
cromátides-irmãs.
( F ) A meiose é uma divisão celular reducional, por-
que forma células-filhas com metade da ploidia da
célula-mãe.
( V ) A meiose é o processo de divisão celular respon-
sável por gerar gametas e é durante esse pro-
cesso que ocorrem eventos, como a permutação
e a segregação independente dos cromossomos
homólogos, fundamentais à variabilidade genética
das células.
5 O processo representa a meiose, pois a quantidade de
cromossomos ao final da fase de divisão celular apre-
senta metade da quantidade de cromossomos que a
célula inicial (2c)
6 A
A permutação (ou crossing-over) corresponde às tro-
cas de segmentos entre cromátides dos cromossomos
homólogos durante a meiose, processo de divisão celular
responsável por formar os gametas dos organismos que
se reproduzem sexuadamente.
7 D
I. ( F ) A meiose é o processo de divisão celular que
produz os gametas, sendo, portanto, relacionada
com a reprodução sexuada.
II. ( V ) A trissomia do cromossomo 21 ocorre por alte-
rações durante a separação dos cromossomos
na meiose.
III. ( V ) Nos organismos unicelulares, a mitose é um meca-
nismo de reprodução assexual e nos organismos
multicelulares, tem função de crescimento e repara-
ção dos tecidos.
IV. ( F ) A meiose origina quatro células-filhas com metade
do número de cromossomos da célula inicial.
V. ( V ) A meiose origina os gametas, que, após a fecun-
dação, formam o zigoto, o qual passa por suces-
sivas divisões mitóticas para crescimento.
8 D
Nos dois esquemas, é possível notar que as células-filhas
formadas terão quatro cromossomos, ou seja, metade do
número de cromossomos da célula-mãe, o que caracteriza
ambos os esquemas como células passando pela meiose.
O esquema A representa a separação dos cromossomos
homólogos durante a meiose I e o esquema B, a separa-
ção das cromátides-irmãs durante a meiose II.
9 a) Ovulogênese.
b) I – mitose; II – meiose I; III – meiose II.
Capítulo 11 - Hereditariedade e Mendel - 2025
A Genética é a área da Biologia que estuda as características hereditárias, ou seja, aquelas que passam dos progenitores para os descendentes ao longo das gerações. O estudo da hereditariedade é fundamental à compreensão dos padrões de transmissão dessas características. Isso permite, por exemplo, entender como certas doenças genéticas são herdadas, viabilizando a criação de exames preventivos e tratamentos mais eficazes.
A espécie de ervilha escolhida por Mendel oferecia vantagens para os estudos que o cientista desejava realizar. Entre essas vantagens encontram-se a possibilidade de polinização artificial e o cultivo simples, que ocasionam menos trabalho para obter descendentes de progenitores específicos; a diversidade de características facilmente distinguíveis e a ocorrência de um curto ciclo devida, cuja rapidez permitia observar diversas gerações.
O traço que se manifesta na geração F1 é denominado dominante, enquanto o traço que não aparece é nomeado recessivo.
A Primeira Lei de Mendel propõe que cada caráter é determinado por um par de fatores hereditários. Esses fatores são segregados durante a formação dos gametas, sendo que cada célula recebe um único fator de cada par.
Ao cruzar ervilhas de sementes amarelas e de sementes verdes, ambas de linhagem pura, Mendel obteve uma geração F1 híbrida com 100% de sementes amarelas.
Por serem híbridas, na geração F2, foram obtidos 75% de sementes amarelas e 25% de sementes verdes.
Ao cruzar dois indivíduos da geração F1, obtém-se a proporção fenotípica 3:1, que corresponde a três indivíduos com a característica dominante (semente amarela) para cada um indivíduo com característica recessiva (semente verde). Sendo assim, espera-se obter 1/4 ou 25% de indivíduos com sementes verdes.
7 D
De acordo com a Primeira Lei de Mendel, se sementeas e rugosas de linhagem pura forem cruzadas, a primeira geração filial (F1) possuirá 100% dos indivíduos com a característica dominante, ou seja, lisas. A partir da autofecundação de indivíduos da F1, a segunda geração filial terá 75% de indivíduos com a característica dominante (semente lisa) e 25% tornando a manifestar a característica recessiva (semente rugosa).
8 B
A autofecundação que confirma a hipótese mendeliana da transmissão particulada dos fatores hereditários ocorre entre plantas híbridas, ou seja, heterozigotas, com fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas.
Capítulo 12 - Hereditariedade e a Genética Atual.
