Capítulo 1- As máquinas no dia a dia - Atualizado 2025
1
Entre os exemplos de ferramentas usadas na construção
civil que podem ser citadas estão o carrinho de mão,
composto pelas máquinas simples alavanca e roda-eixo,
e o parafuso, máquina simples constituída de planos
inclinados.
2
a) A: força potente ou potência.
B: força resistente ou resistência.
b) Posição I, pois é a posição em que a distância entre
a aplicação da força potente e o ponto de apoio é
maior.
3
a) As roldanas A e B são móveis e a roldana C é fixa.
b) A roldana A é uma roldana móvel e, portanto, trans-
mite à roldana B uma força igual à metade da força
que está aplicada sobre ela, ou seja, uma força igual
a P/2. A roldana B também é uma roldana móvel e
transfere para a roldana C metade da força P/2
foi transferida a ela pela roldana A, ou seja,
que P/4. A roldana C é uma roldana fixa, que apenas muda a
direção da força, de modo que a força que equilibra
o sistema é igual a P/4
4
a) As rampas diminuem a força necessária para elevar
o objeto, ainda que aumentando o comprimento de
seu trajeto. Quanto menor a inclinação da rampa,
menor é a força necessária para realizar esse movi-
mento.
b) A seta A indica uma força vertical aplicada sobre
a cunha, no sentido do interior do pedaço de
madeira. Essa força exerce sobre a madeira duas
forças perpendiculares às faces da cunha, repre-
sentadas pelas setas B, separando a madeira em
duas partes.
5
a) O parafuso é constituído de um plano inclinado dis-
posto em volta de si mesmo.
b) A ponta do prego tem a forma de uma cunha, for-
mada por dois planos inclinados.
c) O parafuso possui sulcos espiralados que aumentam
a superfície de contato com a bucha, que também
possui estruturas externas que aumentam o contato
com o buraco na parede. O resultado é a maior ade-
rência do conjunto parafuso e bucha à parede se
comparado ao prego, que tem a superfície lisa
6 D
O cortador de pizza é uma combinação de roda-eixo
com cunha, sendo, portanto, uma máquina composta. A
faca é uma cunha; o abridor de garrafas é uma alavanca;
o ralador é um conjunto de cunhas; o saca-rolhas é um
parafuso.
7
Roda-eixo, pois cada roda presente na figura possui um
eixo, em torno do qual ela gira
8
a) ( F ) Em um alicate usado para quebrar nozes, há
alavanca.
b) ( V )
c) ( V )
d) ( F ) Em uma faca, há planos inclinados compondo
uma cunha.
9
Pescoço e maxilar são exemplos de partes do corpo
humano que funcionam de forma semelhante a alavan-
cas. No pescoço, os músculos exercem a força potente,
o peso da cabeça é a força resistente e, na articulação da
cabeça com a coluna vertebral, encontra-se o ponto de
apoio. No caso do maxilar, ao se morder um alimento, a
força potente é realizada pelos músculos da mandíbula,
a resistência é realizada pela força de mordida do ali-
mento e o apoio encontra-se na articulação.
10
É possível citar uma máquina que necessite de mais de
uma pessoa para operar, como um serrote traçador, ou
de energia elétrica, como uma furadeira. Em guindastes
e escavadeiras, a energia que move a máquina provém
da queima de combustível, além de ser necessário um
operador para direcionar os movimentos.
11
Um exemplo é a lança de pedra lascada ou polida que,
usando o princípio de cunha, teria permitido caçar
animais de porte maior, aumentando a disponibilidade
de alimento para o grupo. Essa ferramenta também
permitia cortar o alimento em partes menores, rasgar
peles e ferir potenciais predadores. Outro exemplo
é a roda-eixo, que facilitou o transporte de objetos e
as migrações.
Capítulo 2 - Atualizado 2025
1 D
2
A sensação térmica não permite medir a temperatura, mas somente perceber se a pessoa está com febre.
3
a) ( V )
b) ( F ) O café quente em uma xícara esfria ao longo do
tempo porque há transferência de calor do café
para o ambiente, que está mais frio.
c) ( V )
d) ( F ) Recipientes metálicos costumam ser utilizados
para cozinhar alimentos porque os metais são
bons condutores de calor.
e) ( V )
4 B
A tampa impede a troca de calor por convecção com o
ar externo à garrafa; o vácuo entre as paredes da garrafa
térmica impede a condução do calor para a superfície
externa, o que poderia dificultar o manuseio da garrafa
caso ela ficasse muito quente ou muito fria; as paredes
espelhadas refletem o calor irradiado pelo líquido, man-
tendo o calor dentro da garrafa.
5
Carol deve usar a panela de cobre, pois esse material
metálico conduz melhor o calor do que a argila, pro-
movendo o aquecimento mais rápido da água em seu
interior.
6
João deve ter tido sensação de frio no pé descalço, pois
seu corpo quente perdeu calor para o piso. Já no pé
direito, a sensação térmica deve ter sido de pouco frio,
pois o chinelo de borracha é um bom isolante térmico e
há uma perda menor de calor entre a pele e a borracha.
7
Considerando-se que o metal é bom condutor de calor
e a madeira é bom isolante térmico, a vantagem de se
utilizar uma colher de madeira para mexer um caldo
quente é a de essa colher não se aquecer tão rapida-
mente quanto uma feita de metal, evitando, assim, pos-
síveis queimaduras em quem está a manuseando.
8
a) ( V )
b) ( V )
c) ( F ) A convecção acontece em líquidos e gases. A
condução é a forma de propagação de calor em
sólidos.
d) ( F ) As brisas, terrestres ou marítimas, formam-se
devido à transferência de calor por convecção.
e) ( V )
9
a) Energia solar.
b) Irradiação.
c) A cor preta aumenta a absorção da energia térmica
proveniente do sol.
d) A função do reservatório térmico é armazenar a água
aquecida e deixá-la disponível para uso, além de
liberar água fria para a placa coletora.
e) A camada isolante de fibra de vidro impede que a
parte de baixo da placa coletora perca calor para o
ambiente por meio da condução.
10
As estufas devem ser mantidas fechadas para que não
haja trocas de calor por convecção entre o ar em seu
interior e o ar externo.
11
a) A situação da perda de calor no interior da moringa
de barro é semelhante à perda de calor pela evapo-
ração do suor. Quando o suor evapora, a pele perde
calor, e isso resfria o corpo.
b) No processo de equilíbrio térmico, dois corpos em
contato atingem a mesma temperatura pela passa-
gem de calor do corpo de maior temperatura (a água
morna) para o de menor temperatura (a água fria).
Capítulo 3 - Atualizado 2025
1
A valorização do Sol em variadas culturas deve-se à
importância desse recurso natural para as atividades
cotidianas (épocas de cultivo, costumes, definição de
calendários etc.), para a vida das plantas e, consequen-
temente, para a agricultura e a manutenção da vida na
Terra.
2 A energia térmica emitida pela queima do gás, além
de ser absorvida pela água, é transferida para a panela,
para as estruturas do fogão e para o ar ao redor.