1 A
Os fatores descritos na Primeira Lei de Mendel correspondem aos genes, segmentos de DNA que determinam as características dos seres vivos.
2 B
A autofecundação de um indivíduo heterozigoto (Ww × Ww) pode ser representada no Quadro de Punnett a seguir.
W w
W WW Ww
w Ww ww
De acordo com o cruzamento, têm-se na prole: 25% com genótipo WW (flores brancas); 50% com genótipo Ww (flores brancas); e 25% com genótipo ww (flores azuis). Como flores brancas são expressas tanto em WW quanto em Ww, a soma das proporções
é 25% + 50% = 75%.
3
Significa que somente indivíduos que herdam duas cópias do alelo mutado (homozigotos recessivos – aa) apresentam os sintomas. Indivíduos que possuem apenas uma cópia do alelo mutado (heterozigotos – Aa) são portadores assintomáticos, pois o alelo dominante saudável é suficiente para garantir o funcionamento normal das proteínas envolvidas no reparo do DNA.
4 B
Pela análise do quadro, percebe-se que o indivíduo I (1,1) não é afetado, o que indica que o alelo 1 não causa a doença; o indivíduo II (2,2) é afetado, logo, o alelo 2 causa a doença; por fim, o indivíduo III (1,2) também é afetado, o que sugere que o alelo 2 se manifesta mesmo
quando combinado com o alelo 1. Dessa maneira, considera-se que o alelo 2 é dominante sobre o alelo 1.
5 A
Dois indivíduos com o mesmo fenótipo geraram um filho com um fenótipo diferente. Nesse contexto, é possível perceber que a característica segue um padrão de herança autossômica recessiva. Isso ocorre porque, para que o filho apresente um fenótipo diferente daquele
dos pais, ele deve ter recebido duas cópias do alelo recessivo, uma de cada genitor. Sendo assim, o filho é homozigoto recessivo, e os pais são heterozigotos.
6 D
A análise do heredograma permite concluir que a herança não está ligada ao cromossomo sexual X, pois é condicionada por um par de alelos autossômicos. A característica também não se restringe ao sexo masculino, pois há uma mulher afetada (II-2); e não é dominante, pois há indivíduos afetados (como II-2) cujos pais não são afetados (I-1 e I-2). Desse modo, a característica segue um padrão de herança autossômica recessiva, porque o indivíduo II-2 é afetado (aa), mesmo que seus pais (I-1 e I-2) não sejam, o que indica que ambos são portadores do alelo recessivo, ou seja, são heterozigotos (Aa).
7 C
Para confirmar que uma característica segue um padrão de herança autossômica recessiva, é necessário identificar um casal não afetado, mas que tenha um filho afe-
tado pela condição. Isso indica que ambos os pais são heterozigotos (Aa) e transmitiram o alelo recessivo para o filho, que apresenta genótipo aa. No caso apresentado, Daniel e Lorena não manifestam a anomalia, mas sua filha Bárbara sim. Isso só é possível porque ambos são portadores do alelo recessivo (heterozigóticos – Aa) e transmitiram esse alelo para a filha (homozigótica recessiva – aa).
8 a)
b) O padrão de herança mais provável dessa doença na família é recessivo. Essa conclusão se baseia no histórico familiar da mulher, que revela que seus pais,
apesar de não apresentarem a condição, tiveram um filho afetado. Isso sugere que ambos os genitores são heterozigotos (Dd), ou seja, carregam o alelo recessivo sem manifestar a doença. A manifestação da condição ocorre apenas em indivíduos com genótipo homozigoto recessivo (dd), o que explica a presença da doença no filho.
c) Pais heterozigotos (Dd) produzem gametas D e d. Se a doença é recessiva, ela somente se manifestará em indivíduos homozigotos recessivos (dd).
Considerando que a proporção genotípica esperada para cruzamentos de dois indivíduos heterozigotos é de 1 homozigoto dominante (DD) par 2 heterozigotos (Dd) para 1 homozigoto recessivo (dd), a probabilidade de esse casal ter filhos co DMC é de 1/4 (ou 25%), como pode ser visto no Quadro de Punnett a seguir.
D d
D DD Dd
d Dd dd
Capítulo 13 – 2025
1 C
Organismos transgênicos são aqueles que recebem
genes de outra espécie por meio de técnicas da Enge-
nharia genética, adquirindo novas características que
não possuiriam naturalmente.
2 A
No caso apresentado, vírus geneticamente modificados
são utilizados como vetores para transportar e inserir
genes funcionais nos embriões de camundongos, cor-
rigindo parcialmente os problemas genéticos respon-
sáveis pela perda auditiva. A técnica que consiste na
introdução de material genético em células por meio
de vetores para corrigir mutações genéticas é a terapia
gênica.
3 A
A transgenia é um processo biotecnológico que envolve
a inserção e expressão de genes exógenos em um orga-
nismo para conferir características desejáveis, como
resistência a pragas, doenças ou condições ambientais
adversas. No caso apresentado, a maçã resistente aos
bolores recebe, incorpora e expressa um gene de inte-
resse oriundo da cebola, tornando-se um organismo
geneticamente modificado (OGM).
4 B
A produção de psilocibina por bactérias geneticamente
modificadas foi viabilizada por meio de um processo
biotecnológico que envolveu várias etapas. Inicial-
mente, identificou-se e extraiu-se o gene responsável
pela síntese da psilocibina no fungo. Em seguida, esse
gene foi inserido no DNA da bactéria Escherichia coli
por meio da técnica de DNA recombinante. Por fim, a
bactéria expressou o gene modificado, passando a pro-
duzir a substância de maneira eficiente e econômica.
5 A
A tecnologia do DNA recombinante permite a mani-
pulação do material genético e possibilita a inserção
de genes específicos em organismos diferentes. No
caso da produção de insulina recombinante, o gene
humano que codifica esse hormônio é isolado e recor-
tado por enzimas de restrição e, em seguida, inserido
em um plasmídio bacteriano, que funciona como um
vetor genético. Esse plasmídio recombinante é intro-
duzido em bactérias, como a Escherichia coli, que pas-
sam a expressar o gene humano e a produzir insulina.
pítulo
1 C
Organismos transgênicos são aqueles que recebem
genes de outra espécie por meio de técnicas da Enge-
nharia genética, adquirindo novas características que
não possuiriam naturalmente.
2 A
No caso apresentado, vírus geneticamente modificados
são utilizados como vetores para transportar e inserir
genes funcionais nos embriões de camundongos, cor-
rigindo parcialmente os problemas genéticos respon-
sáveis pela perda auditiva. A técnica que consiste na
introdução de material genético em células por meio
de vetores para corrigir mutações genéticas é a terapia
gênica.
3 A
A transgenia é um processo biotecnológico que envolve
a inserção e expressão de genes exógenos em um orga-
nismo para conferir características desejáveis, como
resistência a pragas, doenças ou condições ambientais
adversas. No caso apresentado, a maçã resistente aos
bolores recebe, incorpora e expressa um gene de inte-
resse oriundo da cebola, tornando-se um organismo
geneticamente modificado (OGM).
4 B
A produção de psilocibina por bactérias geneticamente
modificadas foi viabilizada por meio de um processo
biotecnológico que envolveu várias etapas. Inicial-
mente, identificou-se e extraiu-se o gene responsável
pela síntese da psilocibina no fungo. Em seguida, esse
gene foi inserido no DNA da bactéria Escherichia coli
por meio da técnica de DNA recombinante. Por fim, a
bactéria expressou o gene modificado, passando a pro-
duzir a substância de maneira eficiente e econômica.
5 A
A tecnologia do DNA recombinante permite a mani-
pulação do material genético e possibilita a inserção
de genes específicos em organismos diferentes. No
caso da produção de insulina recombinante, o gene
humano que codifica esse hormônio é isolado e recor-
tado por enzimas de restrição e, em seguida, inserido
em um plasmídio bacteriano, que funciona como um
vetor genético. Esse plasmídio recombinante é intro-
duzido em bactérias, como a Escherichia coli, que pas-
sam a expressar o gene humano e a produzir insulina.
pítulo
1 C
Organismos transgênicos são aqueles que recebem
genes de outra espécie por meio de técnicas da Enge-
nharia genética, adquirindo novas características que
não possuiriam naturalmente.
2 A
No caso apresentado, vírus geneticamente modificados
são utilizados como vetores para transportar e inserir
genes funcionais nos embriões de camundongos, cor-
rigindo parcialmente os problemas genéticos respon-
sáveis pela perda auditiva. A técnica que consiste na
introdução de material genético em células por meio
de vetores para corrigir mutações genéticas é a terapia
gênica.
3 A
A transgenia é um processo biotecnológico que envolve
a inserção e expressão de genes exógenos em um orga-
nismo para conferir características desejáveis, como
resistência a pragas, doenças ou condições ambientais
adversas. No caso apresentado, a maçã resistente aos
bolores recebe, incorpora e expressa um gene de inte-
resse oriundo da cebola, tornando-se um organismo
geneticamente modificado (OGM).