3
A atmosfera é responsável por reter parte do calor
emitido pelo Sol, favorecendo que as temperaturas na
superfície da Terra não sofram variações bruscas durante
o dia e a noite, como ocorre com planetas e satélites
que não têm atmosfera.
4 D
Na respiração celular, glicose e gás oxigênio participam
de um conjunto de reações químicas, com produção de
gás carbônico, água e moléculas de ATP.
5
a) (F) Durante a fotossíntese, as plantas liberam gás
oxigênio. É na respiração celular que as células
das plantas liberam gás carbônico.
b) (V)
c) (V)
d) (F) Durante a respiração celular, as plantas liberam
energia, formando moléculas de ATP.
6
A energia solar é convertida em energia química por meio
do processo de fotossíntese realizado pelas plantas. A
energia armazenada em moléculas orgânicas, como
a glicose, é então transferida para os animais que se
alimentam de plantas (herbívoros) e, desses animais,
para aqueles que se alimentam de carne (carnívoros).
Assim, a energia da fotossíntese é transferida ao longo
da cadeia alimentar.
7
O balão será furado mais facilmente na situação A,
pois a área de superfície pressionada pelo prego é
menor que na situação B; portanto, a pressão aplicada
será maior.
8
A garrafa se deformou porque foi fechada em um local
onde a pressão atmosférica era menor devido à maior
altitude. Ao chegar em Santos, que fica ao nível do mar,
a maior pressão atmosférica fez com que a garrafa se
deformasse.
9
A energia térmica foi trocada entre as bebidas e o
ambiente, até que essa troca de energia atingiu um
valor constante, chegando, então, ao equilíbrio térmico.
10
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois, como
os seres vivos são sistemas abertos, trocam energia e
matéria constantemente com o planeta. Dessa forma,
embora estejam sempre em busca do equilíbrio termodi-
nâmico, eles são submetidos a diversas variáveis ambien-
tais que tornam essa condição difícil de ser alcançada.
Capítulo
4 Máquinas térmicas no
desenvolvimento da economia
1 a) Máquinas térmicas transformam calor em trabalho.
Por isso, houve um aumento significativo na velo-
cidade da produção, gerando mais produtos em
menos tempo, e dos meios de transporte, otimi-
zando os deslocamentos de pessoas e mercadorias
em barcos e locomotivas.
b) Podem ser citados: poluição ambiental pelas indús-
trias; intensificação do efeito estufa (aquecimento
global) pelas emissões de dióxido de carbono; pro-
blemas de saúde relacionados à poluição do ar; des-
valorização do trabalho manual; condições precárias
de trabalho; crescimento desordenado das cidades e
esvaziamento do campo.
2 A 1a Lei da Termodinâmica é uma lei de conservação de
energia e estabelece que a soma do trabalho realizado
e do calor cedido à fonte fria pela máquina térmica deve
ser igual ao calor absorvido da fonte quente por essa
máquina.
3 a) Energia térmica em energia mecânica.
b) O combustível é a fonte de calor: sofre combustão,
liberando calor, que aquece a água que se encontra
no interior de uma caldeira.
c) O vapor que sai do cilindro onde fica o pistão passa
pelo condensador e transforma-se em água líquida,
que retorna para a caldeira. Assim, o condensador
possibilita o reaproveitamento da água ao longo de
muitos ciclos da máquina térmica.
4 B
O carvão fornece energia térmica para as máquinas; a
energia térmica transforma água líquida em vapor que,
sob alta pressão, movimenta os pistões.
5 Como os demais combustíveis fósseis, o carvão mineral
é queimado para liberar energia térmica e fazer funcio-
nar uma máquina térmica. A queima gera gás carbônico
e outras substâncias poluentes, que contribuem para o
aumento do efeito estufa. Além disso, o carvão é uma
fonte de energia não renovável.
6 A situação fictícia do livro de Júlio Verne está relacio-
nada às estradas de ferro conectando diversos pontos
do mundo e permitindo o deslocamento mais veloz por
locomotivas movidas a vapor. Na locomotiva a vapor,
o combustível é queimado no primeiro carro. O calor
gerado aquece a água de uma caldeira, que se trans-
forma em vapor e impulsiona um pistão, que movimenta
as rodas da locomotiva. Uma parte do vapor de água é
liberado no ar pela chaminé.
É possível mencionar outras máquinas térmicas que
aparecem na trama, como os navios, também movidos,
naquela época, a vapor.
7 D
Uma máquina térmica retira calor de uma fonte quente,
realiza trabalho com parte dessa energia e rejeita o
restante, que nunca é igual a zero, para uma fonte fria.
Assim, é impossível construir uma máquina térmica com
rendimento de 100%.
8 D
A água não é usada como combustível em usinas ter-
melétricas, mas faz parte do funcionamento dessas usi-
nas por ser aquecida até se transformar em vapor. O
aquecimento da água é feito pela queima de combus-
tíveis como o carvão mineral, o gás natural ou, no caso
das usinas termelétricas do tipo nuclear, o urânio.
9 a) ( F ) As usinas termelétricas não transformam direta-
mente a energia térmica em elétrica. Nesse tipo
de usina, o calor é usado para aquecer a água até
transformá-la em vapor, que é usado para movi-
mentar as turbinas ligadas a um gerador elétrico.
b) ( F ) Nas usinas termelétricas, o vapor é obtido da
água aquecida pela queima de combustíveis,
como gás natural e carvão mineral.
c) ( V )
10 A possibilidade de comprar créditos de carbono, por
valor menor do que as multas ambientais, permite que
a emissão de gases poluentes pelos países altamente
industrializados continue. O investimento do mercado
de carbono acaba sendo em tecnologias que reduzam
as emissões de dióxido de carbono em países que não
estão entre os principais emissores de gases poluentes.
Desse modo, o resultado pode ser a continuidade das
consequências danosas dessa emissão sobre o clima e
os seres vivos.
Capítulo 5
Um admirável mundo novo - 2025
1
A máquina de lavar roupas é um autômato, e não um
robô, porque não é capaz de tomar decisões baseadas
em dados obtidos do ambiente, pois somente obedece
a comandos predeterminados, como os mencionados
no enunciado. Por exemplo, ela não identifica se uma
roupa que já passou por lavagem continua suja para
então iniciar uma outra lavagem a fim de deixá-la limpa.
2
a) ( F ) A automação de empresas e indústrias acarreta a
diminuição da oferta de empregos, pois extingue
variadas profissões.
b) ( V )
c) ( V )
3
A origem da palavra computação vem do latim
computar e, cujo significado é calcular, estimar, contar. O
ábaco, inventado pelos chineses, foi o primeiro instrumento a realizar tarefas próprias de um computador, ou
seja, calcular, pois, com sua utilização, é possível realizar
operações matemáticas.
4 D
A informatização requer profissionais com nível mais
alto de capacitação, de modo que aqueles de formação
tradicional ficam fora desse novo mercado de trabalho,
o que agrava a concentração de renda, aumentando as
diferenças sociais. A inteligência artificial – um dos avanços mais recentes da computação – possibilita a identificação de perfis de usuários da internet e, com base nesses dados, o direcionamento de conteúdos específicos para pessoas predeterminadas.