4 B
A produção de psilocibina por bactérias geneticamente
modificadas foi viabilizada por meio de um processo
biotecnológico que envolveu várias etapas. Inicial-
mente, identificou-se e extraiu-se o gene responsável
pela síntese da psilocibina no fungo. Em seguida, esse
gene foi inserido no DNA da bactéria Escherichia coli
por meio da técnica de DNA recombinante. Por fim, a
bactéria expressou o gene modificado, passando a pro-
duzir a substância de maneira eficiente e econômica.
5 A
A tecnologia do DNA recombinante permite a mani-
pulação do material genético e possibilita a inserção
de genes específicos em organismos diferentes. No
caso da produção de insulina recombinante, o gene
humano que codifica esse hormônio é isolado e recor-
tado por enzimas de restrição e, em seguida, inserido
em um plasmídio bacteriano, que funciona como um
vetor genético. Esse plasmídio recombinante é intro-
duzido em bactérias, como a Escherichia coli, que pas-
sam a expressar o gene humano e a produzir insulina.
6 C
As vacinas de DNA utilizam plasmídios (pequenas molé-
culas circulares de DNA) que carregam a informação
genética necessária para a produção de proteínas do
patógeno dentro das células do organismo vacinado.
O plasmídio entra na célula e chega ao núcleo, onde
ocorre a transcrição do DNA das células eucarióticas.
O DNA do plasmídio é transcrito em RNA mensageiro
(RNAm) no núcleo, de onde sai em direção ao cito-
plasma, para ser traduzido pelos ribossomos, resultando
na produção da proteína do patógeno (antígeno). O sis-
tema imunológico reconhece essa proteína como um
invasor, estimulando a produção de anticorpos e células
de defesa.
7 B
Na figura, a expressão do gene de interesse ocorre em
3, possibilitando que a planta apresente a característica
de interesse. A aplicação das enzimas de restrição, que
cortam o DNA em regiões específicas, se passa em 1,
quando ocorre a inserção do gene de interesse no plas-
mídio da bactéria. Por fim, a recombinação entre o DNA
exógeno e o DNA da planta se dá em 2, quando ocorre
a inserção do plasmídio bacteriano na célula vegetal.
8
a) Uma vantagem do milho Bt em relação ao milho
tradicional é a capacidade de produzir toxinas
específicas que eliminam insetos-praga. Isso reduz
a necessidade do uso de inseticidas químicos nas
plantações, diminuindo impactos ambientais e os
riscos à saúde humana associados a esses produtos.
b) Uma desvantagem do milho Bt é a possibilidade de
seleção de insetos-praga resistentes às toxinas pro-
duzidas pela planta. Com o tempo, esses insetos
sobreviventes se reproduzem, aumentando sua fre-
quência na população e reduzindo a eficácia do con-
trole biológico, o que pode comprometer a longo
prazo a eficiência da tecnologia.
Capítulo 14 A origem da vida - 2025
1
A abiogênese defendia que seres vivos poderiam sur-
gir da matéria bruta (inanimada), enquanto a biogênese
afirmava que um ser vivo se forma apenas por meio de
organismos preexistentes.
2 A
Louis Pasteur realizou um experimento para refutar a
T eoria da Abiogênese, que defendia que a vida pode-
ria surgir espontaneamente da matéria inanimada.
Utilizando frascos de vidro com pescoço de cisne, ele
demonstrou que, ao impedir a entrada de microrganis-
mos presentes no ar, o caldo nutritivo dentro dos frascos
permanecia estéril. Isso confirmou que os microrganis-
mos não surgiam da força vital, mas de outros organis-
mos preexistentes, consolidando a Teoria da Biogênese.
Os demais itens estão incorretos porque Aristóteles e
Jean Baptiste van Helmont defendiam a abiogênese,
enquanto Francesco Redi contribuiu para a Teoria da
Biogênese por meio de seu experimento.
3 B
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( 3 ) Panspermia – Essa teoria sugere que a vida não sur-
giu na Terra, mas veio do espaço, trazida por meteo-
ritos já contendo microrganismos ou moléculas
essenciais para a vida.
( 2 ) Biogênese – Essa teoria foi confirmada por expe-
rimentos como o de Pasteur, que demonstrou que
microrganismos não surgem espontaneamente, mas
sim de outros organismos preexistentes, refutando a
abiogênese.
( 1 ) Abiogênese – Essa teoria defendia que seres
vivos poderiam surgir espontaneamente de maté-
ria bruta, como vermes aparecendo em carne em
decomposição.
( 4 ) Evolução molecular – Essa teoria propõe que a vida
surgiu na Terra a partir da combinação de moléculas
simples, que evoluíram para estruturas mais comple-
xas, até formar os primeiros organismos.
4 C
A panspermia cósmica teoriza que a vida existe em todo
o Universo e, por dispersão de meteoritos e outros cor-
pos celestes, ela poderia ter atingido a Terra e evoluído.
5 B
A hipótese heterotrófica sugere que os primeiros seres
vivos eram simples e incapazes de produzir seu próprio
alimento, dependendo da absorção de matéria orgâ-
nica disponível no ambiente.
6 B
O experimento ilustrado teve como objetivo simular
as condições da Terra primitiva para testar a hipótese
de que moléculas orgânicas poderiam ter surgido por
meio de reações químicas em um ambiente sem vida.
Nessa simulação, uma mistura de gases foi submetida
a descargas elétricas para simular relâmpagos. Como
resultado, foram formados aminoácidos, indicando que
moléculas orgânicas poderiam ter surgido espontanea-
mente de condições abióticas.
7 E
Os coacervados são estruturas microscópicas forma-
das por moléculas orgânicas, como proteínas e ami-
noácidos, que se agrupam espontaneamente em meio
aquoso. Eles são considerados precursores das primei-
ras formas de vida, pois apresentavam um ambiente
interno delimitado e poderiam realizar reações quí-
micas básicas, similares às reações metabólicas dos
seres vivos. Os itens A e D estão incorretos porque as
hipóteses da evolução do metabolismo dos ser
es vivos
consideram as primeiras células existentes, não os coa-
cervados. O item B está incorreto porque a seleção
natural ocorre entre organismos vivos já estabelecidos,
e os coacervados não eram seres vivos propriamente
ditos, mas sim estruturas precursoras da vida. Por fim, o
item C está incorreto porque a transmissão hereditária
está relacionada ao surgimento das primeiras moléculas
de material genético (DNA e RNA), o que ocorreu pos-
teriormente ao estágio dos coacervados.
8
a) A Terra primitiva apresentaria temperaturas elevadas,
intensa atividade vulcânica, altos níveis de radiação e
tempestades constantes. Na composição da atmos-
fera, haveria metano, amônia, hidrogênio e vapor
d'água.
b) Sob as condições da Terra primitiva, os gases da
atmosfera teriam reagido entre si, originando as
primeiras moléculas orgânicas. Com o resfriamento
da superfície do planeta e com as primeiras chuvas,
essas moléculas teriam se acumulado nos oceanos.
Elas seriam as responsáveis por formar os coacerva-
dos, os precursores das primeiras formas de vida.
Capítulo 15 - evolução dos seres vivos p- 2025
1
a) ( V ) O conceito de uso e desuso proposto por
Lamarck afirma que, no processo de adaptação
ao ambiente, o uso frequente de uma estrutura
a desenvolveria, enquanto a falta de uso a atro-
fiaria. Um exemplo clássico dessa ideia é o pes-
coço das girafas, que, segundo Lamarck, teria se
alongado ao decorrer das gerações devido ao
esforço constante para alcançar folhas mais altas.
b) ( F ) Os trabalhos de Gregor Mendel foram realiza-
dos depois das teorias de Lamarck. Além disso, a
genética mendeliana refutou a ideia da herança
por mistura, demonstrando que os genes das
características parentais são transmitidos de
forma independente, e não reunidos.
c) ( F ) Lamarck não associava suas ideias ao criacio-
nismo. Ele propôs uma explicação naturalista
para a evolução dos seres vivos, defendendo que
os organismos se modificavam gradualmente em
resposta ao ambiente.
d) ( V ) A Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos
propunha que mudanças no corpo dos organis-
mos, devido ao uso ou desuso de estruturas,
seriam passadas de geração para geração.
2 B
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( V ) A Teoria da Evolução propõe que todos os orga-
nismos vivos compartilham um ancestral comum,
do qual derivaram ao longo do tempo por meio do
processo evolutivo. Essa ideia é sustentada por evi-
dências fósseis, semelhanças genéticas e compara-
ções anatômicas entre diferentes espécies.
( F ) A evolução ocorre por meio da descendência com
modificação, e não sem modificação. A diversidade
da vida surgiu justamente de mudanças graduais e
acumulativas ao longo do tempo, levando à dife-
renciação de novas espécies.
( V ) A Evolução biológica é o processo pelo qual as
espécies mudam ao longo das gerações por meio
da herança genética, sendo impulsionada por
mecanismos como seleção natural, mutação, deriva
genética e recombinação gênica.