5
A utilização desse tipo de circuito na construção de computadores tornou possível o aumento da velocidade de
processamento de dados e a redução de tamanho, custo
e consumo de energia das máquinas, contribuindo para
a produção de equipamentos cada vez mais avançados.
6
Em relação à manipulação de ideias e notícias promo-
vida pelas fake news, pode-se citar objetivos como:
convencer pessoas de que uma informação equivocada
ou mentirosa é verdadeira; desmoralizar indivíduos, prejudicando-os; promover pessoas por meio do enaltecimento de qualidades que não condizem com sua personalidade fora das redes sociais; divulgar uma instituição atribuindo a ela características e resultados que ela não apresenta, promovendo-a ou difamando-a; manipular dados científicos com finalidade de favorecimento de pessoas ou grupos específicos.
7 B
Não é possível comparar dureza, resistência ou qualidade dos bioplásticos com os demais de forma generalizada. A grande dificuldade para se disseminar o uso dos bioplásticos está relacionada ao elevado custo econômico do material.
8
As novas cerâmicas apresentam rigidez, dureza, leveza,
condutibilidade elétrica e resistência a oxidação e altas
temperaturas. Podem ser utilizadas em facas, tesouras,
peças dentárias, motores de veículos e sistemas de distribuição de energia elétrica.
9 C
Materiais semicondutores são aqueles
capazes de mudar sua condição de isolantes elétricos para condutores elétricos e vice-versa. As substâncias que podem
ser utilizadas em sua composição, como o silício e o
germânio, precisam passar por tratamento que as torne
puras, o que garante a eficiência do material.
10 D
Atualmente, o desenvolvimento de novos materiais é
realizado com base em pesquisas bastante avançadas,
que seguem o método científico e acontecem em laboratórios de universidades, empresas privadas e institutos. O incentivo e o financiamento para esses estudos
vêm tanto de órgãos governamentais como de empresas e indústrias interessadas no desenvolvimento desses
materiais.
Capítulo 6 - Classificação dos seres vivos e
características gerais de bactérias,
algas, protozoários e fungos - atualizado 2025
1 C
Cada dupla de nomes grafados em itálico corresponde
ao nome científico de uma espécie, totalizando seis
espécies. Já os gêneros correspondem ao primeiro
termo de cada nome científico, sendo três gêneros
mencionados: Tabebuia, Cybistax e Pyrostegia.
2
a) Gênero Felis.
b) A denominação em comum se deve ao fato de todas
as raças de gato doméstico pertencerem à mesma
espécie, apesar das variações na aparência.
3 O burro e a mula são estéreis, ou seja, não conseguem
se reproduzir. Segundo o conceito biológico de espécie, para serem considerados da mesma espécie, dois indivíduos devem ser capazes de gerar descendentes férteis no cruzamento em condições naturais.
4 B
As bactérias são organismos procariontes, ou seja, destituídos de núcleo individualizado. Todas as células possuem citoplasma, material genético, proteínas e membrana plasmática.
5 D
As bactérias autotróficas realizam fotossíntese ou quimiossíntese. As bactérias fotossintetizantes utilizam a luz solar,
a água e o gás carbônico para produzir os nutrientes de
que necessitam; as autotróficas quimiossintetizantes utilizam a energia de reações químicas do ambiente para produzir seu alimento. As bactérias heterotróficas consomem substâncias que estão presentes no corpo, no cadáver ou nos detritos de outros organismos, e muitas atuam como decompositoras.
6
a) Domínio Bacteria e Domínio Archaea.
b) Halófitas, pois são as arqueas que vivem em locais
com alta salinidade.
7
Uma bactéria que apresenta plasmídio com a informação genética para resistência a antibióticos podetransferir cópias desse plasmídio para outras bactérias, tornando-as resistentes.
8
a) Algas e protozoários são eucariontes porque suas
células possuem material genético delimitado em
um núcleo.
b) São unicelulares (formados por uma única célula).
c) As algas são autotróficas porque produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese.
9
a) V
b) F
c) F
d) V
Frases reescritas:
b) Um protozoário sem capacidade de deslocamento é
o causador da malária.
c) Os protozoários são heterotróficos e não possuem
pigmentos fotossintetizantes na célula.
10
Alguns dinoflagelados marinhos, como os do gênero
Noctiluca, são organismos bioluminescentes, ou seja,
que podem emitir luz, iluminando a superfície do mar.
11
a) Os fungos e os animais são organismos heterotróficos, ou seja, que precisam obter energia de outros seres vivos. Assim, os fungos não possuem, por exemplo, cloroplastos ou clorofila, estruturas que as plantas utilizam para realizar fotossíntese.
b) Os fungos pluricelulares possuem longos filamentos, as
hifas, que formam um emaranhado chamado micélio.
12
a) Os bolores são um tipo de fungo, portanto, classificados no reino Fungi.
b) A decomposição pelos fungos permite que ocorra a
ciclagem dos nutrientes, que se tornam disponíveis
para os seres autótrofos.
Capítulo 7- Características gerais das plantas e
dos animais
1
a) O gato selvagem pertence ao grupo dos mamíferos.
b) O pinheiro-silvestre é uma planta gimnosperma.
c) Animais e plantas são pluricelulares e eucariontes.
d) O pinheiro-silvestre, por ser uma planta, é autotrófico:
produz o próprio alimento através da fotossíntese.
2
a) O gato selvagem é um mamífero e, portanto, seus
filhotes são nutridos pelo leite produzido nas glândulas mamárias da fêmea da espécie.
b) Os grãos de pólen e o tubo polínico.
3
As plantas avasculares não possuem vasos condutores
de seiva, como as briófitas. As plantas vasculares possuem vasos condutores de seiva e são representadas
pelas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
4
As gimnospermas são plantas vasculares, produzem
sementes, mas não possuem flores ou frutos.
5
a) São exemplos de cnidários as medusas ou águas-
‑vivas, as anêmonas-do-mar, os corais e as hidras.
b) Os cnidários foram os primeiros animais a apresentar tecidos especializados, de acordo com a escala
evolutiva. Possuem forma corporal de medusa ou de
pólipo e vivem em ambientes aquáticos.
6
a) Anelídeos.
b) Corpo alongado, constituído por segmentos em
forma de anéis; a maioria dos anelídeos possui cerdas
na superfície do corpo, que auxiliam na locomoção e percepção sensorial do ambiente, com exceção das sanguessugas.
7
As espécies de equinodermos são exclusivamente marinhas, enquanto os moluscos podem ser encontrados em ambientes terrestres, aquáticos marinhos ou de água doce. Quanto à presença de esqueleto, os moluscos apresentam corpo mole e sem esqueleto, protegido por uma concha, na maioria das espécies, ao passo que os equinodermos possuem esqueleto interno.
8
a) Peixes vivem em ambientes aquáticos dulcícolas
ou marinhos; anfíbios possuem fase larval aquática
(água doce) e fase adulta terrestre.
b) A maioria dos peixes possui corpo com formato hidro-
dinâmico (quase cilíndrico, com extremidades afiladas);
os anfíbios possuem maior variação no padrão corporal, podendo ter quatro pernas (salamandras e anuros adultos), com exceção das cobras-cegas, e cauda durante a fase adulta, no caso das salamandras.