( F ) Características compartilhadas devido a um ances-
tral comum são chamadas de homólogas, como
os membros anteriores de humanos, baleias e
mor
cegos, que têm a mesma origem evolutiva, mas
desempenham funções diferentes. Por outro lado,
as estruturas análogas se desenvolvem de forma
independente em organismos que não compar-
tilham um ancestral comum recente.
3 A
Os ossos destacados na imagem correspondem a estru-
turas vestigiais, pois indicam a presença de membros
posteriores que perderam sua função original ao longo
da evolução das baleias. Esses ossos são remanescentes
de seus ancestrais, evidenciando a origem das baleias
no grupo dos mamíferos tetrápodes terrestres.
4
a) ( X ) Todas as populações apresentam, em condições
ideais, tendência ao crescimento exponencial. No
entanto, fatores como limitação de recursos (ali-
mentos, abrigo e parceiros reprodutivos) impõem
restrições ao crescimento populacional, levando à
competição entre os indivíduos. Esses conceitos
foram importantes para a formulação da Teoria da
Seleção Natural por Darwin e Wallace.
b) ( ) Estruturas homólogas são aquelas que comparti-
lham uma mesma origem evolutiva, mas podem
ter funções diferentes, como os membros ante-
riores de mamíferos e as asas dos morcegos.
A presença de estruturas homólogas não está
diretamente relacionada à diversidade genética,
pois essa diversidade depende da recombinação
gênica e de mutações ao longo do tempo.
c) ( ) A prática de musculação pode ser relacionada ao
conceito de uso e desuso proposto por Lamarck,
mas não corrobora com a teoria de herança dos
caracteres adquiridos, pois o desenvolvimento
muscular devido à musculação não se herda.
d) ( X ) A mutação gênica (alterações no DNA) e a
recombinação gênica (mistura de genes durante
a reprodução sexuada) são os principais fatores
que geram variabilidade genética em uma popu-
lação. A seleção natural, por sua vez, age sobre
essa variabilidade, favorecendo os indivíduos
mais adaptados ao ambiente e direcionando o
processo evolutivo.
5
A afirmativa I está correta, pois os membros anteriores
dos animais A (mamífero) e B (ave) são estruturas homó-
logas, já que possuem a mesma origem evolutiva de
um ancestral comum tetrápode. Já a afirmativa II está
incorreta porque as asas dos animais A (mamífero) e C
(inseto) são estruturas análogas, não homólogas. Isso
significa que possuem funções semelhantes (voo), mas
origens evolutivas diferentes.
Quando diferentes espécies têm adaptações que
desempenham a mesma função. Um exemplo são
as asas de aves e insetos, que possuem função
semelhante, mas se originaram de processos evo-
lutivos distintos.
6
Não. O alongamento do pescoço nas mulheres dessa
região é uma característica adquirida ao longo da vida
devido ao uso dos anéis metálicos, logo não resulta de
alterações genéticas. Para que uma característica seja
transmitida aos descendentes, ela precisa estar codifi-
cada no DNA das células reprodutivas (óvulos e esper-
matozoides), o que não ocorre nesse caso.
7 B
Fósseis são vestígios de organismos do passado e são
fundamentais para o estudo da evolução. A comparação
entre fósseis e seres vivos atuais permite a reconstrução
de espécies extintas e a compreensão das relações
evolutivas entre diferentes organismos. O item A está
incorreto porque estruturas com função similar, mas sem
relação de ancestralidade, são chamadas de análogas,
não homólogas. O item C está incorreto porque estru-
turas presentes em grupos que compartilham um ances-
tral comum exclusivo indicam homologia, não analogia.
O item D está incorreto porque órgãos vestigiais são
relevantes para a compreensão da evolução, pois
são evidências de modificações ao longo do tempo e
ajudam a traçar relações de parentesco entre diferentes
organismos. Por fim, o item E está incorreto porque dife-
renças na sequência de aminoácidos de proteínas são
um reflexo direto de mutações e diferenças genéticas.
Além disso, a análise de genes é amplamente utilizada
para determinar o grau de parentesco evolutivo entre
organismos, especialmente por meio da comparação de
sequências de DNA.