9
a) O jabuti pertence ao grupo dos quelônios e possui
uma carapaça (casco) formada por placas rígidas de
queratina.
b) O ovo dos répteis possui uma casca rígida que protege o embrião da perda de água para o ambiente externo, o que favoreceu a conquista do ambiente terrestre por esses animais.
10
Alternativas corretas: A e B.
11
a) Mudanças no uso da terra e do mar, exploração de
organismos (como na pesca predatória), mudança
climática, poluição e introdução de espécies exóticas
invasoras.
b) Invertebrados: recifes coralinos (corais) e insetos.
Vertebrados: anfíbios (“espécies anfíbias”), tubarões,
mamíferos marinhos e humanos (“espécie humana”).
c) A polinização é a etapa da reprodução das plantas
em que há o transporte de grãos de pólen da estrutura reprodutiva masculina até a estrutura feminina,
onde ocorrerá a fecundação e, posteriormente, a formação de frutos (angiospermas) e de sementes (gimnospermas e angiospermas). Muitos animais herbívoros dependem diretamente de frutos e sementes para se alimentar e estes, por sua vez, sustentam os
animais carnívoros, que indiretamente dependem das plantas. A espécie humana também se alimenta de uma variedade de frutos e sementes.
Capítulo 8- O funcionamento dos ecossistemas
1
Não. Devido aos hábitos alimentares distintos, os nichos ecológicos do macho e da fêmea de Anopheles são diferentes, apesar de pertencerem ao mesmo gênero.
2
a) V
b) V
c) V
d) F
Reescrita da afirmativa D: A variabilidade de espécies em um ecossistema é um dos fatores que definem a biodiversidade.
3 A
Indivíduos de uma mesma espécie e de uma comunidade formam uma população. O declínio da população de cascavéis pode interferir nas demais populações do ecossistema, isto é, na comunidade.
4 B
Cada espécie nativa sofreu alteração no número de indivíduos que vivem naquela área, o que se relaciona ao conceito de população. Pelo texto, entende-se que as populações de peixes nativos sofreram redução, devido à intensa predação pelo peixe-leão.
5
A riqueza refere-se ao número de espécies presentes em uma dada região, enquanto a abundância é o
número de indivíduos de cada uma das espécies presentes na região.
6
Ao se alimentar, os decompositores transformam a
matéria orgânica em substâncias como os sais minerais, que podem ser utilizados pelos produtores. Assim, a matéria é reciclada e volta à cadeia alimentar. São decompositores alguns fungos e algumas bactérias.
7
Sim. Os seres heterotróficos não produzem o próprio alimento e consomem seres autotróficos (produtores) ou outros seres heterotróficos (consumidores) que, direta ou indiretamente, alimentaram-se de produtores.
8
a) resposta pessoal
b) Em uma cadeia alimentar, a energia é dissipada ao passar de um nível trófico para o seguinte. A energia é dissipada na forma de calor, na manutenção das funções vitais dos organismos ou na reprodução.
Levando isso em conta, na representação gráfica,
os organismos produtores, que possuem mais ener-
gia, ocupam a base – espaço de tamanho maior –,
enquanto os organismos dos níveis seguintes, que
assimilam menos energia, ocupam espaços que
decrescem à medida que o nível trófico aumenta,
o que, ao final, origina um gráfico em forma de
pirâmide.
9
a) Vegetação: 1o nível trófico; coelho: 2o nível trófico;
lagarto: 3o nível trófico; gavião: 3o nível trófico ao se alimentar do coelho ou 4o nível trófico ao se alimentar do lagarto ou da serpente.
b) Camundongo: consumidor primário; serpente: consumidor secundário; gavião: pode ser consumidor secundário ao se alimentar do coelho ou consumidor terciário ao se alimentar do lagarto ou da serpente.
10
a) O capim, a árvore e os frutos.
b) A galinha é um consumidor primário ao se alimentar dos frutos e do capim e é um consumidor secundário ao se alimentar da minhoca, do cupim e da aranha.
c) Predatismo: o gambá alimenta-se dos ovos de galinha.
Competição interespecífica: o gambá e a galinha competem pelos frutos.
d) O aumento das populações de gambás e porcos,
que são presas da onça-pintada, e o consequente
impacto para a população de galinhas – os gambás
predarão ainda mais seus ovos e os porcos comerão
ainda mais frutos
11
a) O carbono é retirado do ar na forma de gás carbônico pela fotossíntese.
b) As atividades industriais e os automóveis liberam
grande quantidade de gás carbônico na atmosfera.
12
a) Relação interespecífica, pois envolve organismos de espécies diferentes.
b) Protocooperação: a relação ecológica traz benefícios para as duas espécies, mas não é obrigatória.
Capítulo 9 - Ecossistemas da Terra
1 Os biomas são grandes áreas caracterizadas, principalmente, pela uniformidade de clima, solo, vegetação e
fauna.
2 I: Florestas Tropicais. II: Taiga.
3 B
A Tundra é um bioma de clima muito frio, com gelo durante a maior parte do ano, como no Ártico. A raposa-do-ártico e os musgos estão presentes nesse bioma; búfalos e gramíneas estão presentes nos Campos; leopardos e baobás são encontrados na Savana africana; dromedários e cactos
podem ser encontrados em Desertos.
4 D
No Brasil, não ocorrem biomas como a Floresta Temperada, a Tundra, a Taiga ou o Deserto. Os seis biomas brasileiros são o Cerrado, a Caatinga, a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pantanal e os Pampas.
5 C
A ocorrência de chuvas nos Campos é baixa e irregular, podendo haver queimadas naturais nas épocas secas.
6 a) A biodiversidade da Amazônia diminui com as queimadas e o desmatamento. Plantas nativas são destruídas, e os animais que dependem dessa vegetação para sobreviver são afetados.
b) Em virtude da imensa área que ocupa, da quantidade de biomassa, das extensas bacias hidrográficas e da vegetação abundante, a Amazônia está envolvida na regulação do clima global. Ela retira grande quantidade de gás carbônico da atmosfera (estoque de carbono) e é fundamental para a dispersão de chuvas na América do Sul.
7
No prolongado período de seca, as árvores e os arbustos
da Caatinga perdem as folhas e ficam com aspecto ressecado e esbranquiçado. Além disso, a vegetação rasteira fica rala, deixando exposto o solo raso e pedregoso.
8
a) O bioma Cerrado abrange fisionomias vegetais como
o cerradão (região com alta densidade de plantas e
árvores de porte maior), o cerrado mais característico (árvores de pequeno porte e arbustos dispersos em meio à vegetação rasteira) e os campos (áreas com predomínio de gramíneas).
b) Durante a estação seca, podem ocorrer incêndios
naturais, que fazem parte do ciclo de renovação da
vegetação.
9
Na Amazônia, há três ecossistemas característicos: os igapós, as várzeas e as matas de terra firme. Enquanto a vegetação das várzeas está constantemente inundada, o alagamento nos igapós ocorre no período de cheia dos rios. Nas matas de terra firme não há inundações sazonais.
10
a) No estrato superior (dossel), há maior luminosidade e as temperaturas são mais elevadas. Nos estratos inferiores, a luminosidade é baixa, pois o dossel impede maior penetração de luz solar. Por isso, a temperatura é mais amena junto ao solo da floresta.
b) A espécie será provavelmente encontrada no estrato inferior da floresta, onde a umidade do ar é mais elevada. O ar úmido relaciona-se com a menor incidência de luz solar e as temperaturas mais amenas.
11
Unidades de Conservação (UC) são áreas criadas e/ou reconhecidas pelo Poder Público para proteção de ecossistemas, e sua proteção é de responsabilidade de órgãos ambientais. Considerando a exploração dos recursos naturais que ocorre nos biomas brasileiros devido ao povoamento dessas regiões, as Unidades de
Conservação são importantes para preservar a biodiversidade, os recursos ambientais (como nascentes, aquíferos e solo) e as paisagens.
12
Nas Terras Indígenas (TI), os ecossistemas apresentam maior conservação do que em outros tipos de Unidades de Conservação. Assim, quanto menor a área de TI, maior é o risco de degradação ambiental.
Cap. 10 - Natureza em mudança
1
Grandes mudanças climáticas em intervalos de tempo relativamente curtos, grandes erupções vulcânicas, impacto de meteoritos ou asteroides com a superfície da Terra e, talvez, outros fatores ainda não completamente compreendidos.
2
a) Os gnus percorrem as planícies da savana africana em busca de alimento mais fresco e água; quando esses recursos ficam escassos, eles migram para outros locais.
b) As baleias-jubarte migram no verão para o Norte,
para as águas polares, onde encontram grande
quantidade de pequenos crustáceos (krill), que ser-
vem de alimento. Para a reprodução, elas buscam
águas mais quentes, migrando para o hemisfério Sul.
3
As glaciações são eventos naturais de longa duração (dezenas ou centenas de milhões de anos) em que há frio intenso, ocasionando migrações em massa.
4 B
As consequências do resfriamento do planeta incluem diminuição da temperatura média global, diminuição do nível do mar, expansão das regiões desérticas e extinção ou migração de espécies.
5 A
Como são mais curtos do que as eras glaciais, os períodos glaciais já ocorreram diversas vezes na história da Terra, e o planeta já passou por várias fases de aquecimento e resfriamento. Durante tais períodos, ocorre expansão das calotas polares, e, nos denominados períodos interglaciais, ocorre redução das geleiras.
6
a) A erupção de vulcões no solo oceânico fez surgir ilhas e, depois, uma ligação terrestre entre América do Norte e América do Sul. Por essa ligação, populações de animais migraram nos dois sentidos: Norte–Sul e Sul–Norte.
b) Migração do Norte para o Sul: tigres-dentes-de-sabre, cavalos, lhamas, ursos, antas, porcos-do-mato, lebres e veados. Migração do Sul para o Norte: preguiças-gigantes, capivaras, gambás, ouriços, tatus e tamanduás.
7
Os desenhos e as legendas devem corresponder aos
seguintes eventos:
(1) floresta desmatada: solo nu;
(2)floresta em fase inicial: colonização por espécies pioneiras, como gramíneas e pequenos arbustos;
(3) floresta em fase intermediária: colonização por espécies
mais exigentes, formando uma vegetação florestal
de pequeno porte;
(4) floresta recuperada: estabelecimento de uma floresta com grande diversidade de espécies semelhante à floresta inicial.
8
a) Aumento na salinidade.
b) O solo se torna infértil e há escassez de água, o que impede atividades agropecuárias e o abastecimento das populações.
c) As alterações nos componentes não bióticos reduz a biodiversidade e pode levar à extinção de espécies.
9
A proibição da pesca em período reprodutivo evita que os peixes sejam capturados antes de gerarem descendentes, enquanto a proibição do uso de malhas finas evita a captura de ovos e peixes menores, o que permite que indivíduos jovens atinjam a idade reprodutiva.
10
a) Espécie que originalmente não faz parte de um
ambiente.
b) Os fatores que ameaçam a espécie de perereca são
causados por atividades humanas. Os fatores que
causaram a extinção dos dinossauros foram naturais: mudanças ambientais decorrentes do impacto de um asteroide com a Terra, há 65 milhões de anos.
11
No processo de sucessão ecológica, ocorre o aumento
da biodiversidade, o que causa o aumento da complexidade das cadeias alimentares.
Cap. 11 Saúde pública
1
a) Os alunos devem sublinhar o item “Saúde pública e
meio ambiente”.
b) O texto relaciona o surto de febre amarela (saúde
pública) à redução da área florestal (meio ambiente),
pois verificou-se que o avanço da doença estava
“acontecendo em regiões onde os fragmentos flo-
restais são muito pequenos”, devido a fatores como
“desmatamento, aumento da fronteira agrícola, que
diminui áreas de floresta, aumento da urbanização
por meio de grandes empreendimentos que degra-
dam essas áreas, desastres ambientais”.
2
a) A perseguição aos macacos não se justifica porque
esses animais são vítimas da doença, não seus trans-
missores. O transmissor do vírus da febre amarela
são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.
b) Os macacos atuam como indicadores da ocorrência
de febre amarela silvestre; com a matança, o trabalho
dos pesquisadores em localizar um foco e um pos-
sível surto em populações humanas fica mais difícil.
Além disso, há um aumento no risco de a doença
afetar os centros urbanos e o prejuízo ao equilíbrio
dos ecossistemas habitados pelos macacos, já que a
eliminação dos animais afetará as relações ecológi-
cas das quais eles participam. Espera-se que os alu-
nos elaborem a resposta com base na interpretação
do texto apresentado no enunciado.
3 C
O saneamento básico contribui para o controle de
doenças parasitárias transmitidas pela água contami-
nada e pelo esgoto a céu aberto, assim como incentiva
ações de higiene e cuidados pessoais, importantes na
prevenção de muitas doenças infecciosas.
4
Podem ser citados:
• Oswaldo Cruz: combateu focos do mosquito respon-
sável pela transmissão de febre amarela e declarou
obrigatória a vacina contra varíola;
• Carlos Chagas: participou da descoberta do ciclo de
transmissão de uma doença tropical, conhecida hoje
como doença de Chagas;
• Emílio Ribas: descobriu o ciclo de transmissão da
febre amarela;
• Vital Brazil: realizou pesquisas sobre febre amarela,
varíola e outras doenças epidêmicas e criou soros
antiofídicos.
5
a) Dengue e febre amarela urbana (também é possível
citar zika e chikungunya).
b) São medidas de combate ao mosquito Aedes
aegypti: esvaziar objetos ou recipientes que acumu-
lem água (latas, garrafas, pneus), limpar piscinas e
calhas de telhados, cobrir caixas-d'água.
6
São fatores relacionados à obesidade: herança gené-
tica, questões biológicas (por exemplo, distúrbios hor-
monais), questões culturais, distúrbios psicológicos e o
sedentarismo (ausência de exercícios físicos regulares),
além da má alimentação já abordada no enunciado.