8 A
A seleção natural, conforme descrita por Darwin, ocorre
quando certas características conferem uma vantagem
de sobrevivência e reprodução a determinados indi-
víduos dentro de uma população. No caso da barata
Blattella germanica, as fêmeas que possuem uma
aversão genética à glicose tendem a evitar as iscas tóxi-
cas que contêm essa substância, aumentando suas chan-
ces de sobrevivência e reprodução. Como resultado,
essa característica decorrente de variabilidade genética
é mais transmitida para as gerações seguintes, tornan-
do-se mais comum na população. A alternativa B está
incorreta porque o desenvolvimento de uma nova carac-
terística ao longo da vida contraria a Teoria da Evolução
proposta por Darwin. A alternativa C está incorreta por-
que a seleção natural não gera uma característica nova,
apenas seleciona variações genéticas preexistentes. A
alternativa D está incorreta porque a evolução biológica
ocorre por mutações aleatórias e pelo processo de sele-
ção natural, sem qualquer intenção ou planejamento.
Por fim, o item E está incorreto porque a seleção natural
que ocorre entre as baratas não é um fenômeno cultural,
mas sim genético.
Capítulo 16 - 2025
1 B
I. ( V ) O Neodarwinismo, ou Teoria Sintética da Evolução,
integra os conceitos de seleção natural de Darwin
com os princípios da genética mendeliana e os
avanços do século XX sobre mutações, recombina-
ção genética e deriva genética. Essa teoria explica
a evolução como resultado da interação entre
variabilidade genética e seleção natural.
II. ( F ) Na seleção artificial, o ser humano, e não as pres-
sões ambientais, escolhe quais características são
desejáveis e promove cruzamentos seletivos para
perpetuá-las. Já na seleção natural, são as condi-
ções ambientais que determinam quais organismos
têm maior chance de sobreviver e de se reproduzir.
III. ( F ) Alfred Wallace e Charles Darwin chegaram
independentemente à Teoria da Evolução. As
observações no Beagle foram feitas por Darwin,
enquanto Wallace realizou estudos principal-
mente na Amazônia e no arquipélago da Malásia,
chegando a conclusões semelhantes às de Darwin.
IV. ( V ) Lamarck defendia que os organismos se adap-
tam ao meio desenvolvendo progressivamente
órgãos úteis e que essas mudanças seriam herda-
das pelos descendentes. Esse conceito, conhe-
cido como herança dos caracteres adquiridos, foi
posteriormente refutado pela Genética moderna.
2 E
Durante uma epidemia, indivíduos com genes que con-
ferem resistência ao vírus têm mais chance de sobrevi-
ver e transmitir esses genes aos descendentes. Como
resultado, a frequência dos alelos resistentes aumenta
na população, caracterizando um processo evolutivo
impulsionado pela seleção natural. O item A está incor-
reto porque as mutações ocorrem ao acaso, não surgem
como resposta direta a mudanças ambientais. Os pei-
xes não sofrem mutações para se adaptar; em vez disso,
aqueles que já possuem características vantajosas para
o novo ambiente têm maior chance de sobrevivência e
reprodução. O item B está incorreto porque as altera-
ções na sequência de nucleotídios (mutações) ocorrem
de maneira aleatória, e não porque o ambiente as exige.
Se algumas plantas já possuírem genes que conferem
maior resistência à seca, essas plantas terão mais chan-
ces de sobreviver e se reproduzir. O item C está incor-
reto porque a seleção natural não é um processo alea-
tório. Embora as mutações sejam aleatórias, é certo que
a seleção natural favorece os indivíduos mais adaptados
ao ambiente, aumentando a frequência dos genes van-
tajosos na população ao longo das gerações. Por fim,
16 Diversidade de espécies
o item D está incorreto porque pragas agrícolas não
sofrem mutações intencionalmente para se tornarem
resistentes aos inseticidas. Algumas já possuem muta-
ções genéticas que conferem resistência, e a aplicação
dos inseticidas seleciona esses indivíduos resistentes,
aumentando sua frequência na população ao longo do
tempo.
3 C
O crescimento acelerado dos frangos se deve ao pro-
cesso de seleção artificial, que consiste na escolha e
reprodução de indivíduos com características desejá-
veis, como maior taxa de crescimento e melhor con-
versão alimentar. A seleção artificial foi aplicada na avi-
cultura ao longo do tempo para selecionar frangos que
crescem mais rapidamente.
4 B
As duas espécies de raposas passaram por um isola-
mento geográfico, que levou à especiação. No entanto,
ao serem reunidas novamente, elas continuaram capa-
zes de se reproduzir e gerar descendentes férteis, o que
indica que não houve isolamento reprodutivo completo.