7
a) Melhora na assistência pré-natal e avanço da cober-
tura de vacinação em recém-nascidos.
b) A ampliação do saneamento básico e o tratamento
de doenças também podem ajudar a diminuir o
número de mortes de crianças com até 1 ano de
idade. Além disso, o combate à fome e a segurança
alimentar (acesso a alimentos em quantidade e quali-
dade adequadas) das famílias atua na diminuição da
mortalidade infantil.
8
A charge mostra a falta de saneamento básico, que
reduz o IDH ao aumentar a incidência de doenças trans-
mitidas pela água contaminada por esgoto.
9
A existência do SUS é uma forma de garantir o amplo
acesso aos serviços de saúde para todos, e a gratuidade
desses serviços é essencial para que a população com
menor renda tenha acesso aos direitos abordados no
artigo em questão: saúde e assistência médica.
10
a) Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente
de plantas ou de animais (como folhas, frutos, ovos e
leite) e consumidos sem que tenham sofrido qualquer
alteração após deixarem a natureza. Os alimentos
minimamente processados são os que foram subme-
tidos a alterações mínimas, como cozimento, conge-
lamento ou pasteurização.
b) Produtos ultraprocessados são fabricados em diver-
sas etapas, com técnicas de processamento e vários
ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente
industrial, chamados de aditivos alimentares. São
exemplos os refrigerantes e os biscoitos recheados.
c) Resposta pessoal.
11
D
A expectativa de vida se refere ao número médio de
anos que a população de um país pode esperar viver
caso sejam mantidas as condições de vida do momento
do nascimento. Até a pandemia de covid-19, havia uma
tendência global de aumento da expectativa de vida.
Em países com desigualdade socioeconômica, como o
Brasil, há grande variação regional na expectativa de vida.
12
a) O uso de máscara é importante na prevenção da
covid-19 por reduzir a probabilidade de transmis-
são de gotículas de saliva contendo o novo corona-
vírus, no caso de doentes (sintomáticos ou não), e
de contato do vírus com as mucosas do nariz e da
boca, caso o indivíduo tenha contato com pessoas
doentes.
b) A covid-19 foi considerada uma pandemia a partir
do momento em que foram registrados casos da
doença em todos os continentes.
Capítulo
12 Vacinação e saúde
1 a) A poliomielite foi erradicada no Brasil pela vacinação
ampla e contínua da população. A vacinação contra
a pólio faz parte do calendário infantil de vacinas de
nosso país.
b) A pólio ainda não foi erradicada em todos os países
do mundo, portanto há risco de o vírus se espalhar
novamente – por exemplo, se o país receber uma
pessoa que esteja infectada e ela tiver contato com
pessoas não vacinadas.
c) É importante que os governos tenham uma posição
pró-vacina e que existam campanhas de vacinação e
campanhas educativas de conscientização da popu-
lação sobre a importância e a segurança biológica
das vacinas.
2 As vacinações anuais contra a gripe são necessárias
devido à alta taxa de mutação genética do vírus. O fato
de ser necessário repetir a vacinação anualmente não
significa que a vacina é ineficaz, mas que ela é específica
para determinada cepa, ou variação, do vírus da gripe.
3 a) Gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e crianças
de 6 meses a menores de 2 anos de idade.
b) Esses são os grupos considerados mais vulneráveis
a contrair a gripe e a desenvolver complicações. As
gestantes, estando vacinadas, evitam riscos ao bebê.
Crianças pequenas possuem sistema imunitário ainda
em desenvolvimento, e idosos, em razão do envelhe-
cimento, podem ficar muito fragilizados com a gripe
e desenvolver doenças mais graves.
4 A
O processo descrito na alternativa B é a soroterapia, e
não a variolização. Os vírus atenuados estimulam a pro-
dução de anticorpos. As células de defesa que realizam
fagocitose fazem parte da imunidade inata, não da res-
posta imune específica, e não explicam os resultados do
processo de variolização.
5 C
Os glóbulos brancos são um conjunto de células do san-
gue e da linfa que defendem o corpo de grande parte
dos patógenos. Os anticorpos, os antígenos e a linfa
não são células. Os patógenos não fazem parte do sis-
tema imunitário; eles ativam as respostas desse sistema.
6 a) ( F ) Vacinas são constituídas por patógenos enfra-
quecidos ou mortos, ou partes desses micror-
ganismos, capazes de estimular a produção de
anticorpos.
b) ( F ) Soros são constituídos por concentrados de anti-
corpos capazes de combater determinadas infec-
ções ou doenças.
c) ( V )
d) ( V )
e) ( V )
7 Não, pois o processo de desenvolvimento das vacinas
contra a covid-19 incluiu as mesmas etapas pelas quais
passaram outras vacinas e que garantem a segurança e
a eficácia delas.
8 a) A vacinação ampla da população é a medida que
pode erradicar o sarampo.
b) O sistema imunitário tem como função proteger o
organismo de fatores estranhos a ele. Quando esse
sistema está debilitado, o organismo não pode com-
bater as infecções com eficiência e rapidez.
9 a) Antígeno é qualquer molécula estranha ao corpo
que possa ser reconhecida pelos linfócitos e ativar
uma resposta imune.
b) Os anticorpos atuam na defesa imune específica do
organismo, inativando os antígenos.
10 A amamentação corresponde à imunização passiva do
bebê, pois ele recebe anticorpos por meio do leite
materno.
11 a) A: soro antitetânico. B: vacina antitetânica.
b) As jovens devem escolher a vacina (substância B),
pois, para estarem protegidas contra uma possível
contaminação com bactérias que provocam tétano,
necessitam da utilização de um método que propor-
cione uma imunização prolongada.
Capítulo
13 Inovações científicas e tecnológicas
nas ciências da vida
1
Os medicamentos tradicionais e antigos se baseiam
em materiais encontrados na natureza, e sua produção
ocorre em pequena escala. Os medicamentos produ-
zidos a partir de conhecimentos científicos podem ter
origem em materiais da natureza ou ser produzidos em
laboratório (origem sintética). Esse último tipo de medi-
camento pode ser produzido em escala industrial, ou
seja, em grande quantidade.
2
Eram feitas observações com base em tentativas, que
se mostravam acertadas ou erradas. O acúmulo dessas
observações ao longo do tempo e a transmissão desse
conhecimento de geração para geração fizeram com
que alguns tratamentos fossem reconhecidos como
eficazes, mesmo que as causas das doenças não fos-
sem compreendidas e a ação de medicamentos não
pudesse ser determinada.
3 D
Não ocorre transformação de bactérias sensíveis em
resistentes como resposta ao uso inadequado de anti-
bióticos. As bactérias resistentes estão presentes na
população original e, com o uso inadequado desses
medicamentos, possuem maiores chances de sobrevi-
ver e proliferar, dando origem a populações de bacté-
rias resistentes. Antibióticos não são utilizados para tra-
tar doenças causadas por vírus.
4
a) Como o tratamento se torna menos eficaz, a doença
pode se disseminar na população e tornar-se mais
grave. Os pacientes podem não se recuperar da
doença pela falta de medicamentos eficientes.
b) Automedicação com antibióticos, uso de antibióti-
cos pelo período inadequado, uso de antibióticos na
dose inadequada, uso de antibióticos no tratamento
de doenças causadas por vírus ou por outros agentes
que não sejam bactérias.
5
a)
A farmacogenômica compreende o desenvolvimento
e a indicação de um medicamento de acordo com os
genes do paciente.
b)
Os médicos poderiam saber, antes de uma cirurgia
que exige anestesia geral, se a pessoa possui o gene
associado à síndrome. Dessa forma, seria escolhido
o uso de outros medicamentos que não causem as
reações da síndrome, o que pode salvar a vida do
paciente.
6
Pela farmacogenômica, é possível identificar as pes-
soas que não podem fazer uso de determinados medi-
camentos, evitando graves efeitos colaterais e até sua
morte. Além disso, medicamentos mais eficazes para
cada pessoa podem ser desenvolvidos. Assim, as pes-
soas podem viver por mais tempo e com maior quali-
dade em sua saúde física.
7 A
Na terapia gênica, um gene normal é usado para subs-
tituir ou suplementar um gene defeituoso. Conhecer a
constituição e a função dos genes é indispensável nesse
tipo de terapia. Para realizá-la, é preciso conhecer o
gene normal e os genes defeituosos associados a uma
característica.
8
a)
Na inseminação artificial, um macho considerado
excelente em suas características tem o sêmen cole-
tado periodicamente. Esse sêmen é dividido em
pequenas doses que são utilizadas na reprodução de
milhares de fêmeas. Cada dose do sêmen é colocada
no interior do sistema reprodutor de uma fêmea, e,
assim, na reprodução com inseminação artificial, um
único macho pode ser o pai de milhares de filhotes.
b)
Um único macho considerado excelente pode dar
origem a milhares de novos indivíduos, que herda-
rão as características consideradas vantajosas. Além
disso, o sêmen pode ser separado em doses que
darão origem a fêmeas e em doses que darão ori-
gem a machos, o que torna mais preciso o planeja-
mento dos cruzamentos.
9
Inicialmente, fêmeas recebem medicações para produzir
maior número de ovócitos e são inseminadas artificial-
mente. Os embriões formados são coletados e examina-
dos ao microscópio para terem a qualidade avaliada. Os
embriões considerados de boa qualidade são implanta-
dos em diferentes fêmeas receptoras e se desenvolve-
rão formando filhotes.
10
a) O banco de sementes é um depósito de sementes
coletadas em seu ambiente natural. As sementes são
corretamente identificadas, tratadas e preservadas
em congelamento, e podem permanecer assim por
décadas ou até séculos.
b)
Pelo banco de sementes, os pesquisadores encontra-
ram amostras de uma variedade de trigo que atual-
mente é rara. Com elas, esses estudiosos podem
promover a germinação e o desenvolvimento do
trigo e realizar os testes para verificar se a espécie
pode ser consumida por pessoas com intolerância ao
glúten. Se o resultado da pesquisa for positivo, será
possível obter plantações do trigo espelta.
11
a) Os bancos de sementes servem de fonte de plantas
em processo de extinção ou que podem ser utilizadas
para recuperar uma área desmatada. Desse modo, a
recuperação da área pode ser feita com espécies de
plantas nativas daquela região, cujas sementes estão
armazenadas no banco.
b) Os bancos de sementes servem de fonte de plan-
tas que podem substituir aquelas perdidas quando
ocorre, por exemplo, o surgimento de uma nova
doença que dizima lavouras. Além disso, plantas
cujas sementes estão protegidas nos bancos podem
ser estudadas em relação ao potencial uso como
alimento.
12
a) Sim. Milho e soja.
b) É um produto transgênico, já que plantas (milho e
soja) que estão entre os ingredientes da ração rece-
beram genes de outras espécies.
Capítulo 14 - Atmosfera terrestre
1
Veículos como o carro, mencionado pela mãe de Calvin,
emitem gases poluentes (como o CO2 e o CO) na atmos-
fera, que contribuem para o aumento do efeito estufa.
2 D
O problema ambiental do efeito estufa não é a sua exis-
tência, que é natural, mas seu agravamento pelas ações
humanas na natureza, causando mudanças climáticas
relacionadas ao aquecimento global.
3 D
Pela análise do gráfico, conclui-se que o gás oxigê-
nio, um dos produtos do processo de fotossíntese, é
o segundo gás mais abundante na atmosfera terrestre,
estando atrás apenas do gás nitrogênio, o qual não
resulta da fotossíntese e é liberado por outros processos.
4
Vênus e Terra. O efeito estufa pode ser relacionado a
uma menor variação entre as temperaturas atingidas de
dia e de noite.
5
a) A poluição dos oceanos pode reduzir as populações
de algas marinhas e causar impactos como a redução
na quantidade de gás oxigênio liberada pela fotos-
síntese dessas algas, uma vez que elas produzem
mais da metade do gás oxigênio atmosférico.
b) Não. Apesar da menor participação das florestas na
produção de gás oxigênio, quando comparada com
a das algas marinhas, o desmatamento da Amazônia
também influencia a liberação desse gás para a
atmosfera, provocando sua diminuição. Além disso, o
desmatamento da Amazônia intensifica o efeito estufa
com a retirada das plantas e as queimadas.
6
a) (F) A atmosfera terrestre nem sempre foi como a
atual.
b) (V)
c) (V)
d) (F) Gás oxigênio e gás ozônio são gases diferentes,
apesar de ambos serem formados por oxigênio.
e) (V)
7
É possível relacionar o aumento de temperatura no inte-
rior de B com a formação de gás carbônico (um gás que
participa do efeito estufa), resultante da reação química
entre o vinagre e o bicarbonato de sódio. Na garrafa
A, como havia apenas o CO2 presente no ar contido na
garrafa, a temperatura não subiu como em B, mesmo
estando sob a lâmpada incandescente.
8
a) O aquecimento global é um fenômeno causado pela
intensificação do efeito estufa.
b) O desmatamento contribui para o aquecimento glo-
bal, pois reduz a retirada de gás carbônico do ar, que
seria feita pelas plantas, e lança CO2 no ar por meio
das queimadas.
c) O petróleo é um combustível fóssil que dá origem à
gasolina, ao diesel, aos plásticos etc. Quando esses
produtos são queimados, há liberação de gás carbô-
nico e de outros gases poluentes na atmosfera.
d) A camada de ozônio bloqueia grande parte da radia-
ção ultravioleta que chega à Terra, a qual pode causar
câncer de pele, entre outros danos à saúde.
e) O gás CFC destrói a camada de ozônio e, com isso,
ocorre o aumento da incidência de radiação ultra-
violeta na superfície da Terra, o que causa danos
à saúde.
9
a) Sim, pois o ar é uma mistura de gases, na qual não
existem ligações químicas entre seus componentes.
b) A atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta.
10
É possível relacionar a redução dos índices de poluição
atmosférica com a diminuição das atividades industriais
e do tráfego de veículos na cidade, em decorrência do
isolamento social. Essas atividades contribuem para a
emissão de poluentes na atmosfera.
11 D
O gás CFC promove a quebra das moléculas de ozô-
nio em gás oxigênio, promovendo a degradação da
camada de ozônio.