O item A está incorreto porque as características análo-
gas têm função semelhante, mas não a mesma origem
evolutiva, e as espécies mencionadas têm parentesco
evolutivo. O item C está incorreto porque as espécies
não desenvolveram isolamento reprodutivo, pois conse-
guem cruzar entre si. Por fim, a alternativa D está incor-
reta porque as espécies não se originaram por seleção
artificial, mas sim por isolamento geográfico, ao ter a
Mata Atlântica separando as populações.
5 B
A seleção artificial consiste em selecionar as caracte-
rísticas das espécies, tendo como objetivo principal a
utilização delas pelos seres humanos; no caso, os sal-
mões que possuem o alelo de resistência ao vírus que
causa a necrose pancreática infecciosa foram selecio-
nados e cruzados entre si para gerarem descendentes
mais resistentes, aumentando a produção para con-
sumo humano. O item A está incorreto porque o alelo
de resistência foi identificado no genoma do salmão,
e não inserido por técnica de transgenia. O item C
está incorreto porque, na seleção natural, o ambiente
seleciona as características que possibilitam maior
capacidade de sobrevivência. No caso apresentado, as
empresas promoveram a seleção dos indivíduos que
apresentassem o alelo de resistência. Por fim, o item D
está incorreto porque as mutações promovem variabi-
lidade genética na população, mas não se relacionam
com a seleção de características.
3 C
O crescimento acelerado dos frangos se deve ao pro-
cesso de seleção artificial, que consiste na escolha e
reprodução de indivíduos com características desejá-
veis, como maior taxa de crescimento e melhor con-
versão alimentar. A seleção artificial foi aplicada na avi-
cultura ao longo do tempo para selecionar frangos que
crescem mais rapidamente.
4 B
As duas espécies de raposas passaram por um isola-
mento geográfico, que levou à especiação. No entanto,
ao serem reunidas novamente, elas continuaram capa-
zes de se reproduzir e gerar descendentes férteis, o que
indica que não houve isolamento reprodutivo completo.
O item A está incorreto porque as características análo-
gas têm função semelhante, mas não a mesma origem
evolutiva, e as espécies mencionadas têm parentesco
evolutivo. O item C está incorreto porque as espécies
não desenvolveram isolamento reprodutivo, pois conse-
guem cruzar entre si. Por fim, a alternativa D está incor-
reta porque as espécies não se originaram por seleção
artificial, mas sim por isolamento geográfico, ao ter a
Mata Atlântica separando as populações.
5 B
A seleção artificial consiste em selecionar as caracte-
rísticas das espécies, tendo como objetivo principal a
utilização delas pelos seres humanos; no caso, os sal-
mões que possuem o alelo de resistência ao vírus que
causa a necrose pancreática infecciosa foram selecio-
nados e cruzados entre si para gerarem descendentes
mais resistentes, aumentando a produção para con-
sumo humano. O item A está incorreto porque o alelo
de resistência foi identificado no genoma do salmão,
e não inserido por técnica de transgenia. O item C
está incorreto porque, na seleção natural, o ambiente
seleciona as características que possibilitam maior
capacidade de sobrevivência. No caso apresentado, as
empresas promoveram a seleção dos indivíduos que
apresentassem o alelo de resistência. Por fim, o item D
está incorreto porque as mutações promovem variabi-
lidade genética na população, mas não se relacionam
com a seleção de características.
6 C
Quando uma população é separada geograficamente por
um longo período, os indivíduos dos grupos isolados acu-
mulam mutações e sofrem pressões seletivas distintas. Isso
pode levar ao surgimento de diferenças genéticas signi-
ficativas, resultando em isolamento reprodutivo entre as
populações. Se as populações B e C não conseguem mais
se reproduzir entre si, significa que ocorreu especiação, e
elas passaram a ser duas espécies diferentes.
7 B
O florescimento de diferentes espécies de ipês (gênero
Handr
oanthus) em períodos distintos ao longo do ano
caracteriza um isolamento reprodutivo. Esse isolamento
evita a polinização cruzada entre espécies diferentes,
impedindo a formação de híbridos naturais. Assim, cada
espécie mantém sua identidade genética ao longo das
gerações.
8 A especiação representada na figura ocorre por isola-
mento geográfico, no qual uma barreira física (como
uma montanha, um rio ou uma ilha) separa uma popu-
lação ancestral em dois grupos distintos, impedindo o
fluxo gênico entre eles. Com o tempo, cada população
acumula mutações e sofre pressões seletivas diferentes
devido às condições ambientais discrepantes. Essas
diferenças genéticas podem se tornar tão significativas
que, mesmo que a barreira desapareça, os indivíduos
das duas populações não sejam mais capazes de se
reproduzir entre si, caracterizando a formação de duas
espécies distintas.
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