12
O filtro solar é importante durante a exposição ao Sol,
principalmente durante o período de maior intensidade
dos raios solares, entre 10 e 16 horas, porque protege a
pele dos raios ultravioleta UVA e UVB, que, por não serem
totalmente absorvidos pela camada de ozônio, incidem
sobre a superfície terrestre e, consequentemente, sobre
as pessoas, podendo causar danos à pele.
Capítulo 15 - A dança dos continentes
1
As placas tectônicas se movimentam, resultando em
colisão, afastamento ou deslizamento lateral nas regiões
de limites entre placas. Isso causa a movimentação de
grandes massas rochosas da crosta, ocasionando os ter-
remotos.
2
a) É possível relacionar as imagens a possíveis cenários
dentro da Teoria da Deriva Continental, a qual afirma
que a alteração na posição dos continentes é um
produto do movimento contínuo das placas tectôni-
cas ao longo do tempo geológico.
b) A Teoria da Deriva Continental relaciona-se com evi-
dências como o registro fóssil semelhante em con-
tinentes hoje afastados, certos registros geológicos
e a semelhança entre algumas linhas litorâneas que
parecem se encaixar (como a costa brasileira e a
costa oeste do continente africano).
3
A separação das placas tectônicas desde a Pangeia con-
tribuiu para a distribuição atual das plantas do gênero
Acacia, tendo em conta que há milhões de anos esse
grupo de seres vivos esteve conectado geograficamente,
separando-se com a fragmentação do supercontinente.
4 C
O processo de convecção no manto (ascensão de
magma menos denso e precipitação de magma denso)
é a causa do movimento das placas tectônicas.
5
As alterações na aparência e na distribuição dos conti-
nentes estão relacionadas ao deslocamento das placas
tectônicas, que ocorre a uma velocidade relativamente
baixa e, consequentemente, registra poucos centíme-
tros por ano. Considerando o tamanho do planeta, é
necessário um grande intervalo de tempo para uma
alteração significativa na configuração dos continentes.
6 A
A atividade vulcânica mais intensa ocorre nos limites
divergentes e convergentes de placas tectônicas. Nes-
ses locais, há a formação de crosta, terremotos e vul-
canismo. Nos limites conservativos, são frequentes os
terremotos.
7
a) (V)
b) (V)
c) (V)
d) (F) As placas tectônicas atingiram a distribuição atual
há cerca de 60 milhões de anos; entretanto, as
posições dos continentes não serão as mesmas no
futuro.
e) (F) Alguns lugares do mundo estão mais sujeitos a
terremotos, ou seja, há locais com maior incidên-
cia do que outros.
8 D
As Cordilheiras do Himalaia e dos Andes são formações
que resultaram de movimentos convergentes de placas
tectônicas, nos quais as placas se aproximam uma da
outra e colidem. A Dorsal Mesoatlântica, por sua vez,
é formada pela divergência de duas placas tectônicas
(Africana e Sul-Americana), que se afastam entre si.
9
a) A distribuição atual dos marsupiais é explicada pela
existência da Pangeia, segundo a Teoria da Deriva
Continental. O grupo dos marsupiais teria se ori-
ginado em uma região da Pangeia, e a separação
posterior dos continentes levou ao afastamento das
porções de terra e das populações de marsupiais,
que se diversificaram nas Américas, na Oceania e na
Nova Guiné.
b) A Antártica era uma porção de terra que fazia parte
da Pangeia; naquela região, viviam marsupiais. Esses
animais não sobreviveram ao deslocamento desse
continente para o polo Sul da Terra, onde há tempe-
raturas muito baixas.
Capítulo 16 - A agitada superfície da Terra
1
a) Mercúrio também apresenta abalos sísmicos, o que
provavelmente se deve à presença de placas tectô-
nicas (como na Terra); a principal evidência para tal
hipótese é a presença de penhascos, ou pequenas
falhas, em sua superfície.
b) As placas tectônicas se deslocam, devido ao movi-
mento do magma no manto; com isso, surgem ten-
sões entre as placas que são aliviadas, originando os
terremotos.
c) Sim. Nas regiões de limites convergentes e diver-
gentes entre placas tectônicas, surgem fissuras na
litosfera, facilitando a atividade vulcânica, em que o
magma escapa para a superfície. A maior parte dos
vulcões da Terra se formou nessas regiões, e esse
fato serve de modelo para interpretar a superfície de
outros planetas rochosos.
2
a) O terremoto registrado na Serra do Tombador (MT), em
1955, com magnitude de 6,2 pontos na escala Richter.
b) Os centros de sismologia, que analisam os sismos,
permitem prever tremores e explicar as causas dos
abalos sísmicos no território brasileiro.
c) O texto afirma que, apesar da localização no centro
da Placa Sul-Americana, o Brasil registra tremores
decorrentes da interação com as placas Africana e
de Nazca.
3 E
Por meio da análise da figura, é possível concluir que,
das placas mencionadas, apenas a Placa Eurasiática não
está em contato com a Sul-Americana.
4
Podem ser citados lugares que tenham usinas nucleares
(como a de Fukushima, no Japão), reservatórios de água,
barragens de mineradoras, áreas densamente povoadas
e com construções frágeis.
5
Entre as medidas, estão as seguintes: monitoramento
constante por sismógrafos e outros equipamentos; rede
de alertas e comunicação com a população; estratégias
de evacuação; construção de prédios resistentes a tre-
mores de terra; análise dos terrenos antes das constru-
ções, buscando os terrenos mais estáveis e adequados.
6 B
"Vulcão adormecido" é uma expressão que, como
apontado pela alternativa B, se refere a vulcões que não
entram em atividade há bastante tempo. Esses dutos
podem voltar ou não à atividade, dependendo da ativi-
dade tectônica na região ao seu redor.
7
Uma “grande onda” é uma onda comum com altura
elevada. As ondas comuns são formadas pelos ventos e
movimentos das marés, enquanto os tsunamis são gera-
dos por abalos no fundo oceânico, que, em geral, são
provocados pela movimentação das placas tectônicas,
mas também podem ser decorrentes de fatores como
avalanches e explosões de grande impacto.
8
A onda gigante possui pequena altura em alto-mar
devido à velocidade de seu deslocamento e à profundi-
dade da água. Ao se aproximar da costa, com a profun-
didade diminuindo, a onda perde velocidade e ganha
altura, atingindo grande tamanho.
9
a) Os vulcões são aberturas, ou canais, por onde o
magma escapa para a superfície terrestre.
b) O magma, quando liberado na superfície, perde
gases e transforma-se em lava, um material rochoso
muito quente.
10
a) (F) Desastres naturais decorrentes de fenômenos
atmosféricos, como furacões, não são causados
pela movimentação das placas tectônicas.
b) (V)
c) (V)
d) (F) Há evidências de que abalos sísmicos não são
eventos exclusivos do nosso planeta.
e) (V)
11
O Arquipélago de Fernando de Noronha se formou
por meio de erupções vulcânicas oceânicas, em que o
magma extravasa em regiões de fratura da crosta ter-
restre, formando elevações ao se resfriar. Os picos hoje
observados em Fernando de Noronha são os topos de
montanhas, cujas bases estão a mais de 4 mil metros de
profundidade.
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